Fast-food
"Fast-food" é uma expressão de origem inglesa que significa uma modalidade alimentar.
Ela demanda agilidade no preparo e consumo, onde as refeições devem ser preparadas e vendidas em pouco tempo. Daí a padronização, mecanização e a rapidez desse sistema.
Assemelha-se ao de produção fordista das linhas de montagem, onde tudo é pensado para agilizar a produtividade.
Destacam-se as cozinhas bem equipadas, mas que produzem poucas variedades alimentares. Além disso, o ambiente de consumo é, muitas vezes, relativamente desconfortável, de modo a incentivar a rápida ingestão dos alimentos.
Devemos destacar, por outro lado, que esse fenômeno é, na realidade, uma evolução do sistema de restaurantes e lanchonetes do tipo drive-in. Esses estabelecimentos surgiram na Califórnia na década de 40, e logo se espalharam pelo mundo.
O cardápio desses estabelecimentos é basicamente constituído de lanches, acompanhados por batatas fritas e outras frituras, além de refrigerantes. Eles são servidos para consumidores que possuem pouco tempo para realizar suas refeições.
Breve Histórico dos Fast-food’s
O sistema de Fast-food é facilmente associado às grandes redes de alimentação, apesar de também ser um tipo de consumo encontrado em alguns restaurantes mais elaborados.
As cadeias de lanchonete mais promissoras ganharam o mundo a partir de 1970 e tornaram-se um dos símbolos do capitalismo durante a Guerra Fria.
Como exemplos de maior destaque podemos citar McDonald's, a maior de todas as cadeias de Fast-food, seguida por Burger King, KFC, Subway e Pizza Hut.
Vale destacar também que esta modalidade de alimentação é muito antiga se considerarmos a prática de venda de alimentos nas ruas por meio de vendedores ambulantes (street food), prática essa milenar e global.
Fast-food no Brasil
No Brasil, as redes de Fast-food têm início no Rio de janeiro, a partir de 1951. Na altura Robert Bob Falkenburg, esportista e empresário nova-iorquino, fundou a “Falkenburg Sorveteria Ltda”.
Inicialmente, o estabelecimento vendia sorvetes de baunilha. A receita foi trazida dos Estados Unidos e mais tarde viria a ser a primeira e uma das maiores empresas de Fast-food do Brasil: o Bob’s.
Curioso notar que somente em 1979 ocorre a abertura da primeira loja do McDonald’s no país, na cidade do Rio de Janeiro.
As cinco empresas de Fast-food que merecem destaque no mercado brasileiro são:
- Subway (cerca de 1.600 pontos de venda);
- Bob’s (cerca de 960 pontos de venda);
- McDonald’s (cerca de 750 pontos de venda);
- Giraffas (cerca de 400 pontos de venda);
- Habib’s (cerca de 305 pontos de venda).
Além delas, outras marcas de Fast-food dominaram a cena alimentar no Brasil.
Atualmente, cerca de 370 empresas atuam nesse empreendimento no país sendo que algumas são de origem brasileira: Habib’s, Giraffas, Estupendo, Vivenda do Camarão, Spoleto, Mini Calzone, Au Au, A Pestikeira, Pitts Burg, etc.
Diante disso, mesmo possuindo preços elevados, (embora, muitas vezes, possa ser mais barato que um restaurante comum), a expansão do segmento das redes de Fast-food no Brasil se demonstra acelerada nas últimas décadas.
Dados Relevantes
Estudos apontam que o faturamento atual de tais empreendimentos ultrapassou R$ 8,3 bilhões em 2012. Isso gerou um aumento significativo do faturamento aproximado de R$ 1 bilhão para 2013 (R$ 9,3 bilhões).
Além disso, estudos afirmam que mediante esse crescimento, as redes de Fast-food vão faturar aproximadamente R$ 75 bilhões em 2018.
Note que cerca de 34% da população brasileira frequenta os Fast-food’s nas horas de lazer e 33% frequentam nas horas do almoço em dias da semana.
Vale mencionar os números apresentados pela empresa de consultoria “Rizzo Franchise”, os quais assinalam o aumento de franquias abertas no país em 2013, sendo 1.454 novas unidades de diversas marcas, totalizando 13.643 franquias em operação.
Outros estudos, feito pela “Shopper Experience” e denominada “Fast-food no Brasil” (2011), aponta para a preferência dos brasileiros na alimentação mais ligeira. Nessa pequisa, quase 75% da população prefere esse tipo de estabelecimento aos restaurantes tradicionais. Por outro lado, 2% dos entrevistados nunca consomem alimentos em redes Fast-food.
A mesma pesquisa assinala, dentre as maiores redes de Fast-food do país, a preferência da população:
- 44% preferem o Mc Donald´s;
- 17% preferem o Subway;
- 8% preferem o Burger King;
- 7% preferem o Habib's;
- 5% preferem o Spoleto;
- 4% preferem o Bob’s;
- 3% preferem o China in Box;
- 2% preferem a Pizza Hut.
Problemas do Sistema Fast-food
Atualmente, especialistas da área da saúde tem apontado relações entre o consumo de alimentos Fast-food a problemas sérios de saúde. Merecem destaque aqueles ligados à obesidade e diabete.
Portanto, esse estilo de vida tem sido severamente criticado desde o final do século XX. As principais críticas recaem sobre o fato desses alimentos serem muito calóricos e ricos em gorduras hidrogenadas, açúcar e sódio.
Outro fenômeno que os especialistas afirmam estar relacionado aquele sistema é o crescimento mundial da população de obesos nos últimos anos.
Esse fato tem levado estas franquias a “admitirem” o problema e elaborarem um cardápio mais balanceado, incluindo fibras e outros ingredientes saudáveis. Mesmo assim, uma salada consumida nessas redes podem conter mais calorias do que um sanduíche.
Documentário
O documentário estadunidense "Super Size Me" (2004) foi escrito, produzido e protagonizado pelo cineasta Morgan Spurlock. Nessa experiência, ele passa 30 dias comendo somente no McDonald's.
Diante do resultado assustador, como o aumento das taxas de colesterol, de peso e os problemas no coração, Morgan alerta para os perigos de consumir esses alimentos.
Leia também:
DIANA, Daniela. Fast-food. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/fast-food/. Acesso em: