Exercícios sobre classificação dos seres vivos
Teste seus conhecimentos com 10 questões sobre a classificação dos seres vivos e utilize os comentários após o gabarito para tirar as suas dúvidas.
Questão 1
A classificação biológica, também chamada de taxonomia, é um sistema que agrupa os seres vivos de acordo com:
a) O ancestral mais próximo e padrões observados
b) O maior número de espécies e o ecossistema
c) A forma como se alimentam e o habitat
d) Características comuns e relações de parentesco evolutivo
Questão 2
Uma espécie pode ser definida como:
a) Um ser vivo com diferenciação morfológica.
b) Um tipo de animal ou vegetal.
c) Um conjunto de organismos semelhantes, que compartilham características exclusivas entre si.
d) Uma comunidade de seres vivos que habita num mesmo lugar.
Leia também: Os 5 Reinos Biológicos
Questão 3
Indique a ordem decrescente de classificação biológica.
a) Reino ⇒ Ordem ⇒ Classe ⇒ Filo ⇒ Gênero ⇒ Família ⇒ Espécie
b) Reino ⇒ Filo ⇒ Classe ⇒ Ordem ⇒ Família ⇒ Gênero ⇒ Espécie
c) Reino ⇒ Família ⇒ Ordem ⇒ Classe ⇒ Filo ⇒ Gênero ⇒ Espécie
d) Reino ⇒ Filo ⇒ Gênero ⇒ Ordem ⇒ Família ⇒ Classe ⇒ Espécie
Saiba mais sobre a classificação dos seres vivos.
Questão 4
Quais são os 5 reinos em que os seres vivos são classificados?
a) Animalia, Plantae, Fungi, Protista e Eukarya.
b) Animalia, Plantae, Fungi, Eubacteria e Monera.
c) Animalia, Plantae, Fungi, Vírus e Archaea.
d) Animalia, Plantae, Fungi, Protista e Monera.
Veja também: Seres Vivos e Seres Não Vivos
Questão 5
Sobre as árvores filogenéticas é correto afirmar que:
a) Representam o parentesco entre membros indefinidos.
b) Representam as relações de parentesco evolutivo.
c) Representam a genealogia dos seres vivos com diferenças morfológicas.
d) Representam a junção entre espécies distintas de um ecossistema.
Saiba mais sobre a Filogenia e Teoria da Evolução.
Questão 6
Relacione corretamente as duas colunas abaixo.
I. Animais
II. Vegetais
III. Protistas
IV. Fungos
V. Bactérias
VI. Vírus
( ) compreendem os protozoários e as algas.
( ) São parasitas intracelulares
( ) compreende as bactérias e as cianobactérias (algas azuis ou cianofíceas).
( ) cogumelos, mofos, orelhas de pau, líquens são exemplos desse reino.
( ) é formado por organismos autótrofos (produzem seu próprio alimento) e clorofilados.
( ) são seres que apresentam capacidade de locomoção e grande parte gera descendentes por reprodução sexuada.
A sequência correta é:
a) I; II; III; IV; V; VI
b) III; V; II; I; IV; IV
c) II; V; IV; VI; III; I
d) I; IV; V; VI; III; II
e) III; VI; V; IV; II; I
Leia também: O que são seres vivos?
Questão 7
(PUC-RJ) O lobo-guará e a onça são dois exemplares da nossa fauna ameaçados de extinção. O diagrama a seguir mostra as principais categorias taxonômicas a que pertencem estes animais:
Lobo-guará: Cordado > mamífero > carnívoro > canídeo > Chrysocyon > C. brachyurus
Onça parda: Cordado > mamífero > carnívoro > felídeo > Felis > F. concolor
A análise do diagrama permite dizer que os dois animais estão próximos na mesma categoria até:
a) classe.
b) filo.
c) família.
d) gênero.
e) ordem.
Questão 8
(FUVEST) Considere as seguintes características atribuídas aos seres vivos:
I. Os seres vivos são constituídos por uma ou mais células.
II. Os seres vivos têm material genético interpretado por um código universal.
III. Quando considerados como populações, os seres vivos se modificam ao longo do tempo.
Admitindo que possuir todas essas características seja requisito obrigatório para ser classificado como “ser vivo”, é correto afirmar que:
a) os vírus e as bactérias são seres vivos, porque ambos preenchem os requisitos I, II e III.
b) os vírus e as bactérias não são seres vivos, porque ambos não preenchem o requisito I.
c) os vírus não são seres vivos, porque preenchem os requisitos II e III, mas não o requisito I. d) os vírus não são seres vivos, porque preenchem o requisito III, mas não os requisitos I e II. e) os vírus não são seres vivos, porque não preenchem os requisitos I, II e III.
Saiba mais sobre as Características dos Seres Vivos.
Questão 9
(Unicamp-SP) De acordo com o sistema binomial de nomenclatura estabelecido por Linnaeus, o nome científico Felis catus aplica-se a todos os gatos domésticos, como angorás, siameses, persas, abissínios e malhados. O gato selvagem (Felis silvestris), o lince (Felis lynx) e o puma ou suçuarana (Felis concolor) são espécies relacionadas ao gato.
a) A que gênero pertencem todos os animais mencionados?
b) Por que todos os gatos domésticos são designados por um mesmo nome científico?
c) Qual dos nomes a seguir designa corretamente a família a que pertencem esses animais: Felinaceae, Felidae, Felini, Felinus ou Felidaceae? Justifique.
Questão 10
(PUC-RIO). Considerando que todos os seres vivos necessitam de uma fonte de carbono para construir suas moléculas orgânicas, a diferença essencial entre os autotróficos e heterotróficos, respectivamente, é:
a) usar carbono orgânico e carbono inorgânico.
b) usar carbono inorgânico e carbono orgânico.
c ) usar carbono da água e do ar.
d) usar metano e gás carbônico.
e) realizar respiração aeróbia e fermentação.
Continue testando seus conhecimentos com as listas:
- Exercícios sobre Ecologia
- Exercícios sobre Vírus
- Exercícios sobre Protozoários
- Exercícios sobre Reino Plantae
Aprofunde seus estudos sobre o que é taxonomia e como é feita a sua classificação biológica.
BATISTA, Carolina. Exercícios sobre classificação dos seres vivos. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-classificacao-dos-seres-vivos/. Acesso em: