Futebol americano: como se joga e a história do esporte
Futebol americano (football) é um esporte de invasão cujo objetivo é invadir o campo do adversário para tentar chegar à endzone (área que fica na extremidade do campo) para marcar um touchdown, a jogada que vale mais pontos.
O futebol americano, que é jogado com uma bola oval, surgiu nas universidades norte-americanas como uma evolução do rugby e do futebol (soccer), que teve origem na Inglaterra.
Campo de futebol americano e duração de uma partida
O futebol americano é jogado em um campo aberto, marcado por linhas na direção da largura. A distância de cada linha é de 10 jardas, equivale a aproximadamente 9,14 metros.
O campo mede 100 jardas, ou seja, o equivalente a 91,5 metros. Além das 100 jardas, nas duas extremidades do campo, há duas endzones de 10 jardas cada.
O jogo de futebol americano é dividido em 4 tempos de 15 minutos cada. Mas, a cada falta, o relógio é parado, por isso, uma partida de futebol americano dura mais do que 60 minutos.
O intervalo principal acontece entre o segundo e o terceiro tempo. Depois do intervalo, as equipes mudam de lado do campo.
Jogadores e posições de futebol americano
Cada time conta com um total de 53 jogadores, mas apenas jogam 11 de cada vez. Os 53 jogadores dividem-se em:
- jogadores de ataque (titulares e reservas)
- jogadores de defesa (titulares e reservas)
- jogadores especiais
Quarterback: é o jogador de ataque mais importante de todos. Ele é o responsável por organizar as jogadas ofensivas da equipe.
Running backs (corredores) e wide receivers (recebedores) também são do ataque.
Punter e kicker são jogadores de bola parada. Punter é o jogador que chuta em direção ao field goal (traves em forma de Y) e kicker é o jogador que chuta a bola o mais longe possível da endzone da própria equipe.
Guards são jogadores de linha ofensiva que tentam proteger o quarterback.
Tight end é um jogador ofensivo e recebedor.
Os cornerbackssão jogadores de defesa que marcam os wide receivers.
Os safeties têm uma função semelhante à do zagueiro no futebol tradicional, enquanto os linebackers tem uma função semelhante à do volante.
Jogadas e pontuação no futebol americano
Touchdown é a jogada que vale mais pontos no futebol americano, 6 pontos.
Para marcar um touchdown, o time que está atacando precisa cruzar, com a posse de bola, a linha da endzone do adversário, enquanto o time que está defendendo, tenta impedir isso.
O time que está atacando tem sempre quatro tentativas para avançar 10 jardas, chamadas downs (descidas) até alcançar a endzone. Essas tentativas de avançar no campo podem ocorrer através de corridas curtas, como 1 jarda, ou longas, de 20 ou mais jardas, por exemplo. Outra alternativa de avançar as jardas é através de lançamentos longos, onde o receptor deve agarrar a bola e avançar o máximo possível até ser derrubado ou sair com a bola do campo.
Se a equipe chegar a endzone com a bola controlada, marca o touchdown. Depois de marcar o touchdown, o time ganha a possibilidade de marcar um ponto extra, chutando a bola para o Y, o que vale 1 ponto.
Entretanto, se a equipa não conseguir percorrer as 10 jardas nas 4 tentativas, a posse de bola vai para o adversário. Por isso, geralmente, quando a equipe não consegue avançar as 10 jardas, e está perto da endzone adversária, após a terceira tentativa, as equipes utilizam o punter para tentar acertar a bola dentro da trave (field goal), o que vale 3 pontos.
Por outro lado, se a equipe estiver muito longe da endzone adversária, eles geralmente optam por um punt, onde o kicker chuta a bola para frente, entregando a bola para o adversário, o mais longe possível da endzone da sua própria equipe. Consequentemente, o jogo reinicia com a mesma dinâmica, mas a posse de bola com a outra equipe.
Além do touchdown, outras jogadas do futebol americano são:
- field goal (bola na trave em forma de Y), que vale 3 pontos
- mini touchdown (entrar na endzone começando na linha de 2 jardas), que vale 2 pontos
- safety (quando um jogador adversário derruba outro jogador dentro da sua end zone), que vale 2 pontos
História do futebol americano
O futebol americano, similar à forma como conhecemos hoje, foi inventado por Walter Camp (1859-1925), que ficou conhecido como o pai do futebol americano.
O esporte surgiu nas universidades nos Estados Unidos e a sua disputa se tornou muito popular entre elas.
Em 1920, o futebol universitário era considerado o maior espetáculo esportivo da América. Em 1921, um ano depois de ter surgido a rádio comercial, os jogos de futebol eram transmitidos com regularidade. Revistas e cinema também ajudaram a promover o futebol, porque publicaram artigos sobre os jogadores e os filmes tinham jogadores nos seus enredos. Entretanto, foi na década de 50 que o futebol profissional se tornou um esporte nacional americano.
Como exige bastante contato corporal, é um esporte violento, mas no início era ainda mais violento do que é atualmente. Ao longo do tempo foram feitas melhorias para garantir a segurança dos jogadores. Em 1890, os jogadores usavam apenas protetores no nariz e os cabelos compridos serviam, supostamente, como proteção. Hoje, vários equipamentos são obrigatórios.
Durante a temporada de 1905, 18 jogadores morreram em decorrência de lesões durante os jogos. Temendo que o esporte fosse abolido, os representantes de 62 universidades se reuniram para repensar as regras, formando a Associação Atlética Intercolegial dos Estados Unidos.
A Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF), órgão que regula o esporte, foi formada oficialmente em 1998.
Fundada em 1920, a National Football League (NFL), é a maior liga profissional de futebol americano do mundo. Ela contempla 32 equipes.
O futebol americano não teve tanta adesão internacional como outros esportes americanos tiveram, o basquete, por exemplo. O Japão foi um dos primeiros países a aderir ao futebol americano.
No Brasil, o futebol americano tem conquistado cada vez mais adeptos, tanto jogadores quanto apreciadores do jogo. A Liga BFA conta com 72 equipes de todo o país que disputam o maior campeonato do esporte no hemisfério sul.
A instituição responsável pela regulamentação do futebol americano é a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), que foi instituída em 2013. A CBFA substituiu a Associação de Futebol Americano do Brasil (AFAB), que tinha sido fundada em 2000.
Equipamentos obrigatórios no futebol americano
- capacete
- calças
- camisa
- meias
- protetor bucal
- protetor de quadril
- protetores de coxa
- protetores de joelho
- protetores de ombros
Além dos equipamentos obrigatórios, que visam assegurar os jogadores, também podem ser usados os seguintes equipamentos opcionais:
- luvas
- aquecedores de mão, usados em clima frio
- viseiras e óculos
Para conhecer outros esportes de invasão: Esportes de invasão: o que são e exemplos
Leia também:
Rugby: o que é, história e origem e regras do jogo
Referências Bibliográficas
Regras e Interpretação do Futebol Americano IFAF 2023
FACCHINI, Maurício. Futebol americano: como se joga e a história do esporte. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/futebol-americano/. Acesso em: