Exercícios sobre a primeira geração modernista (1.ª fase do modernismo)
O Modernismo foi um movimento artístico e literário que despontou no Brasil com a Semana de Arte Moderna, em 1922.
Teste seus conhecimentos sobre a primeira geração modernista com esses exercícios comentados pelos nossos professores especialistas.
Questão 1
A Semana de arte moderna, ocorrida em 1922, inaugurou o movimento modernista no Brasil. A primeira fase do modernismo literário brasileiro, que durou de 1922 a 1930, teve como principal característica:
a) uso de poemas de forma fixa, como o soneto.
b) linguagem rebuscada e acadêmica.
c) valorização das raízes culturais brasileiras.
d) pessimismo e oposição ao romantismo.
e) foco em temas relacionados com a colonização
Questão 2
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.
(Pronominais, Oswald de Andrade)
Oswald de Andrade foi um dos principais autores da primeira fase do modernismo no Brasil. Na poesia acima, o escritor propõe:
a) a busca de uma identidade universal.
b) a valorização da linguagem coloquial brasileira.
c) uma crítica aos maus hábitos, como o tabagismo.
d) enfatizar a relação entre professor e aluno.
e) repensar o uso do português do Brasil.
Questão 3
Muitos escritores fizeram parte da primeira geração modernista no Brasil, exceto:
a) Mário de Andrade
b) Manuel Bandeira
c) Cassiano Ricardo
d) Carlos Drummond de Andrade
e) Alcântara Machado
Questão 4
A primeira geração modernista ficou conhecida como “fase heroica” por tentar criar uma identidade mais brasileira se fastando dos moldes europeus. Assim, houve diversos grupos, revistas e manifestos que foram criados nesse momento, exceto:
a) Movimento Verde-Amarelo
b) Revista Klaxon
c) Movimento Pau-Brasil
d) Movimento Antropofágico
e) Poesia de 30
Questão 5
Leia as afirmações a seguir:
I. A primeira fase do modernismo no Brasil ficou conhecida como fase heroica ou de destruição.
II. Os artistas da primeira geração modernista buscaram no folclore as raízes da cultura local.
III. Algumas características da primeira fase modernista são: a liberdade da arte, a valorização da língua coloquial brasileira e o uso do sarcasmo e da ironia.
A alternativa correta é:
a) somente a I
b) I e II
c) I e III
d) II e III
e) I, II e III
Questão 6
A artista modernista Tarsila do Amaral ofereceu de presente a seu marido, Oswald de Andrade, sua tela Abaporu, pintada em 1928. Essa obra de arte tornou-se o símbolo do movimento modernista chamado:
a) Verde-amarelo
b) Antropofágico
c) Pau-brasil
d) Escola da Anta
e) Geração heroica
Questão 7
O capoeira
— Qué apanhá sordado?
— O quê?
— Qué apanhá?
Pernas e cabeça na calçada.
(Oswald de Andrade. Poesias reunidas. 5.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. p. 94)
Sobre a linguagem modernista é incorreto afirmar:
a) busca de uma linguagem mais coloquial.
b) valorização de temas ligados ao cotidiano.
c) uso dos versos livres, sem métrica definida.
d) arte pela arte ou arte sobre a arte.
e) irreverência e subjetivismo dos textos.
Questão 8
“No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo do Uraricoera, que a índia, tapanhumas pariu uma criança feia. Essa criança é que chamaram de Macunaíma.”
Macunaíma é um dos mais emblemáticos romances da primeira fase do modernismo no Brasil. Escrito por Mario de Andrade e publicado em 1928, essa obra é considerada uma rapsódia, pois:
a) trata-se de um poema épico cantado baseado na obra de Homero, poeta grego da antiguidade.
b) trata-se de um conjunto de poemas clássicos baseados em temas da mitologia grega.
c) trata-se de uma obra literária que absorve todas as tradições orais e folclóricas de um povo.
d) trata-se de uma obra literária que reúne as tradições dos colonizadores portugueses.
e) trata-se de um conjunto de poemas selecionados do escritor modernista Mario de Andrade.
Questão 9
Eu insulto o burguês! O burguês-níquel
o burguês-burguês!
A digestão bem-feita de São Paulo!
O homem-curva! O homem-nádegas!
O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
é sempre um cauteloso pouco-a-pouco!
Eu insulto as aristocracias cautelosas!
Os barões lampiões! Os condes Joões! Os duques zurros!
Que vivem dentro de muros sem pulos,
e gemem sangue de alguns mil-réis fracos
para dizerem que as filhas da senhora falam o francês
e tocam os "Printemps" com as unhas!
Eu insulto o burguês-funesto!
O indigesto feijão com toucinho, dono das tradições!
Fora os que algarismam os amanhãs!
Olha a vida dos nossos setembros!
Fará Sol? Choverá? Arlequinal!
Mas à chuva dos rosais
o êxtase fará sempre Sol!
Morte à gordura!
Morte às adiposidades cerebrais!
Morte ao burguês-mensal!
Ao burguês-cinema! Ao burguês-tiburi!
Padaria Suíssa! Morte viva ao Adriano!
"— Ai, filha, que te darei pelos teus anos?
— Um colar... — Conto e quinhentos!!!
Más nós morremos de fome!"
Come! Come-te a ti mesmo, oh! gelatina pasma!
Oh! purée de batatas morais!
Oh! cabelos nas ventas! Oh! carecas!
Ódio aos temperamentos regulares!
Ódio aos relógios musculares! Morte à infâmia!
Ódio à soma! Ódio aos secos e molhados
Ódio aos sem desfalecimentos nem arrependimentos,
sempiternamente as mesmices convencionais!
De mãos nas costas! Marco eu o compasso! Eia!
Dois a dois! Primeira posição! Marcha!
Todos para a Central do meu rancor inebriante!
Ódio e insulto! Ódio e raiva! Ódio e mais ódio!
Morte ao burguês de giolhos,
cheirando religião e que não crê em Deus!
Ódio vermelho! Ódio fecundo! Ódio cíclico!
Ódio fundamento, sem perdão!
Fora! Fu! Fora o bom burguês!...
(Ode ao burguês, Mario de Andrade)
No poema de Mario de Andrade, Ode ao Burguês, o escritor tem como intuito:
a) valorizar a cultura europeia e brasileira.
b) fazer uma crítica a sociedade paulista dos anos 20.
c) incentivar a produção de pratos tradicionais.
d) vangloriar as atitudes do bom burguês.
e) desprezar os estrangeirismos presentes na língua.
Questão 10
Após a Semana de Arte Moderna, realizada em fevereiro de 1922 na cidade de São Paulo, o movimento modernista brasileiro começa a despontar no cenário cultural e artístico do país. Sobre a primeira geração modernista, é correto afirmar:
a) A produção literária da primeira geração modernista era intimista, regionalista e urbana.
b) Os escritores desse momento buscavam uma poesia mais equilibrada e preocupada com a palavra e a forma.
c) A primeira geração modernista constituiu um dos melhores momentos da ficção brasileira.
d) A intenção dessa fase esteve relacionada com a denúncia social e o engajamento político.
e) Essa fase esteve marcada por duas tendências: a destruição e a construção.
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DIANA, Daniela. Exercícios sobre a primeira geração modernista (1.ª fase do modernismo). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-a-primeira-geracao-modernista-1-fase-do-modernismo/. Acesso em: