Fauna e Flora: o que é e suas características (com exemplos no Brasil)
A Fauna e a Flora representam a reunião de animais e de vegetais presentes em um determinado espaço físico. Dessa forma, a fauna representa o total de animais e flora o total de plantas que existem em um espaço físico.
Normalmente, esse espaço físico é chamado de bioma. Nele, abrigam-se a fauna e a flora, ou seja, as espécies de animais e vegetais como um todo. Por esse motivo, cada bioma possui uma fauna e uma flora altamente específicas.
Para entender as características da fauna e da flora vale a pena relembrar alguns conceitos de ecologia. Por exemplo, o conjunto de animais ou plantas da mesma espécie formam uma população. O conjunto de populações de animais ou plantas formam uma comunidade. Todos esses organismos de uma comunidade representam a fauna e a flora local.
Características da Fauna
A fauna representa a comunidade de espécies animais que habitam um ambiente específico ou abrangente. Desse modo, o termo pode ser empregado em relação a um bioma específico, por exemplo, fauna do cerrado ou, em geral, como a fauna brasileira ou mundial.
Também pode possuir um sentido ainda mais amplo, relativo a um período como, por exemplo, "fauna do período jurássico".
Em outras palavras, a representação do coletivo de animais de determinado local ou período é chamada fauna.
A fauna brasileira, por exemplo, é a de maior diversidade do mundo. Em geral, é composta por animais de pequeno porte, muitos ainda não catalogados pelos biólogos.Estima-se que exista entre 3 e 5 milhões de insetos ainda não catalogados no Brasil.
Há uma vasta coleção de animais vertebrados (mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes) e invertebrados (insetos, moluscos, anelídeos, etc.) que compõem a fauna do Brasil.
Veja também: Fauna do Brasil.
Características da Flora
A flora, ao contrário da fauna, é o termo utilizado para referir a todas as espécies de plantas existentes em um ecossistema ou período.
O Brasil também possui a maior diversidade da flora de todo o planeta. Estão catalogadas mais de 46 mil espécies de plantas, quase três mil em risco de extinção.
A flora brasileira também possui suas variações de acordo com a região e o bioma em que se encontram. Os maiores exemplos de diversidade da flora no país encontram-se na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica.
Veja também: Flora do Brasil.
Exemplos de fauna e flora do Brasil
No Brasil, a fauna e a flora estão divididas entre os seis biomas predominantes no país. Algumas espécies de plantas e animais estão presentes em mais de um bioma, outras, por sua vez, são específicas de um ecossistema.
Estima-se que entre 15 a 20% da biodiversidade mundial. Segundo dados do SiBBr (Biodiversidade Brasileira) são 119.389 espécies na fauna e 49.217 espécies na flora brasileira.
Veja as principais características da fauna e da flora nos biomas brasileiros:
Fauna e flora do Cerrado
- Fauna do Cerrado - Mais de 300 mil espécies de animais, dos quais se destacam, além do tamanduá-bandeira, o lobo-guará, a águia-cinzenta e a jaguatirica, ambos ameaçados de extinção.
- Flora do Cerrado - Vegetação rasteira e árvores esparsas de médio e pequeno porte, com folhas grossas e raízes profundas. Cerca de 4 mil espécies de plantas existentes no cerrado são endêmicas, ou seja, só se desenvolvem nesse local.
As queimadas e o tráfico de animais são obstáculos para a preservação do bioma.
Fauna e flora da Caatinga
- Fauna da Caatinga - diversas espécies de mamíferos, lagartos, peixes e aves (como a famosa asa-branca cantada por Luís Gonzaga).
- Flora da Caatinga - Vegetação resistente ao solo do semiárido brasileiro. Algumas espécies possuem sua própria reserva de água para os períodos de seca. Diversas espécies de cactáceas, arbustos e vegetação rasteira.
Veja também:Caatinga.
Fauna e flora do Pantanal
- Fauna do Pantanal - Répteis, aves, mamíferos e peixes. Isso faz do pantanal uma das faunas mais ricas do planeta.
- Flora do Pantanal - Vegetação, em geral, vinda de outros biomas adaptadas às poucas áreas secas ou áreas alagáveis e uma grande diversidade de espécies de plantas aquáticas.
Veja também: Pantanal.
Fauna e flora dos Pampas
- Fauna dos Pampas - Animais de planícies como algumas aves, veados, tatus, etc.
- Flora dos Pampas - Poucas árvores esparsas e diversas espécies de gramíneas.
Os pampas correm risco de desaparecimento por conta do avanço da produção agropecuária, sobretudo, da criação de gado.
Veja também: Pampa.
Fauna e flora da Mata Atlântica
- Fauna da Mata Atlântica - Diversas espécies de pequenos primatas, felinos
- Flora da Mata Atlântica - Floresta tropical que abriga a maior diversidade de espécies por unidade de área.
A Mata Atlântica preserva uma série de animais e plantas em risco de extinção, que sofre com queimadas, tráfico de animais e processos de urbanização.
Veja também: Mata Atlântica.
Fauna e flora da Amazônia
A Amazônia é o maior bioma brasileiro, também é o que possui a maior biodiversidade.
- Fauna da Amazônia - Maior coleção de animais do planeta, muitas ainda não catalogadas por pesquisadores.
- Flora da Amazônia - Floresta tropical úmida, nela encontra-se um terço de todas as espécies de plantas existentes na América do Sul.
A flora amazônica é objeto de estudo de diversas organizações e possui um grande potencial pela presença de inúmeras espécies de plantas medicinais.
É a maior floresta tropical do mundo. Sua proteção e o combate às queimadas, ao desmatamento e à extração ilegal de madeira são focos de discussão entre governos e entidades de preservação.
Interessou? Veja também:
Referências Bibliográficas
DE FRAGA, Claudio Nicoletti; DE HOLANDA FORMIGONI, Mileide. Fauna e flora.
CASTILHO, Rubens. Fauna e Flora: o que é e suas características (com exemplos no Brasil). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/fauna-e-flora/. Acesso em: