Exercícios sobre a segunda lei de newton (com respostas explicadas)

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

A segunda lei de Newton estabelece uma relação entre, a força resultante que age sobre um corpo, com o produto entre sua massa e aceleração. Aprofunde seus conhecimentos sobre essa importante lei da Física.

Questão 1

Um bloco de massa 5 kg está sendo empurrado sobre uma superfície horizontal com uma força constante de 20 N. Sabendo que não há atrito, qual é a aceleração do bloco?

a) 4 m/s²

b) 5 m/s²

c) 3 m/s²

d) 2 m/s²

e) 6 m/s²

Gabarito explicado

A Segunda Lei de Newton, também chamada de Princípio Fundamental da Dinâmica, afirma que a força resultante sobre um corpo é igual ao produto da massa (m) pela aceleração (a) desse corpo.

A equação é expressa como:

reto F com res subscrito igual a reto m vezes reto a

Sabemos os seguintes dados do problema:

Força aplicada = 20 N

Massa do bloco m=5 kg

Precisamos calcular a aceleração a. Para isso, rearranjamos a fórmula da Segunda Lei de Newton:

reto a igual a reto F com res subscrito sobre reto mreto a igual a 20 sobre 5 igual a 4 espaço reto m dividido por reto s ao quadrado

Substituindo os valores:

Portanto, a aceleração do bloco é 4 m/s².

Questão 2

Um motorista está dirigindo um carro de 1000 kg em uma estrada reta. Ao acelerar, o carro experimenta uma força resultante de 2000 N. Qual é a aceleração que o carro experimenta devido a essa força?

a) 0,5 m/s²

b) 1 m/s²

c) 2 m/s²

d) 4 m/s²

e) 10 m/s²

Gabarito explicado

A Segunda Lei de Newton afirma que a aceleração (a) de um corpo é diretamente proporcional à força resultante parêntese esquerdo F com r e s subscrito fim do subscrito parêntese direito aplicada sobre ele e inversamente proporcional à sua massa. A fórmula é dada por:

reto F com res subscrito igual a reto m vezes reto a

Onde:

  • F é a força resultante (em Newtons, N);
  • m é a massa do corpo (em kg);
  • a é a aceleração (em m/s²).

Queremos encontrar a aceleração a, então reorganizamos a fórmula para:

reto a igual a reto F com res subscrito sobre reto m

Agora, substituímos os valores fornecidos:

reto a igual a 2000 sobre 1000 igual a 2 espaço reto m dividido por reto s ao quadrado

Questão 3

Uma pessoa empurra um carrinho de compras com uma força de 150 N, e o carrinho tem uma massa de 50 kg. Qual é a aceleração do carrinho?

a) 1 m/s²

b) 2 m/s²

c) 3 m/s²

d) 4 m/s²

e) 5 m/s²

Gabarito explicado

A Segunda Lei de Newton é expressa pela equação:

reto F com res subscrito igual a reto m vezes reto a

Onde:

F é a força aplicada (em Newtons, N),

m é a massa do objeto (em kg),

a é a aceleração (em m/s²).

Queremos encontrar a aceleração a, então reorganizamos a fórmula:

reto a igual a reto F com res subscrito sobre reto m

Agora, substituímos os valores fornecidos:

reto a igual a 150 sobre 50 igual a 3 espaço reto m dividido por reto s ao quadrado

Resposta correta: c) 3 m/s²

Questão 4

Um bloco de 10 kg está sobre uma superfície horizontal sem atrito. Uma força horizontal de 40 N é aplicada sobre o bloco, e ao mesmo tempo, uma força de 20 N atua em sentido contrário. Qual é a aceleração do bloco?

a) 1 m/s²

b) 2 m/s²

c) 3 m/s²

d) 4 m/s²

e) 6 m/s²

Gabarito explicado

A Segunda Lei de Newton afirma que a resultante das forças aplicadas em um corpo é proporcional à sua aceleração. A fórmula é:

reto F com res subscrito igual a reto m vezes reto a

Primeiro, precisamos calcular a força resultante:

reto F com res subscrito igual a 40 espaço menos espaço 20reto F com res subscrito igual a 20 espaço N

O sinal negativo na força de 20 N se deve ao sentido em que a força é aplicada.

Agora, usamos a equação da segunda lei para calcular a aceleração:

20 igual a 10 vezes reto a20 sobre 10 igual a reto a2 espaço reto m dividido por reto s ao quadrado igual a reto a

Resposta correta: b) 2 m/s²

Questão 5

Um carro de 800 kg está sendo puxado por uma força constante de 2000 N em uma estrada plana. Sabendo que a força de resistência do ar e do atrito somadas são de 600 N, qual é a aceleração do carro?

a) 1,0 m/s²

b) 1,5 m/s²

c) 1,75 m/s²

d) 2,0 m/s²

e) 3,0 m/s²

Gabarito explicado

Para calcular a aceleração, utilizamos a Segunda Lei de Newton, dada por:

reto F com res subscrito igual a reto m vezes reto a

Primeiro, encontramos a força resultante. A força de resistência (ar + atrito) atua no sentido oposto à força aplicada. Portanto, a força resultante é:

reto F com res subscrito igual a 2000 espaço menos espaço 600reto F com res subscrito igual a 1 espaço 400 espaço N

Agora, usamos essa força resultante para calcular a aceleração. Sabemos que a massa do carro é 800 kg, então aplicamos na fórmula:

1400 igual a 800 vezes reto a1400 sobre 800 igual a reto a1 vírgula 75 espaço reto m dividido por reto s ao quadrado igual a reto a

Resposta correta: c) 1,75 m/s²

Questão 6

(UECE) Sobre a segunda lei de Newton, é correto afirmar que

a) a força entre duas massas puntiformes é proporcional à distância entre elas.

b) a força resultante em uma massa puntiforme é proporcional a sua aceleração.

c) a força resultante em uma massa puntiforme é inversamente proporcional a sua aceleração.

d) a força entre duas massas puntiformes é proporcional ao quadrado da distância entre elas.

Gabarito explicado

Alternativa a: "A força entre duas massas puntiformes é proporcional à distância entre elas."

Esta afirmativa está incorreta. Na verdade, a força gravitacional entre duas massas puntiformes segue a Lei da Gravitação Universal, que afirma que a força é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as massas, não diretamente proporcional à distância.

Alternativa b: "A força resultante em uma massa puntiforme é proporcional a sua aceleração."

Esta afirmativa está correta. Segundo a Segunda Lei de Newton, a força resultante F em um objeto é dada pela fórmula:

F=m⋅a

Ou seja, a força é proporcional à aceleração a, sendo m a massa do corpo. Se a força aumenta, a aceleração também aumenta proporcionalmente.

Alternativa c: "A força resultante em uma massa puntiforme é inversamente proporcional a sua aceleração."

Esta afirmativa está incorreta. A segunda lei de Newton estabelece que a força é proporcional à aceleração e não inversamente proporcional. Se a força aumenta, a aceleração aumenta, e não o contrário.

Alternativa d: "A força entre duas massas puntiformes é proporcional ao quadrado da distância entre elas."

Esta afirmativa está incorreta. Como na alternativa (a), a força gravitacional entre duas massas puntiformes é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas, conforme a Lei da Gravitação Universal.

Questão 7

(Cepros - 2018) Assinale a alternativa correta com respeito às leis de Newton que determinam o movimento de partículas.

a) Quando a soma de todas as forças que atuam em uma partícula é nula, a partícula não se move.

b) Quando a soma de todas as forças que atuam em uma partícula não é nula, a partícula se move com velocidade constante.

c) Quando a soma de todas as forças que atuam em uma partícula é constante, a partícula se move com velocidade constante.

d) Quando a soma de todas as forças que atuam em uma partícula aponta em certa direção fixa, a aceleração da partícula ao longo da perpendicular a esta direção é nula.

e) A toda força de ação agindo sobre uma partícula corresponde uma força de reação agindo sobre a mesma partícula.

Gabarito explicado

Se a força resultante aponta em uma direção fixa, a aceleração ocorre apenas nessa direção. Não haverá aceleração em direções perpendiculares a essa força. Isso está conforme a Segunda Lei de Newton, onde a aceleração é sempre na direção da força resultante.

F com seta para a direita sobrescrito igual a m espaço. espaço a com seta para a direita sobrescrito

As setas indicam que estas grandezas são vetoriais, ou seja, é necessário caracterizar a direção e o sentido de atuação delas.

Questão 8

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Referências Bibliográficas

RAMALHO JÚNIOR, Francisco; TOLEDO, Paulo; FERRARO, Nicolau. Os fundamentos da Física - Volume 1: Mecânica. 7. ed. São Paulo: Moderna, 2007.

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.