Expectativa de Vida
A expectativa (ou esperança) de vida é um conceito estatístico que está associado ao bem-estar da população.
Ele indica a média do tempo de vida aproximada de uma sociedade (longevidade) de acordo com diversos aspectos: poluição do local, taxa de criminalidade, violência e acidentes, condições econômicas, acesso à educação, saúde, cultura, etc.
Por esse motivo, a expectativa de vida é sempre menor em relação aos indivíduos mais carentes.
Felizmente nas últimas décadas a expectativa de vida tem aumentado no Brasil e em diversas partes do mundo.
Note que o aumento da expectativa está intimamente relacionado a qualidade de vida da população, desde melhoria dos sistemas públicos, o avanço da medicina, melhoria dos hábitos, dentre outros.
Por outro lado, muito fatores diminuem a expectativa de vida da população, na medida que aumentam o risco de doenças: sedentarismo, sobrepeso, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas, dentre outros.
A expectativa de vida no Brasil
Segundo pesquisas do IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros subiu para quase 75 anos, o que reflete na melhoria da qualidade de vida a população.
Se comparamos com a década de 90, a expectativa de vida alargou bastante, passando de 65 anos para 75, em 2014, taxa que só tende a aumentar.
Dos estados brasileiros, Santa Catarina apresenta a maior expectativa de vida do país, com 78 anos aproximadamente (74 para homens e 81 para mulheres), seguido do Distrito Federal, São Paulo e Espírito Santo com cerca de 77 anos (73 para homens e 80 para mulheres).
Por outro lado, os estados brasileiros que apresentam menores expectativas de vida são: Rondônia, Roraima, Piauí e Alagoas com taxa aproximada de 71 anos.
Em último lugar aparece o Maranhão com expectativa de vida aproximada de 70 anos.
A expectativa de vida no Mundo
Tal qual no Brasil, a população de outros países tem vivido cada vez mais, ou seja, com um aumento considerável de cerca de 20 anos nas últimas décadas.
Segundo pesquisas recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Japão é um dos países com maior expectativa de vida (86 anos), seguido de Andorra e Singapura (84 anos), Hong Kong, Suécia, Austrália, Islândia e Itália (83 anos), Suíça, Espanha, França e Canadá (82 anos).
Já os países da África apresentam as menores taxas mundiais de expectativas de Vida: Serra Leoa (38 anos); Guiné-Bissau e Somália (50 anos); Angola e Moçambique (42 anos).
Expectativa de Vida e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
O índice de desenvolvimento humano (IDH) são dados que apresentam a qualidade de vida da população, os quais estão intimamente relacionados com a expectativa de vida.
Nesse sentido, os países que apresentam maior IDH possuem maior expectativa de vida. Geralmente os homens possuem uma expectativa de vida inferior às mulheres.
Taxa de mortalidade e expectativa de vida
A taxa de mortalidade representa o número de mortes de um local em determinado espaço de tempo.
Já a mortalidade infantil reflete a morte de crianças entre os zero e doze meses de vida. Note que a redução da taxa de mortalidade leva ao aumento da expectativa de vida da população.
Leia ainda:
- Crescimento vegetativo
- Taxa de fecundidade
- Taxa de natalidade e mortalidade
- Pirâmide Etária
- Pirâmide Etária Brasileira
- Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
- Geografia no Enem (2024): assuntos que mais caem
Expectativa de Vida. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/expectativa-de-vida/. Acesso em: