🚀 60% OFF para turbinar seus estudos! Assine agora

Floresta Equatorial

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Professora de Biologia

As florestas equatoriais são aquelas que ocorrem na região da linha do Equador, marcadas por altas temperaturas, elevada quantidade de chuva e vegetação latifoliada, com folhas grandes, largas e verdes durante todo o ano.

A maior floresta equatorial do mundo é a floresta amazônica, que também é classificada como floresta tropical. A seguinte é a floresta equatorial do Congo, na África.

Características

Floresta equatorial
Floresta equatorial

Conheça as principais características das florestas equatoriais:

Localização

A floresta equatorial ocorre na América do Sul, sudeste da Ásia e África.

Condições climáticas

O clima equatorial é predominante e caracteriza-se por grande quantidade de chuva, temperatura e umidade elevadas. As chuvas ocorrem durante todo o ano e não há período de clima seco.

Solo

O solo da floresta equatorial é considerado empobrecido, servindo como depósito de decomposição para folhas (serrapilheira), pequenos invertebrados e fungos, o que mantém a sua produtividade.

Vegetação

Floresta amazônica
A vegetação da floresta equatorial é densa e forma um tapete verde

As florestas equatoriais são conhecidas pela sua vegetação densa e imponentes árvores que podem atingir até 60 metros de altura, com copas largas e preenchidas.

A vegetação é dividida em estratos, a primeira camada é o dossel, estrutura presente também na floresta tropical, situado até 50 metros acima do solo e as árvores maiores, mais frondosas, ultrapassam seus limites, recebendo luz diretamente.

Esse estrato superior denso impede a chegada da luz até o solo, modificando as condições de vida nos estratos inferiores.

O estrato arbóreo compreende as árvores de menor porte e no sub-bosque encontram-se os arbustos, cipós e lianas. Existe ainda o estrato herbáceo composto por pequenas ervas e troncos caídos.

Cabe ressaltar a enorme diversidade de espécies vegetais encontradas na floresta equatorial.

Fauna

Chimpanzés
Chimpanzés na floresta do Congo

A fauna da floresta equatorial é rica em espécies de mamíferos, aves, insetos e répteis. Dependendo da sua localização são encontrados os seguintes animais: tucanos, onças, capivaras, gorilas, leopardos e chimpanzés.

Exemplos

Floresta amazônica

A maior floresta do planeta é a floresta amazônica, que abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará e Roraima, e em menores proporções os países Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

É uma região rica em biodiversidade, para se ter ideia existem mais de 40 mil espécies de plantas. Porém, o desmatamento ameaça muitos seres vivos que habitam a floresta amazônica.

Floresta do Congo

A segunda maior floresta equatorial do mundo é a floresta do Congo, localizada na África Central e abrange sete países: República do Congo, República Democrática do Congo, República Centro Africana, Camarões, Guiné Equatorial e Gabão.

Abriga mais de 10 mil espécies vegetais, das quais se destacam as árvores de grande porte, como as palmeiras, o cedro vermelho, o mogno e o carvalho. Dentre os animais destacam-se os elefantes, leões, búfalos, zebras, girafas, gorilas e chimpanzés.

Floresta Tropical

A floresta tropical, também chamada de floresta pluvial tropical ou floresta úmida, é caracterizada pela riqueza de espécies, clima quente e elevada precipitação e umidade.

São regiões localizadas entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, encontradas na África, Ásia e na América Central e do Sul.

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.