Força: o que é, como atua e quais os tipos

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

Força é um conceito da física newtoniana, utilizada desde a antiguidade clássica, que explica a pressão exercida sobre tal objeto ou ainda, as alterações da quantidade de movimento de um determinado corpo.

A força (F) é um vetor (indicado por uma seta acima da letra), ou seja, possui módulo (intensidade da força exercida), direção (reta ao longo da qual ela atua) e sentido (o lado da reta no qual a força foi exercida).

Portanto, quando várias forças atuam sobre determinado corpo, elas se somam vetorialmente, para assim, dar lugar a uma força resultante.

O estudo da força é apresentado pela Segunda Lei de Newton denominada “Princípio Fundamental da Dinâmica” ou “Força”. A força resultante, ou seja, a soma vetorial de todas as forças aplicadas sobre o corpo, é diretamente proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa.

começar estilo tamanho matemático 18px abre barra vertical reto F fecha barra vertical igual a reto m. reto a fim do estilo

Onde,

F: força
m: massa do corpo
a: aceleração

Note que a fórmula apresentada acima está em módulo (a intensidade, o valor), enquanto sua representação em forma de vetor, é indicada com uma seta acima da letra:

Error converting from MathML to accessible text.

É importante destacar que no Sistema Internacional de Unidades (SI) a unidade de medida de força é o Newton (N), da massa é o quilograma (kg) e da aceleração é o metro por segundo ao quadrado (m/s²).

Aprenda mais sobre força resultante.

Classificações da Força

Há duas classificações para a grandeza vetorial “força”:

  1. Forças de contato: aquelas que agem sobre os corpos por contato, por exemplo, a força normal, de atrito, dentre outras.
  2. Forças de campo: aquelas que agem sobre os corpos sem haver contato, por exemplo, a força gravitacional, força magnética, dentre outras.

Tipos de Força

  • Força peso (P): força que existe sobre todos os corpos, sendo exercida sobre eles por meio do campo gravitacional da terra.
  • Força elástica (Fel): força exercida sobre uma mola, que a deforma, ou seja, ela se estica ou se comprime.
  • Força centrípeta (Fcp): força que um corpo com determinada aceleração, exerce num movimento circular.
  • Força magnética (Fm): força de atração e repulsão exercida pelos ímãs ou objetos magnéticos.
  • Força gravitacional (F): força de atração mútua entre os corpos físicos do universo.
  • Força de atrito (Fat): força exercida entre duas superfícies que estão em contato; quanto maior às rugosidades apresentadas por elas, maior será a força de atrito.
  • Força normal (N): Também chamada de “força de apoio”, esse tipo de força é exercida por um corpo sob uma superfície.
  • Força de tração (T): É a força exercida por cordas e cabos.

Curiosidade

  • A intensidade de força é medida por instrumentos chamados “dinamômetros” formado pelas palavras “dínamo” que representa força e “metro”, que significa medida.
Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.