Função quadrática

Rafael C. Asth
Revisão por Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

A função quadrática, também chamada de função polinomial de 2º grau, é uma função representada pela seguinte expressão:

f(x) = ax2 + bx + c

Onde a, b e c são números reais e a ≠ 0.

Exemplo:

f(x) = 2x2 + 3x + 5,

sendo,

a = 2
b = 3
c = 5

Nesse caso, o polinômio da função quadrática é de grau 2, por ser o maior expoente da variável x.

O conjunto domínio das funções quadráticas são os números reais, assim como seu contradomínio (f dois pontos reto números reais seta para a direita reto números reais). Já o conjunto imagem depende do vértice da parábola e de sua concavidade.

Gráfico da função quadrática: a parábola

O gráfico das funções do 2º grau são curvas que recebem o nome de parábolas. Diferente das funções do 1º grau, onde conhecendo dois pontos é possível traçar o gráfico, nas funções quadráticas são necessários conhecer vários pontos.

A curva de uma função quadrática corta o eixo x nas raízes ou zeros da função, em no máximo dois pontos dependendo do valor do discriminante (Δ). Assim, temos:

  • Se Δ > 0, o gráfico cortará o eixo x em dois pontos;
  • Se Δ < 0, o gráfico não cortará o eixo x;
  • Se Δ = 0, a parábola tocará o eixo x em apenas um ponto.
Concavidade do gráfico da função quadrática
Parábolas com concavidades opostas.

Relação entre a parábola e os parâmetros a, b e c

É possível identificar a posição da concavidade da curva analisando apenas o sinal do coeficiente a. Se o coeficiente for positivo, a concavidade ficará voltada para cima e se for negativo ficará para baixo.

O parâmetro b indica se a parábola corta o eixo y no ramo descendente ou ascendente. Caso o b seja negativo, a parábola cruza o eixo y na "descida", como na parábola da esquerda da imagem anterior. Já se o b for positivo, a parábola cruza o eixo y na "subida", como na parábola da direita da imagem anterior.

O parâmetro c indica exatamente a ordenada do ponto onde a parábola cruza o eixo y. Ou seja, ele indica o valor do y no ponto onde a parábola corta seu eixo.

Exemplo da parábola da função f(x) = 2x2 + 3x + 5.

  • a = 2
  • b = 3
  • c =5

Sendo a um valor positivo, a parábola tem concavidade para cima.

O parâmetro b também é positivo, logo a parábola cortará o eixo y na subida.

Ainda, a parábola irá cortar o eixo y na ordenada 5.

Parábola do exemplo.

Como a parábola não cruza o eixo x, esse é um caso em que Δ < 0.

A partir dos pares ordenados dados (x, y), podemos construir a parábola num plano cartesiano, por meio da ligação entre os pontos encontrados.

Aprenda mais sobre:

Raízes da Função

As raízes ou zeros da função do segundo grau representam aos valores de x tais que f(x) = 0. As raízes da função são determinadas pela resolução da equação de segundo grau, bastante fazer f(x) = 0.

0 = ax2 +bx + c

Para resolver a equação do 2º grau podemos utilizar vários métodos, sendo um dos mais utilizados é aplicando a Fórmula de Bhaskara, ou seja:

Função Quadrática

Função Quadrática

Exemplo de cálculo das raízes da função f(x) = x2 – 5x + 6.

Resolução:

Sendo
a = 1
b = – 5
c = 6

Substituindo esses valores na fórmula de Bhaskara, temos:

reto x igual a numerador menos reto b mais ou menos raiz quadrada de reto b ao quadrado menos 4 ac fim da raiz sobre denominador 2 reto a fim da fração reto x igual a numerador 5 mais ou menos raiz quadrada de 25 menos 24 fim da raiz sobre denominador 2 fim da fração reto x igual a numerador 5 mais ou menos raiz quadrada de 1 sobre denominador 2 fim da fração reto x com 1 subscrito igual a numerador 5 mais 1 sobre denominador 2 fim da fração igual a 6 sobre 2 igual a 3 reto x com 2 subscrito igual a numerador 5 menos 1 sobre denominador 2 fim da fração igual a 4 sobre 2 igual a 2

Portanto, as raízes são 2 e 3.

Vértice da parábola: as coordenadas do extremo

Existe ainda outro ponto, chamado de vértice da parábola, sendo o valor máximo ou mínimo da função. Este ponto é encontrado usando-se a seguinte fórmula:

reto x com reto v subscrito igual a numerador menos reto b sobre denominador 2 reto a fim da fração espaço espaço reto e espaço reto y com reto v subscrito igual a numerador menos incremento sobre denominador 4 reto a fim da fração

O vértice irá representar o ponto de valor máximo da função quando a parábola estiver voltada para baixo e o valor mínimo quando estiver para cima.

Exemplo de cálculo do vértice da função f(x) = x2 – 5x + 6.

Substituindo os valores:

reto x com reto v subscrito igual a numerador menos reto b sobre denominador 2 reto a fim da fração espaço igual a espaço numerador menos parêntese esquerdo menos 5 parêntese direito sobre denominador 2 espaço. espaço 1 fim da fração igual a 5 sobre 2 igual a 2 vírgula 5 e reto y com reto v subscrito igual a numerador menos incremento sobre denominador 4 reto a fim da fração igual a numerador menos 1 sobre denominador 4 espaço. espaço 1 fim da fração espaço igual a espaço numerador menos 1 sobre denominador 4 fim da fração espaço igual a espaço menos 0 vírgula 25

Como determinar uma função quadrática

Determinar a lei de formação de uma função é conhecer o valor numérico de seus parâmetros. No caso da função quadrática, os valores de a, b e c.

Confira abaixo o passo a passopor meio um exemplo de resolução da função quadrática:

Determine a, b e c na função quadrática dada por: f(x) = ax2 + bx + c, sendo:

f (-1) = 8
f (0) = 4
f (2) = 2

Primeiramente, vamos substituir o x pelos valores de cada função e assim teremos:

f (-1) = 8
a (-1)2 + b (–1) + c = 8
a - b + c = 8 (equação I)

f (0) = 4
a . 02 + b . 0 + c = 4
c = 4 (equação II)

f (2) = 2
a . 22 + b . 2 + c = 2
4a + 2b + c = 2 (equação III)

Pela segunda função f (0) = 4, já temos o valor de c = 4.

Assim, vamos substituir o valor obtido para c nas equações I e III para determinar as outras incógnitas (a e b):

(Equação I)

a - b + 4 = 8
a - b = 4
a = b + 4

Já que temos a equação de a pela Equação I, vamos substituir na III para determinar o valor de b:

(Equação III)

4a + 2b + 4 = 2
4a + 2b = - 2
4 (b + 4) + 2b = - 2
4b + 16 + 2b = - 2
6b = - 18
b = - 3

Por fim, para encontrar o valor de a substituímos os valores de b e c que já foram encontrados. Logo:

(Equação I)

a - b + c = 8
a - (- 3) + 4 = 8
a = - 3 + 4
a = 1

Sendo assim, os coeficientes da função quadrática dada são:

a = 1
b = - 3
c = 4

Exercícios sobre função quadrática

Exercício 1

(Vunesp-SP) Todos os possíveis valores de m que satisfazem a desigualdade 2x2 – 20x – 2m > 0, para todo x pertencente ao conjunto dos reais, são dados por:

a) m > 10
b) m > 25
c) m > 30
d) m
e) m

Alternativa b) m > 25

Exercício 2

(UE-CE) O gráfico da função quadrática f(x) = ax2 + bx é uma parábola cujo vértice é o ponto (1, – 2). O número de elementos do conjunto x = {(– 2, 12), (–1,6), (3,8), (4, 16)} que pertencem ao gráfico dessa função é:

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4

Alternativa b) 2

Exercício 3

(Cefet-SP) Sabendo que as equações de um sistema são x . y = 50 e x + y = 15, os possíveis valores para x e y são:

a) {(5,15), (10,5)}
b) {(10,5), (10,5)}
c) {(5,10), (15,5)}
d) {(5,10), (5,10)}
e) {(5,10), (10,5)}

Alternativa e) {(5,10), (10,5)}

Leia também:

Referências Bibliográficas

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto e aplicações. Volume 1. 3. ed. São Paulo: Ática, 2010.

Rafael C. Asth
Revisão por Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.
Rosimar Gouveia
Edição por Rosimar Gouveia
Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1992, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2006 e Pós-Graduada em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2011.