Falha de San Andreas: o que é e os principais perigos
A Falha de San Andreas (em português, Falha de Santo André) é uma das mais importantes falhas geológicas (ou falha tectônica) do planeta.
A San Andreas Fault, como é chamada em inglês, está localizada nos Estados Unidos, no estado da Califórnia, mais precisamente na porção oeste do país, zona onde estão três grandes e populosas cidades dos EUA: San Francisco, San Diego e Los Angeles.
Características
A Falha de San Andreas corresponde a uma área de grande instabilidade, visto que ali há o encontro de duas placas tectônicas (a placa Norte-americana e a placa do Pacífico).
A placa Norte-americana todos os anos se desliza para o sudeste, enquanto placa do Pacífico se move para o noroeste.
É uma das maiores falhas do planeta com cerca de 1300 quilômetros de extensão. Representa um dos lugares com a maior atividade sísmica do mundo.
A movimentação natural dessas duas placas e o atrito que ocorre entre elas geraram a Falha de San Andreas ao longo de milhares de anos. No local, as placas tectônicas se deslocam tangencialmente e quando ocorre esse movimento, a região é atingida por um terremoto.
O Grande Terremoto de São Francisco
Em 18 de abril de 1906 ocorreu na região um grande terremoto que destruiu parte da cidade de São Francisco.
Ficou conhecido como o “Sismo de São Francisco” ou “Grande Terremoto de São Francisco”. Em inglês é chamado de San Francisco Earthquake ou The Great Quake.
Ele atingiu a magnitude de 8 na escala de Richter. Com duração de menos de 30 segundos, foi considerado um dos mais violentos terremotos dos Estados Unidos. Cerca de 3 mil pessoas morreram nesse evento e milhares ficaram desabrigadas.
Antes dele, em 1857, a região foi atingida por um grande terremoto com magnitude 8 na Escala de Richter.
Amplie seus conhecimentos sobre o tema, coma leitura dos textos:
Principal preocupação: o "Big One"
O Big One é o nome dado a um possível grande terremoto que pode ocorrer na região, atingindo o estado da Califórnia.
Estudiosos afirmam que o local tem grandes chances de sofrer outro terremoto devastador em cerca de 30 anos.
Segundo eles, com o passar do tempo a falha vai acumulando energia, e quando for liberada poderá ser catastrófico para o país.
O filme “Terremoto: A Falha de San Andreas” (2015) apresenta um cenário de destruição e devastação após a área ser atingida por um grande terremoto, provocado pela falha de San Andreas.
MATÉRIA, Equipe. Falha de San Andreas: o que é e os principais perigos. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/falha-de-san-andreas/. Acesso em: