🚀 60% OFF para turbinar seus estudos! Assine agora

Fórmula 1: regras, pontuação e o significado das bandeiras

Mariama Barreto
Mariama Barreto
Professora de Educação Física

A Fórmula 1 é o campeonato de automobilismo mais popular do mundo, um campeonato de corrida de carros em que vence o piloto que chegar primeiro ao final do circuito.

É um esporte de alta performance, que combina tecnologia, estratégia e a habilidade dos pilotos. Estes competem em carros projetados com tecnologia de ponta, que conseguem alcançar velocidades extremas com segurança.

Os carros possuem motores que podem chegar a até 1000 cavalos de potência e atingir velocidades de até 375 km/h, acelerando de 0 a 200 km/h em cerca de quatro segundos.

Cada equipe da Fórmula 1 é responsável pelo desenvolvimento dos carros, pela estratégia de cada corrida e pelo suporte dado aos pilotos.

Para competir nesta categoria, os pilotos precisam de uma licença especial chamada Super Licença, emitida pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Essa é uma licença difícil de conquistar, pois os pilotos precisam atender alguns requisitos e, quando conquistada, precisam seguir algumas regras para não perdê-la.

O campeonato de Fórmula 1 acontece por temporada. Cada temporada é formada por diversas etapas, que são os famosos GPs (Grandes Prêmios). Os pilotos competem em cada etapa, para assim somar pontos e buscarem o título de campeão. Uma temporada pode ter até 24 corridas.

As corridas acontecem em circuitos de ruas ou em autódromos construídos para receber a categoria, espalhados por diversos países do mundo, como por exemplo, os circuitos de Mônaco e Interlagos.

Grande Prêmio de Singapura de Fórmula 1 de 2024
Grande Prêmio de Singapura de 2024

A primeira corrida de Fórmula 1 foi disputada no dia 13 de maio de 1950, na Inglaterra, e o vencedor foi o italiano Giuseppe Farina. No Brasil, a primeira prova oficial foi realizada em 11 de fevereiro de 1973, em Interlagos, tendo o brasileiro Emerson Fittipaldi como campeão.

Além de Fittipaldi, campeão mundial de Fórmula 1 em 1972 e 1973, mais dois brasileiros foram campeões de Fórmula 1: Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991), considerado um dos melhores pilotos de todos os tempos, e Nelson Piquet (1981, 1983 e 1987).

Regras da Fórmula 1

Ao longo das várias temporadas já realizadas, ocorreram diversas mudanças nas regras da Fórmula 1. Essas mudanças podem ocorrer para melhorar a segurança, garantir uma competição mais justa ou promover mais emoção no campeonato.

Destacamos abaixo algumas regras importantes:

  • É obrigatório que os pilotos usem todos os equipamentos de segurança: macacão não-inflamável, capacete, protetor de cabeça e pescoço, sapatilhas de competição, balaclava e luvas com sensores biométricos nas pontas para que a equipe possa acompanhar os sinais vitais do piloto;
  • O número do piloto deve estar visível no capacete e na frente do carro. Os números são escolhidos pelo piloto, com exceção do número 1, que fica com o último campeão mundial;
  • O percurso das corridas é de 305 km, por isso, o número de voltas na pista depende do seu tamanho para completar essa quilometragem;
  • A prova realizada em Mônaco é a única que tem um percurso menor. Ela é realizada em 78 voltas que completam 260 km;
  • Uma prova deve durar, no máximo, 3 horas. Se o percurso não tiver sido feito durante esse tempo, vence o piloto que estiver na primeira colocação;
  • Uma corrida pode ser suspensa e, nesse caso, o tempo em que a prova ficou parada é descontado da duração máxima da prova;
  • Os carros só podem ser abastecidos nos boxes da respectiva equipe, mas não é permitido reabastecer durante a realização de uma corrida, ou seja, os carros precisam ter combustível suficiente para completar a prova;
  • Vence as equipes e pilotos que tiverem a maior soma de pontos no fim da temporada;
  • Para a realização de um GP, Grande Prêmio, é preciso haver, pelo menos, 12 carros, caso contrário, a prova pode ser cancelada;
  • Cada equipe só pode ter dois carros em uma corrida.

Bandeiras da Fórmula 1

A comunicação com os pilotos é feita através das bandeiras da Fórmula 1, que são 10, sendo elas:

  1. Quadriculada: fim da corrida
  2. Verde: pista liberada.
  3. Amarela: perigo na pista; reduza a velocidade.
  4. Vermelha: corrida interrompida.
  5. Amarela e vermelha: pista escorregadia (excesso de óleo ou água na pista).
  6. Azul: um carro mais rápido está se aproximando; dê passagem.
  7. Branca: carro lento na frente de algum piloto.
  8. Preta: desclassificação de um piloto.
  9. Preta e branca: advertência por conduta antidesportiva.
  10. Preta com círculo laranja: carro com problema mecânico.

Pontuação da Fórmula 1

A pontuação em cada corrida de fórmula 1 é dada para os 10 primeiros colocados:

  • 1º colocado: 25 pontos
  • 2º colocado: 18 pontos
  • 3º colocado: 15 pontos
  • 4º colocado: 12 pontos
  • 5º colocado: 10 pontos
  • 6º colocado: 8 pontos
  • 7º colocado: 6 pontos
  • 8º colocado: 4 pontos
  • 9º colocado: 2 pontos
  • 10º colocado: 1 ponto

O piloto que fizer a volta mais rápida ganha 1 ponto extra, desde que ele termine entre os dez primeiros colocados.

Sessões de treinos antes das corridas

Os GPs são realizados aos finais de semana, com sessões de treinos livres, a qualificação e a corrida.

Geralmente, na sexta-feira realizam-se duas sessões de treinos livres (P1 e P2) que duram uma hora e meia cada (90 minutos).

No sábado, realiza-se a sessão P3 de treino livre, que tem a duração de uma hora (60 minutos).

Após essas três sessões de treinos livres, os pilotos participam das classificatórias, em que será decidido a colocação de cada piloto para a corrida, que ocorre no domingo.

Como os carros são classificados para a corrida

A sessão de classificação é dividida em três partes. Todos os pilotos podem ir para pista ao mesmo tempo, cabendo a equipe definir a melhor estratégia:

  • Q1 (18 minutos): Todos os pilotos entram na pista. Os 5 mais lentos são eliminados e garantem a classificação entre 16º e 20º colocado.
  • Q2 (15 minutos): Os 15 pilotos restantes tentam melhorar seus tempos. Os 5 mais lentos são eliminados e ficam entre a 11º e a 15º posição.
  • Q3 (12 minutos): Os 10 pilotos mais rápidos disputam a pole position (primeira posição na largada).

A letra Q significa classificação, que em inglês escreve “qualifying”.

Essa classificação considera a participação de 20 carros no campeonato, sendo que no caso de mais carros, mais pilotos são eliminados no Q1 e Q2 para manter apenas 10 na etapa final que define a primeira posição.

Leia também:

Tipos de esporte: invasão, marca, precisão, combate, rede e parede

Esportes de marca: o que são e exemplos

Referências Bibliográficas

ABC da Fórmula 1. Disponível em: https://www.redbull.com/br-pt/guia-completo-da-formula-1. Acesso em: 19 mar. 2025.

História da Fórmula 1 (2025): onde surgiu, termos usados e circuitos. Disponível em: https://www.esportelandia.com.br/automobilismo/historia-da-formula-1/. Acesso em: 19 mar. 2025.

Regras da Fórmula 1 (2025): pontuação, pneus e treino. Disponível em: https://www.esportelandia.com.br/automobilismo/regras-da-formula-1/. Acesso em: 19 mar. 2025.

Superlicença de F1 (2024): o que é, como funciona, como obtê-la, quantos pontos tem, sanções e pontos de penalização da FIA. Disponível em: https://www.dazn.com/pt-PT/news/motor/superlicenca-de-f1-o-que-e-como-funciona-como-obte-la-quantos-pontos-tem-sancoes-e-pontos-de-penalizacao-da-fia/9aetf4nbc4zu1t3o1alzaczgt. Acesso em: 31 mar.2025

Mariama Barreto
Mariama Barreto
Professora de Educação Física, mestra em Educação Física escolar (ProEF-UFSCar/2023). Atua como professora da rede pública desde 2018.