Figuras de Palavras

Márcia Fernandes
Revisão por Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Figuras de Palavras (ou tropos) são recursos utilizados para produzir maior expressividade à comunicação através das palavras.

As figuras de palavras são um tipo de figuras de linguagem. Além dela, há também: figuras de pensamento, figuras de sintaxe ou de construção e figuras de som.

Metáfora

A metáfora é uma figura de palavras que trabalha por meio da comparação implícita entre termos, de modo que transforma o sentido denotativo (sentido próprio ou literal) das palavras em conotativo (sentido figurado).

Exemplo: Minha vida é um mar de rosas. (A expressão “mar de rosas” é utilizada para substituir o termo denotativo “muito boa” com o objetivo de expressar maior emoção.)

Metonímia

A metonímia é a figura de palavras que substitui um termo pelo outro. Podem ocorrer de diversas maneiras: substituindo a parte pelo todo, a causa pelo efeito, o autor pela obra, o inventor pelo invento, a marca pelo produto, a matéria pelo objeto, o concreto pelo abstrato, o singular pelo plural, o gênero pela espécie, o continente pelo conteúdo.

Exemplo: Essa semana li Machado. (substituição do autor pela obra, afinal a pessoa leu as obras de Machado de Assis.)

Comparação

Há comparação de ideias, contudo, diferente da metáfora, em que ocorre uma comparação implícita. Nesta, o termo comparativo (como, tal qual, tal como, assim, etc.) aparece no enunciado, constituindo uma comparação explícita.

Exemplo: Esperto como uma raposa. (A raposa é conhecida pela sua característica de animal traiçoeiro.)

Catacrese

A catacrese é um tipo de metáfora (metáfora desgastada). Em virtude de os termos serem utilizados com frequência, deixamos de perceber que eles têm sentido figurado.

Exemplo: A asa da xícara está quebrada. (Semelhança da forma do pedaço da xícara com uma asa.)

Sinestesia

A sinestesia é a associação de sensações por órgãos de sentidos diferentes.

Exemplo: Amargo som da sua voz. (Note que o termo “amargo” está associado ao paladar, enquanto o “som” à audição.)

Antonomásia ou Perífrase

A antonomásia, ou perífrase, é a substituição de uma ou mais palavras por outra que a identifique.

Exemplo: A cidade da garoa é o centro financeiro do país. (Nesse caso, o nome São Paulo foi substituído por uma característica marcante da cidade: a garoa.)

Continue aprendendo com:

Para praticar: Exercícios de Figuras de linguagem

Figuras de Linguagem - Toda Matéria Ver no YouTube
Márcia Fernandes
Revisão por Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).
Daniela Diana
Edição por Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.