Exercícios sobre solo
Teste seus conhecimentos sobre solos com as questões a seguir. Aproveite os comentários após o gabarito para tirar suas dúvidas.
Questão 1
A formação do solo é resultado:
a) Apenas da ação de agentes orgânicos no meio ambiente.
b) Da deposição de materiais inorgânicos que se acumulam na superfície terrestre.
c) Da ação integrada e simultânea de fatores e processos.
d) Das transformações primárias que um material de origem sofre.
Questão 2
Qual das alternativas a seguir apresenta os fatores que atuam de forma conjunta na formação do solo?
a) rochas, areia, água e temperatura.
b) magma, fatores bióticos, fatores abióticos e resíduos.
c) microrganismos, umidade, temperatura e minerais.
d) material de origem, clima, organismos, relevo e tempo.
Questão 3
Para a formação do solo deve ocorrer os processos de:
a) arenização, deslizamento, desmatamento e impermeabilização.
b) perdas, transformações, transportes e adições.
c) erosão, infiltração, sublimação e arenização.
d) climatização, salinização, desgaste e acúmulo de água.
Questão 4
O solo é a ________ da crosta terrestre, resultado da ação conjunta de diversos fatores. Esse recurso natural é formado, principalmente, pelo _______ da rocha-mãe e pela ______ de matéria orgânica.
As lacunas do texto são preenchidas corretamente na ordem que aparecem por:
a) camada inorgânica, surgimento e variação.
b) camada superficial, desgaste e decomposição.
c) camada orgânica, depósito e acumulação.
d) principal camada, complexo e variação.
Questão 5
As camadas horizontais de um solo são chamadas de horizontes. Essa classificação é baseada em critérios, como cor, textura e estrutura.
Observe o perfil de solo apresentado na imagem acima e relacione os horizontes com suas respectivas características.
I. Horizonte O
II. Horizonte A
III. Horizonte E
IV. Horizonte B
V. Horizonte C
VI. Horizonte R
a. Camada rica em fragmentos desprendidos da rocha-mãe.
b. Mistura de material orgânico e mineral, como argila e areia.
c. Horizonte rico em material infiltrado no solo, como sais minerais dissolvidos na água.
d. Camada superficial composta de grande quantidade de material orgânico, como restos de animais e vegetais.
e. Matriz mais arenosa do solo, onde ocorre remoção de argila e/ou matéria orgânica.
f. Rocha-mãe (material de origem).
A sequência correta é:
a) I.b. ; II.d. ; III.c. ; IV.f. ; V.a. ; VI.e.
b) I.a. ; II.f. ; III.e. ; IV.c. ; V.d. ; VI.b.
c) I.c. ; II.b. ; III.a. ; IV.d. ; V.a. ; VI.e.
d) I.d. ; II.b. ; III.e. ; IV.c. ; V.a. ; VI.f.
Questão 6
Analise as afirmativas a seguir sobre os solos.
I. O material de origem determina se um solo será fértil ou pobre.
II. Uma rocha pode originar mais de um tipo de solo.
III. Solos férteis são formados a partir de rochas com muitos elementos nutrientes, enquanto que os solos pobres são derivados de rochas com poucos elementos nutrientes.
IV. A ação do calor do Sol e da água da chuva contribuem para as modificações que transformam rochas em solos.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e II
b) III e IV.
c) II e III.
d) Todas estão corretas.
Questão 7
(Vunesp) De acordo com o geógrafo José Carlos Ugeda, além dos claros riscos de incêndios florestais, as queimadas podem — a longo prazo — destruir a “vida” do solo.
(Fabio Manzano. www.g1.globo.com, 23.08.2019. Adaptado.)
A destruição da “vida” do solo está relacionada, neste caso, com
a) a degradação da matéria orgânica, responsável pelo provimento de nutrientes para as plantas.
b) o aumento da umidade, responsável pela capacidade produtiva do solo.
c) a redução da erosão, responsável pela presença de micro-organismos no solo.
d) o aumento de potássio e nitrogênio, responsáveis pela fertilidade do solo.
e) a redução da compactação do solo, responsável pela proteção da matéria orgânica.
Questão 8
(UFSM) Em relação ao solo, considere as afirmativas a seguir.
I → É um sistema composto de materiais minerais e orgânicos formado pela intemperização das rochas que fornecem os compostos minerais e, posteriormente, pela incorporação dos elementos orgânicos.
II → Forma-se em um intervalo de tempo, a partir da ação conjugada dos fatores de formação, como o clima, o relevo, a ação dos organismos vivos e a vegetação, sobre a rocha matriz que constitui o material de origem.
III → Constitui um recurso natural que é lentamente renovável, pois necessita de um tempo bastante longo para se formar; seu equilíbrio é muito delicado, apresentando limitações e demandando cuidados para seu uso.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas III.
c) apenas I e II.
d) apenas II e III.
e) I, II e III.
Questão 9
(UFPR) A erosão das partículas superficiais do solo pela água ou pelo vento é um fenômeno natural, embora seja influenciado pelas atividades humanas. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:
1. Algumas atividades tradicionais no manejo da terra colocam em risco as áreas agricultáveis nos aspectos relativos à perda de nutrientes e de matéria orgânica dos solos.
2. A erosão dos solos altera a sua textura, estrutura e queda nas taxas de infiltração e retenção de água.
3. O processo erosivo diminui a produtividade da terra, o que leva a uma ampliação do uso de fertilizantes químicos.
4. A erosão natural, acelerada por processos de natureza humana, pode transformar completamente as paisagens.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Adquira mais conhecimento com os textos a seguir sobre o tema.
- Solo: composição, formação e horizontes
- Tipos de solo
- Solo arenoso
- Importância do solo
- Poluição do solo
- Tipos de solo no Brasil
- Exercícios sobre Rochas
BATISTA, Carolina. Exercícios sobre solo. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-solo/. Acesso em: