Exercícios sobre indústria cultural e cultura de massa

Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Professora de Filosofia e Sociologia

Teste seus conhecimentos com exercícios sobre indústria cultural e cultura de massas com respostas elaboradas por nossos professores especialistas.

Questão 1

As artes foram submetidas a uma nova servidão: as regras do mercado capitalista e a ideologia da indústria cultural, baseada na ideia e na prática do consumo de “produtos culturais” fabricados em série. As obras de arte são mercadorias, como tudo o que existe no capitalismo.
Marilena Chauí, Convite à Filosofia.

Segundo o texto, uma das características da indústria cultural é:

a) exploração comercial das obras de arte.
b) a valorização do artista e de sua obra de arte.
c) censura a obras com conteúdo crítico.
d) liberdade de criação artística.

Alternativa correta: a) exploração comercial das obras de arte.

A indústria cultural tem como característica a fabricação de produtos, que possuem elementos culturais, mas destinam-se ao mercado.

Assim, a relevância da obra é compreendida a partir de seu valor de mercado e da possibilidade de gerar lucro para que a comercializa.

Questão 2

Para Theodor Adorno e Max Horkheimer, criadores do conceito de "indústria cultural", ela assume um caráter alienante, evitando que se desenvolva o pensamento crítico acerca das explorações sofridas no dia a dia.

De que forma é produzida essa alienação?

a) Criando uma ilusão sobre o cotidiano, amenizando a dura rotina e desenvolvendo a ideia de que está tudo bem.
b) Criando grupos de proteção à cultura e desenvolvendo ações que combatem a homogeneidade da produção cultural.
c) Fazendo com que o trabalhador produza e consuma apenas a sua própria cultura, alheio as demais.
d) Homogeneizando a produção cultural a partir de critérios estipulados pelos governos nacionais.

Alternativa correta: a) Criando uma ilusão sobre o cotidiano, amenizando a dura rotina e desenvolvendo a ideia de que está tudo bem.

Para os autores, a indústria cultural reproduz uma série de obras semelhantes, que além de entreter sem que haja uma reflexão, transmitem ao consumidor a ideia de que não há alternativa para o cotidiano, mas que “no fim”, haverá um final feliz.

Questão 3

Sobre a indústria cultural identifique a alternativa incorreta:

a) Possibilita a democratização do acesso à obra de arte, mas, como efeito, gera o esvaziamento de sentido e perda de qualidade da produção artística.
b) A indústria cultural cria formas de dominação através da reprodução de um modelo alienante voltado para a conformidade com o cotidiano.
c) A arte voltada para as demandas do mercado tende a reproduzir a si mesma até a exaustão, como um produto que é comercializado enquanto houver consumidores.
d) A indústria cultural possibilita a autonomia dos artistas e uma grande complexidade e diversidade nas produções.

Alternativa correta: d) A indústria cultural possibilita a autonomia dos artistas e uma grande complexidade e diversidade nas produções.

Por ter como objetivo o mercado, os produtos culturais são de fácil assimilação e consumo. Assim, exigem o mínimo de esforço possível, restringindo a autonomia do artista e criando modelos homogêneos de produção destinados ao lucro.

Questão 4

(Unitins/2018) Para os filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer, a indústria cultural tem como único objetivo a dependência e a alienação dos homens. Ao maquiar o mundo nos anúncios que divulga, ela seduz as massas para o consumo das mercadorias culturais, a fim de que se esqueçam da exploração que sofrem nas relações de produção
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural – o iluminismo como mistificação das massas. In: Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

Considerando o texto dado, e segundo o pensamento de Adorno e Horkheimer, é correto afirmar que:

I. A indústria cultural se utiliza de padrões que se repetem com o propósito de formar uma estética voltada ao consumismo e à alienação.

II. A indústria cultural promove nos indivíduos uma pseudossatisfação que impede o desenvolvimento de uma visão crítica.

III. A indústria cultural faz dos indivíduos seu objeto, distanciando-os de uma autonomia consciente.

IV. A indústria cultural incentiva necessidades próprias do sistema vigente, levando os indivíduos a praticar o consumo incessante.

É correto o que se afirma em:

a) I, II, III e IV.
b) III e IV apenas.
c) I e II apenas.
d) II e III apenas.
e) I e IV apenas.

Alternativa correta: a) I, II, III e IV.

São características da Indústria cultural:

  • Padronização estética voltada para o consumo com a alienação do espectador como ferramenta de manutenção do sistema.
  • Diminuição do senso crítico e ausência de alternativas, gerando uma falsa satisfação e a necessidade de adequação ao sistema.
  • Homogeneização e perda das individualidades absorvidas pelos padrões vigentes.
  • Desumanização dos indivíduos, gerando um esvaziamento que tende a ser preenchido pelo consumo.

Assim, todas as alternativas apresentadas estão corretas.

Questão 5

Assim, a indústria cultural, os meios de comunicação, de massa e a cultura de massa surgem como funções do fenômeno da industrialização. É esta, através das alterações que produz no modo de produção e na forma do trabalho humano, que determina um tipo particular de indústria (a cultural) e de cultura (a de massa), implantando numa e noutra os mesmos princípios em vigor na produção econômica em geral: o uso crescente da máquina e a submissão do ritmo humano de trabalho ao ritmo da máquina; a exploração do trabalhador; a divisão do trabalho.
Teixeira Coelho. O que é indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1980.

Para o autor, a indústria cultural e a cultura de massas está diretamente ligado ao modo de produção:

a)Tecnicista
b) Cientificista
c) Capitalista
d) Socialista

Alternativa correta: c) Capitalista.

A produção cultural adequada ao modo de produção capitalista é o fundamento da indústria cultural e da cultura de massa. Assim, o objetivo central não é a qualidade do produto ou o grau de liberdade de criação, mas é voltado para a obtenção de lucro.

Questão 6

Para Walter Benjamin, a possibilidade de reprodução da obra de arte faz com que ela perca “aura”, assumindo uma nova função social.

Assim, a reprodutibilidade técnica da obra de arte permitiria:

a) a perda de sentido na produção artística.
b) a democratização do acesso à arte.
c) a falsificação de obras.
d) a valorização do artista.

Alternativa correta: b) a democratização do acesso à arte.

Em resposta à teoria desenvolvida por Adorno e Horkheimer, Walter Benjamin, em seu texto "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica" (1935) chama a atenção para a possibilidade de democratização da arte através das ferramentas para a sua reprodução.

A arte, podendo ser copiada e reproduzida através do rádio, do cinema, da televisão ou da imprensa, possibilita o alcance de um número muito maior de pessoas.

Assim, a arte perderia sua “aura”, deixaria de ser um ritual restrito a museus, teatros ou espaços sacralizados e se tornaria de fácil acesso à classe social excluída desses espaços.

Questão 7

Cultura erudita, popular e de massa são perspectivas relacionadas às formas de produção, consumo e apropriação da produção artística, relacionadas respectivamente:

a) à classe dominante, manifestações tradicionais e voltadas para o consumo.
b) à maior qualidade, pouca qualidade e nenhuma qualidade.
c) a manifestações autênticas, exigência de formação e produção voltada para o consumo.
d) à apreciação, consumo e reprodução.

Alternativa correta: a) classe dominante, manifestações tradicionais e voltadas para o consumo.

A cultura erudita exige uma preparação e o capital cultural próprio das camadas dominantes. Já a cultura popular está fundamentada na manifestação dos costumes e tradições da sociedade. Enquanto a cultura de massa é a criação de produtos culturais voltadas para um consumo imediato e massificado (em grande escala).

Questão 8

Os meios de comunicação cumprem um papel ideológico importante para a manutenção do sistema através da cultura de massa. A padronização dos comportamentos e a aceitação ao modelo vigente é obtida a partir do:

a) pluralismo de ideias
b) controle da opinião pública
c) acesso amplo às obras de arte
d) marxismo cultural

Alternativa correta: b) controle da opinião pública.

Os meios de comunicação são propriedades de grandes empresas que, no sistema capitalista, visam o lucro. Assim, o controle da opinião pública é uma ferramenta para a manutenção de seu mercado consumidor.

Os indivíduos controlados tendem a manter seu padrão de comportamento e consumo, gerando lucro e mantendo o sistema vigente.

Questão 9

Para Walter Benjamin, a propaganda é um reflexo da mudança ocorrida na relação dos indivíduos com a arte. Isso se dá porque a propaganda:

a) é uma nova forma de arte.
b) é utilizada como divulgação das exposições de arte.
c) se apropria de elementos exclusivos das artes para fins mercadológicos.
d) desenvolve o senso crítico e a seletividade daquilo que é consumido.

Alternativa correta: c) se apropria de elementos exclusivos das artes para fins mercadológicos.

A propaganda se apropria das expressões, das paixões e dos sentimentos que, antes, eram desenvolvidos através da obra de arte. Assim, criam um modelo para seduzir o espectador e gerar sua adesão às ideias propostas.

Assim, a propaganda torna-se uma ferramenta de propagação de ideologias, muitas vezes voltadas para o desenvolvimento do mercado.

Questão 10

(Enem/2016) Hoje, a indústria cultural assumiu a herança civilizatória da democracia de pioneiros e empresários, que tampouco desenvolvera uma fineza de sentido para os desvios espirituais. Todos são livres para dançar e para se divertir, do mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa.

ADORNO, T HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

A liberdade de escolha na civilização ocidental, de acordo com a análise do texto, é um(a)

a) legado social.
b) patrimônio político.
c) produto da moralidade.
d) conquista da humanidade.
e) ilusão da contemporaneidade.

Alternativa correta: e) ilusão da contemporaneidade.

Para os autores, a indústria cultural é responsável pela falsa sensação de liberdade de escolha gerada. A aparente variedade de produtos culturais esconde uma homogeneização dos conteúdos e o controle sobre as ações voltados para a manutenção do sistema vigente.

Assim, uma característica de nossos tempos é a alienação dos indivíduos, que vivem a ilusão de que são livres para escolher, mas, na verdade, só podem optar por padrões de vida e consumo previamente determinados pelo sistema.

Questão 11

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Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Bacharela e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (2014), com Mestrado em História da Filosofia pela mesma universidade (2017). Atua como professora na rede privada de ensino, ministrando aulas ligadas às áreas de Filosofia e de Sociologia.