Lista com 10 exercícios sobre sistema muscular
O sistema muscular é composto por um conjunto de tecidos musculares. Suas principais funções são: locomoção, manutenção da postura e produção de calor.
Treine seus conhecimentos sobre o assunto com os 10 exercícios abaixo.
1) Para ocorrer a contração muscular é necessária a ação de miofibrilas. A interação entre dois principais tipos de miofilamentos são responsáveis por desencadear o processo supracitado.
Essas estruturas são conhecidas por:
A) tropoenzima e calcitonina
B) miosina e tropomiosina
C) actina e miosina
D) actina e coenzima Q10
Resposta correta: letra C - miosina e actina.
A actina, miofilamento mais "fino" realiza tração sobre a miosina, miofilamento mais "denso". Desta forma desencadeia a contração muscular.
2) O músculo pode se encontrar em estado de contração parcial, resultando em contração de algumas fibras e relaxamento de outras. Essa ação fisiológica é responsável pela manutenção da postura.
Marque a alternativa que melhor descreve o trecho acima.
A) Tônus muscular
B) Fase concêntrica
C) Peristaltismo
D) Fase excêntrica
Resposta correta: letra A - Tônus muscular.
É através do tônus muscular que o pescoço sustenta a cabeça na posição anatômica conhecida. Do contrário, sem o tônus muscular, poderia haver uma hiperextensão da musculatura, o que levaria a cabeça para trás.
3) Além dos músculos agonistas e antagonistas existem outros grupos de músculos. Um deles é responsável por firmar, uniformizar o movimento, prevenir movimentos indesejados e promover ação agonista eficiente.
Marque a opção que contenha o grupo muscular cuja função foi descrita acima.
A) Fixadores
B) Sinergistas
C) Misto
D) Transferência
Resposta correta: letra B - Sinergistas.
Existem grupos musculares com objetivos distintos. Os agonistas contraem-se e os antagonistas relaxam. Os sinergistas auxiliam na uniformização dos movimentos finos e auxilia na ação eficaz dos agonistas, enquanto os fixadores estabilizam a origem do movimento agonistas.
4) (UFV -MG) Preocupados com a boa forma física, os frequentadores de uma academia de ginástica discutiam sobre alguns aspectos da musculatura corporal. Nessa discussão, as seguintes afirmativas foram feitas:
I - O tecido muscular estriado esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo humano;
II - O tecido muscular liso é responsável direto pelo desenvolvimento dos glúteos e coxas;
III - O tecido muscular estriado cardíaco, por ser de contração involuntária, não se altera com o uso de esteroides anabolizantes.
Analisando as afirmativas, pode-se afirmar que:
A) apenas II e III estão corretas
B) apenas II está correta
C) I, II e III estão corretas
D) apenas I está correta
Resposta correta: letra D - apenas I está correta.
A musculatura estriada esquelética, de movimento voluntário, é a maior porção do corpo e é responsável pelos movimentos e manutenção da postura.
O músculo liso compõe regiões de muscosa como, por exemplo, o esôfago, e seus movimentos são involuntários (peristaltismo). Portanto, não possui relação alguma com o desenvolvimento dos glúteos e coxas.
O músculo estriado cardíaco, mesmo sendo de contração involuntária, pode, sim, ser afetado pelo uso de anabolizantes. Alguns casos demonstrado pelas ciências médicas são: aumento de tamanho (cardiomegalia), aumento da pressão arterial (hipertensão) e perturbações do miocárdio (hipertrofia ventricular esquerda).
5) Para que os miofilamentos deslizem uns nos outros para gerar a contração muscular é necessário, nas miofibrilas, a presença de:
A) insulina e glucagon
B) mediadores químicos e uréia
C) ATP e íons de cálcio
D) estímulo e hormônio
Resposta correta: letra C - ATP e íons de cálcio.
Na cabeça da miosina, ocorre a quebra da molécula de ATP (adenosina trifosfato). O ATP libera a energia necessária para que a miosina deslize na actina, gerando a contração muscular. Além da energia fornecida pelo ATP, os íons de cálcio são importantíssimos neste processo, pois se ligam à troponina para permitir a ativação da miosina sobre a actina.
6) O tecido muscular, na totalidade, pode representar cerca de quantos % da massa corporal de um indivíduo saudável?
A) Entre 30 a 60%
B) Entre 40% e 45%
C) Entre 20 a 80%
D) Entre 40 a 50%
Resposta correta: letra D - Entre 40 a 50%.
O tecido muscular apresenta maior densidade se comparado, por exemplo, com o tecido adiposo. Por este motivo, é comum ver atletas de alta performance com grande massa corporal, mas não aparentarem estar acima do "peso".
7) As unidades formadas por miofilamentos intercalados periodicamente chamam-se sarcômeros. Em qual região do sarcômero se originam os filamentos de actina?
A) Linhas Z
B) Linhas M
C) Banda H
D) Linha I
Resposta correta: letra A - Linhas Z.
É nesta região específica do sarcômero que se originam as actinas, que se intercalam com as miosinas.
8) Na contração ocorre o encurtamento dos sarcômeros, fato que promove a interação entre actina e miosina por possuírem pontos de contato em comum.
Este contato promove a produção de um complexo proteico que se forma e se desfaz, conforme a interação supracitada. Como se chama esse complexo dinâmico?
A) Tropomiosina
B) Actomiosina
C) Troponina
D) Aginina
Resposta correta: letra B - Actomiosina.
A actomiosina só se forma quando a cabeça da miosina hidrolisa (quebra) uma molécula de ATP e se liga à actina. Neste momento, linhas de tracionamento serão formadas para que a actina deslize na miosina. Quando este complexo miosina X actina se forma, ele é conhecido por actomiosina.
9) O ATP, molécula indispensável na contração muscular, é produzido, majoritariamente, pela respiração aeróbica. Contudo, se mais glicose for necessária, poderá ser extraída do glicogênio muscular ou hepático. Qual é a outra fonte de energia presente nas células musculares, além das já mencionadas?
A)Fosfoenolpiruvato
B) Fosfoetanoalamina
C) Fosfocreatina
D) Fosfatidilerina
Resposta correta: letra C - Fosfocreatina.
A fosfocreatina é reservada nas células musculares, ao ser quebrada, libera o seu fosfato rico em energia, que se une ao ADP (adenosina difosfato) para formar ATP. Desta forma, a contração muscular possui diversos substratos para garantir a presença de ATP, moeda energética, no sistema.
10) As fibras musculares diferem-se em estrutura e função. Podem possuir cores distintas, devido aos diferentes níveis de mioglobina, quantidades variadas de organelas, vasos sanguíneos, etc.
Admite-se a existência de três tipos básicos de fibras musculares: lenta (tipo I), intermediária (tipo IIa) e rápira (IIb).
De modo geral, fibras do tipo I possuem muitas mitocôndrias e as do tipo II possuem poucas.
Maratonistas e velocistas apresentam, respectivamente, maior concentração de quais tipos de fibras musculares?
A) Tipo II e tipo I
B) Tipo IIa e tipo IIb
C) Tipo I e tipo II
D) Tipo IIb e tipo IIa
Resposta correta: letra C - Tipo I e tipo II.
Um maratonista é maior a concentração de fibras lentas, devido à natureza da prática, a qual exige um metabolismo aeróbico, por isso a maior concentração de mitocôndrias. Enquanto nos velocistas, fibras intermediárias e rápidas são mais comuns, portanto, a preferência metabólica será anaeróbica, justificando a baixa concentração de mitocôndrias.
Saiba mais:
Referências Bibliográficas
UZUNIAN, A.; BIRNER, E. Biologia: volume único. 3a ed. São Paulo: Harbra, 2008.
CASTILHO, Rubens. Lista com 10 exercícios sobre sistema muscular. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-sistema-muscular/. Acesso em: