Fonética e Fonologia: o que elas estudam

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Fonética e fonologia são áreas que estudam os sons que emitimos quando falamos, os fonemas.

A fonética descreve a transcrição e a classificação dos sons da fala, enquanto a fonologia interpreta os aspectos apresentados na fonética, ou seja, ela se ocupa do aspecto prático dos sons que emitimos quando nos comunicamos.

Para alguns gramáticos, a fonética estuda os fonemas na parte da gramática que recebe o nome de fonologia. Outras partes da gramática são morfologia e sintaxe, por exemplo.

Há gramáticas que não distinguem a fonética da fonologia e tratam todo o estudo por fonética. É o caso da Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, de Domingos Cegalla.

Fonemas

Os sons que emitidos quando falamos são chamados de fonemas.

Uma palavra é formada por várias pequenas partes e quando a pronunciamos, significa que emitimos cada uma das suas partes que, juntas, formam essa palavra.

Na escrita, as palavras são formadas por letras, enquanto na fala, as palavras são formadas por fonemas.

Letra e fonema são diferentes. Percebemos isso quando pensamos na letra x. Nas palavras seguintes, a letra x (escrita) tem diferentes fonemas (sons):

  • em caixa, o x tem som de x /c/ /a/ /i/ /x/ /a/
  • em texto, o x tem som de s /t/ /e/ /s/ /t/ /o/
  • em fixo, o x tem som de cs /f/ /i/ /c/ /s/ /o/

Classificação dos fonemas

Os fonemas são classificados em vogais, semivogais e consoantes.

  • as vogais são emitidas sem obstáculos
  • as semivogais são emitidas com uma vogal
  • as consoantes são emitidas com obstáculos

Essa classificação é feita considerando a forma como os fonemas são produzidos pelos órgãos do aparelho fonador, que incluem boca, cordas vocais, fossas nasais, pulmões, entre outros.

Alfabeto Fonético Internacional

O Alfabeto Fonético Internacional é um alfabeto composto por letras e símbolos que serve para representar, de forma escrita, a pronúncia dos fonemas.

Alfabético fonético internacional
IPA Chart, http://www.internationalphoneticassociation.org/content/ipa-chart, disponível sob uma licença Creative Commons Attribution-Sharealike 3.0 Unported. Copyright © 2015 International Phonetic Association
(Clique na imagem para ampliar)

Leia também:

Referências Bibliográficas

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2010.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).