Exercícios sobre cadeia alimentar

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Professor de Biologia e Química Geral

Teste seus conhecimentos com as 12 questões a seguir sobre cadeia alimentar. Confira também os comentários após o gabarito para tirar suas dúvidas sobre o tema.

Questão 1

Analise as afirmativas abaixo e com referência à cadeia alimentar marque a alternativa correta.

a) A cadeia alimentar é responsável por conduzir matéria e energia por diversos caminhos, independentemente dos seres que participem dela.

b) A cadeia alimentar corresponde à transformação dos nutrientes à medida que um ser serve de alimento para o outro.

c) A cadeia alimentar consiste na transferência de matéria e energia em uma sequência linear, que inicia com seres produtores e termina com seres decompositores.

d) A cadeia alimentar faz com que haja o acúmulo de matéria e energia na passagem por cada nível trófico, sendo maior no último elemento da sequência.

Gabarito explicado

Alternativa correta: c) A cadeia alimentar consiste na transferência de matéria e energia em uma sequência linear, que inicia com seres produtores e termina com seres decompositores.

A cadeia alimentar trata-se de uma transferência unidirecional de matéria e energia, visto que os seres vivos absorvem nutrientes e energia quando um se alimenta do outro.

Esse processo é essencial para a sobrevivência dos seres vivos, visto que através da alimentação é que se obtém a energia necessária para desempenhar suas atividades.

Questão 2

As cadeias alimentares não são exclusivas de determinadas relações tróficas, elas podem se cruzar e, com isso, criar conjuntos mais complexos chamados de:

a) Biosfera

b) Ecossistemas

c) Teias alimentares

d) Pirâmides ecológicas

Gabarito explicado

Alternativa correta: c) Teias alimentares.

Em um ecossistema, as cadeias alimentares se interligam e formam conjuntos mais complexos chamados de teias alimentares.

Enquanto as cadeias alimentares podem ser caracterizadas basicamente como relações alimentícias entre determinados seres e, com isso, um fluxo unidirecional de matéria e energia, as teias alimentares apresentam um inter-relacionamento, já que determinadas espécies podem ter uma alimentação variada e, por isso, participar de mais de um nível trófico, ou seja, mais de um caminho para adquirir energia através da alimentação.

As outras definições são:

Biosfera: reunião de todos os ecossistemas existentes no planeta.

Ecossistema: conjunto de comunidades formadas por organismos vivos e seus ambientes físicos e químicos, que interagem em um determinado espaço.

Pirâmides ecológicas: representação gráfica das interações tróficas entre as espécies em uma comunidade.

Questão 3

Independente da cadeia alimentar analisada, todas têm algo em comum: cadeias alimentares sempre iniciam com seres produtores e terminam com seres decompositores. Justifique essa afirmativa.

Resposta:

Seres produtores captam do meio ambiente os recursos necessários para sua nutrição e, posteriormente, esses seres servirão de alimento para os demais componentes da cadeia até que a morte de um indivíduo do sistema faça com que seja devolvida para o ambiente a matéria orgânica e energia através dos seres decompositores.

Os produtores introduzem energia na cadeia. Por exemplo, os produtores fotossintetizadores captam a energia luminosa e armazenam na forma de energia química, ou seja, nas ligações que constituem as moléculas produzidas.

Quando um ser vivo conclui seu ciclo de vida, os seres decompositores, como fungos e bactérias, vão decompor a matéria orgânica e assim efetuar uma reciclagem, que introduz a matéria no meio.

Questão 4

Relacione corretamente os componentes de uma cadeia alimentar com suas respectivas características.

Componentes da cadeia alimentar:

I. Produtores

II. Consumidores

III. Decompositores

Características:

a. São seres responsáveis pela devolução de matéria ao ambiente.

b. São seres chamados de heterótrofos e uma das vias de obtenção de energia corresponde ao consumo de seres autótrofos.

c. Seres que produzem seu próprio alimento mediante processos como fotossíntese e quimiossíntese

A sequência correta é:

a) I.c; II.a; III.b

b) I.a; II.b; III.c

c) I.c; II.b; III.a

d) I.b; II.a; III.c

Gabarito explicado

Alternativa correta: c) I.c; II.b; III.a.

Produtores são seres que produzem seu próprio alimento através de processos como fotossíntese, realizado por plantas, e quimiossíntese, praticada por algumas bactérias que se nutrem a partir da oxidação de compostos inorgânicos.

Consumidores são seres chamados de heterótrofos e uma das vias de obtenção de energia corresponde ao consumo de seres autótrofos, ou seja, realizada por consumidores primários que se alimentam de seres produtores. Além disso, existem também os consumidores secundários, terciários, quaternários, de quinta ordem e assim sucessivamente.

Decompositores, como bactérias e fungos que habitam no solo e na água, são seres responsáveis pela reciclagem de matéria orgânica na cadeia alimentar.

Questão 5

A hierarquia dos seres em uma cadeia alimentar é chamada de níveis tróficos. O primeiro nível é formado por seres produtores, capazes de produzir seu próprio alimento e por isso são chamados de:

a) homotípicos

b) autótrofos

c) heterótrofos

d) heterotípicos

Gabarito explicado

Alternativa correta: b) autótrofos.

O primeiro nível trófico da cadeia alimentar é ocupado pelos seres produtores, também chamados de autótrofos, que são capazes de produzir seu próprio alimento.

Por exemplo, as plantas são seres produtores que captam nutrientes e energia luminosa, proveniente do Sol, para produzir energia através da fotossíntese.

Questão 6

Na cadeia alimentar planta → gafanhoto → sapo → cobra → fungos e bactérias, o sapo participa da transferência de energia como:

a) Consumidor de primeira ordem

b) Consumidor secundário

c) Consumidor primário

d) Consumidor de terceira ordem

Gabarito explicado

Alternativa correta: b) Consumidor secundário.

A cadeia alimentar corresponde à sequência onde um ser serve de alimento para outro e as setas indicam a direção do fluxo de energia. As plantas são os primeiros componentes da cadeia porque são os produtores e servem de alimento para gafanhotos, que são consumidores primários. A seguir, está o sapo, que é o consumidor secundário da cadeia.

Sapos servem de alimento para cobras, que correspondem aos consumidores terciários e quando os componentes da cadeia morrem servirão de alimento para os decompositores, fungos e bactérias, encerrando o ciclo.

Questão 7

Em uma comunidade as relações tróficas são representadas por meio de pirâmides ecológicas. Essas ilustrações gráficas são importantes para ser verificada a transferência de matéria e energia.

As pirâmides ecológicas podem ser de três tipos principais:

a) primária, secundária e terciária

b) primeira ordem, segunda ordem e terceira ordem

c) número, biomassa e energia

d) intraespecífica, interespecífica e mutualística

Gabarito explicado

Alternativa correta: c) número, biomassa e energia.

Pirâmide de número: apresenta o número de indivíduos em cada nível trófico e, consequentemente, o número de indivíduos numa cadeia alimentar.

Pirâmide de biomassa: apresenta a quantidade de matéria orgânica distribuída nos indivíduos em cada nível trófico.

Pirâmide de energia: apresenta a magnitude energética, ou seja, a distribuição de energia em cada nível trófico

Questão 8

A onça-pintada é o maior felino das Américas e está ameaçada de extinção. A situação foi ainda mais agravada pelas recentes queimadas no Pantanal, que afetaram diretamente essa espécie, ao serem atingidas pelo fogo, e indiretamente pela escassez de água e alimento.

As onças-pintadas, que estão no topo da cadeia alimentar, são capazes de controlar a população de animais pertencentes a níveis tróficos inferiores, pois:

a) São seres heterótrofos e exclusivamente consumidores secundários.

b) São seres carnívoros e possuem uma alimentação variada.

c) São consumidores e possuem herbívoros como presas.

d) São consumidores e predadores da maioria dos animais do bioma.

Gabarito explicado

Alternativa correta: b) São seres carnívoros e possuem uma alimentação variada.

As onças-pintadas são predadores que se alimentam de diferentes animais que fazem parte do bioma Pantanal, como macaco, capivara, veado-campeiro, queixada e jacaré.

Com isso, esses felinos apresentam uma importância função ecológica, que é impedir o aumento do número de animais inferiores ao seu nível trófico (presas).

Questão 9

(UNESP) Observe o esquema adiante, que especifica uma teia alimentar e os seres que dela participam.

questão de vestibular sobre cadeia alimentar

a) Que elemento pertence a mais de um nível trófico na teia apresentada?

a) Cobra

b) Camundongo

c) Gafanhoto

d) Gavião

Gabarito explicado

Resposta correta: letra d - Gavião.

Ao se alimentar de um camundongo ele é um consumidor secundário:

planta → camundongo → gavião.

Ao se alimentar de uma cobra ou de um lagarto, ele é um consumidor terciário:

planta → camundongo → cobra → gavião

planta → gafanhoto → lagarto → gavião

cadeia alimentar e teia alimentar

Questão 10

(CESGRANRIO) Com os elementos, preá, capim, cobra e, agora, acrescentando, fungos e bactérias do solo, observe com atenção o diagrama a seguir. Não descuidando da direção das setas e a sequência numérica, indique a alternativa correta na sucessão de eventos.

exercício sobre cadeia alimentar

a) I - Produtor, II - decompositor, III - consumidor primário, IV – consumidor secundário.

b) I - Produtor, II- consumidor secundário, III - decompositor, IV – consumidor primário.

c) I - Produtor, II- consumidor primário, III - consumidor secundário, IV - decompositor.

d) I - Decompositor, II - produtor, III - consumidor primário, IV – consumidor secundário.

Gabarito explicado

Alternativa correta: d) I - Decompositor, II - produtor, III - consumidor primário, IV – consumidor secundário.

I - Decompositor. Os fungos e as bactérias se alimentam de seres que encerram seu ciclo de vida. A matéria orgânica que formava esses seres é degradada pelos decompositores, que liberam nutrientes e sais minerais no solo e serão utilizados pelos produtores.

II - Produtor. As plantas são seres produtores que retiram do ambiente o que necessitam para produzirem seu próprio alimento.

III - Consumidor primário. O preá é um animal herbívoro, ou seja, se alimenta de seres autótrofos. Ao se alimentar de plantas, ele é um consumidor primário na cadeia.

IV - Consumidor secundário. Cobra é um consumidor secundário na cadeia, pois se alimenta de preá.

Exercício resolvido sobre cadeias alimentares

Questão 11

(UEMS) No Pantanal existe inúmeros ecossistemas aquáticos, formados por rios, lagoas e áreas inundáveis. Dá-se o nome de fitoplâncton à comunidade de algas microscópicas que crescem abundantemente nesses ambientes. Esses organismos exercem em seus ecossistemas a função de:

a) consumidores primários

b) consumidores secundários

c) consumidores terciários

d) produtores

Gabarito explicado

Alternativa correta: d) produtores primários.

No meio aquático, o fitoplâncton, conjunto de microrganismos e fotossintetizantes, é o principal produtor. Entre suas funções, esse tipo de alga converte matéria inorgânica em matéria orgânica e oxigênio, importantes para o ecossistema aquático.

Veja na cadeia a seguir a posição do fitoplâncton:

cadeia alimentar aquática

Questão 12

(UDESC) Analise as proposições abaixo a respeito da energia nos ecossistemas.

I. Organismos fotossintetizantes (como algas e plantas) são capazes de capturar a energia luminosa do Sol e convertê-la em energia química, que fica armazenada nas moléculas das substâncias orgânicas. Esse processo é chamado de fotossíntese;

II. Em uma cadeia alimentar, a quantidade de energia de um nível trófico é sempre maior que a energia que pode ser transferida ao nível seguinte, uma vez que todos os seres vivos consomem parte da energia do alimento para a manutenção de sua própria vida;

III. A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional: tem início nos organismos produtores, passa para os consumidores e finaliza com os organismos decompositores;

IV. Os consumidores primários obtêm a energia necessária à sua sobrevivência alimentando-se diretamente dos organismos fotossintetizantes;

V. Os organismos decompositores obtêm a energia necessária à sua sobrevivência por meio da decomposição da matéria orgânica morta.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

c) Todas as afirmativas são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.

Gabarito explicado

Alternativa correta: c) Todas as afirmativas são verdadeiras.

I. VERDADEIRA. Seres clorofilados, como plantas e algas, realizam a fotossíntese em regiões da célula chamadas de cloroplastos, onde está localizada a clorofila, um pigmento capaz de absorver a energia luminosa do Sol. Nesse processo, as ligações das moléculas de água e gás carbônico são quebradas para produzir oxigênio, glicose e mais água.

II. VERDADEIRA. A energia armazenada nas ligações que formam as moléculas orgânicas produzidas são utilizadas pelos elementos da cadeia. Entretanto, apenas uma pequena quantidade de energia é transferida para o próximo nível trófico, pois grande parte é utilizada pelo ser na cadeia para realizar suas atividades.

III. VERDADEIRA. Os organismos fotossintetizantes são seres autótrofos e ocupam o primeiro nível da cadeia, pois são os introdutores de matéria e energia. Consumidores primários são os elementos que se alimentam diretamente dos produtores.

IV. VERDADEIRA. O processo de decomposição é realizado por bactérias e fungos, que se alimentam de restos de seres que encerraram seu ciclo de vida. Eles ao decomporem a matéria orgânica se alimentam e introduzem sais e nutrientes no solo.

Como funciona uma Cadeia Alimentar? Ver no YouTube

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Referências Bibliográficas

UZUNIAN, A.; BIRNER, E. Biologia: volume único. 3a ed. São Paulo: Harbra, 2008.

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.