Fimose
A fimose é uma condição que impede a exposição da glande do pênis, pois o prepúcio não apresenta abertura suficiente.
O prepúcio é a pele que recobre a glande, ao ser relativamente estreito não possibilita que deslize e exponha completamente a glande.
A fimose infantil é a mais comum e pode desaparecer até os 3 anos de idade de forma espontânea, pois a pele tende a descolar. Existem dois tipos de fimose:
- Fimose fisiológica: ocorre ainda durante o desenvolvimento fetal, ou seja, possui origem congênita.
- Fimose secundária: surge ao longo da vida, geralmente após quadros de infecções ou traumas.
Sintomas e consequências da fimose
Os sintomas da fimose são:
- Dificuldades ao urinar;
- Dor no momento da ereção;
- Presença de secreções com mau cheiro;
- Infecções;
- Ardência e inchaço.
A fimose não interfere no crescimento normal do pênis. Porém, quando o prepúcio é bastante estreito pode comprometer a limpeza adequada do pênis. Isso pode originar acúmulo de sebo e um ambiente favorável ao desenvolvimento de vírus, fungos e bactérias.
Nesse caso, as consequências da fimose dão origem a infecções, candidíase, vulnerabilidade às Doenças Sexualmente Transmissíveis e até surgimento de câncer de pênis.
Tratamento da fimose
Existem várias opções para o tratamento da fimose, desde o uso de pomadas, exercícios e intervenções cirúrgicas. Eles variam conforme o grau e tipo de fimose do paciente.
As pomadas indicadas para o tratamento da fimose contribuem para amolecer e afinar o prepúcio, facilitando a passagem da glande. Elas podem ser usadas na infância e na fase adulta.
Os exercícios consistem em tentar movimentar o prepúcio até a exposição da glande, desde que não haja dor. Eles devem ser repetidos até 4 vezes durante o dia ou conforme as orientações do médico.
Quando o uso de pomadas e exercícios não é suficiente ou eficaz para tratar a fimose, é recomendável a cirurgia para remover o prepúcio, chamada de circuncisão ou postectomia.
Fimose feminina
A fimose também pode acometer as mulheres, porém é menos comum. Nesse caso, os pequenos lábios estão aderidos e cobrem a entrada do canal vaginal. Essa condição é mais comum em crianças até os 10 anos de idade.
As causas da fimose feminina não são ainda bem esclarecidas, acredita-se que tem relação com a baixa concentração de hormônios femininos.
O tratamento pode ser feito com uso de pomadas. A cirurgia é indicada quando a entrada da vagina fica completamente fechada.
MAGALHÃES, Lana. Fimose. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/fimose/. Acesso em: