Gametogênese
A gametogênese é o processo de formação de gametas, com as características genéticas que serão transmitidas aos descendentes de uma espécie.
Na gametogênese humana, por exemplo, o gameta masculino recebe o nome de espermatozoide e o seu desenvolvimento ocorre através da espermatogênese. Já o gameta feminino é chamado de óvulo e o surgimento se dá através da ovogênese (ou ovulogênese).
O que é gametogênese?
A gametogênese é o processo de produção dos gametas, que darão origem aos seres vivos. A formação dos gametas faz parte da reprodução sexuada e após esse processo ocorre a fecundação, que corresponde à união dos gametas.
A gametogênese envolve dois tipos de divisões celulares: a mitose, que aumenta o número de células-mãe, e a meiose, que produz células-filhas com metade dos cromossomos das células originárias.
Os órgãos especializados do sistema reprodutor onde ocorre a formação dos gametas são as glândulas sexuais, chamadas de gônadas: os ovários, que formam os óvulos em seu interior, e os testículos, que originam os espermatozoides nos túbulos seminíferos.
Na Biologia, a formação dos gametas é estudada na Embriologia. Esse processo é importante, pois faz parte da capacidade de continuidade da espécie.
Ovogênese: gametogênese feminina
A ovogênese é o processo de desenvolvimento e maturação das células germinativas femininas, chamadas de óvulos. Diferente da espermatogênese, a ovogênese só é completa se houver a fecundação.
O espermatozoide é o responsável por iniciar o processo de fecundação, finalizando a meiose e o óvulo é formado.
Fases da ovogênese
- Fase de multiplicação
- Fase de crescimento
- Fase de maturação
Na fase de multiplicação as células germinativas, localizadas nos folículos ovarianos de Graff, passam por mitoses e se multiplicam, formando as ovogônias que também sofrerão sucessivas divisões mitóticas.
Na fase de crescimento as ovogônias aumentam de tamanho e passam pelo processo de meiose, que ocorre até a prófase I, para a formação dos ovócitos I.
A fase de maturação é marcada pelo término da meiose no ovócito I e dará origem a duas células: um ovócito II, liberado na ovulação, e um glóbulo polar.
Com a fecundação o espermatozoide inicia o processo de meiose II, ao penetrar no ovócito II, e produz um óvulo, uma célula maior que o espermatozoide e sem mobilidade. Com a fusão do material genético do óvulo e do espermatozoide produz-se o zigoto.
O desenvolvimento do zigoto é marcado por um processo de multiplicação celular e reprodução das células embrionárias.
Portanto, a ovogênese, juntamente com o processo de fecundação, faz com que de cada ovogônia surja um óvulo e três corpúsculos polares. Vale lembrar que o óvulo é funcional e em alguns casos os glóbulos polares não se formam ou logo se degeneram.
Leia também sobre mitose e meiose.
Espermatogênese: gametogênese masculina
A espermatogênese é o processo de desenvolvimento e maturação dos espermatozoides. O início desse processo ocorre na puberdade, entre 10 e 16 anos, e continua ao longo da vida.
Nos homens, o esperma é produzido nos testículos, especificamente nos tubos seminíferos, com aproximadamente 200 milhões de espermatozoides por dia.
Fases da espermatogênese
- Fase de multiplicação
- Fase de crescimento
- Fase de maturação
- Espermiogênese
A espermatogênese inicia com a fase de multiplicação, onde as células germinativas originam as espermatogônias, células diploides localizadas nos túbulos seminíferos, que se multiplicam através da mitose. Cada célula diploide (2n) produz duas células com o mesmo número de cromossomos.
A fase de crescimento é marcada pelo aumento do volume da célula e ocorrência de uma segunda mitose, produzindo os espermatócitos primários (espermatócitos I), que também são células diploides (2n).
Na fase de maturação ocorre a primeira meiose e os espermatócitos I dão originam duas células haploides (n), ou seja, com metade do número de cromossomos. A segunda meiose que ocorre nessa fase produz quatro células haploides (n), chamadas de espermátides.
A espermiogênese, também chamada de período de diferenciação, é a fase final da espermatogênese e é onde ocorre a transformação das espermátides em espermatozoides.
Saiba mais sobre gametas e a gametogênese.
Exercícios sobre Gametogênese
Questão 1
(Fuvest) Na gametogênese humana,
a) espermatócitos e ovócitos secundários, formados no final da primeira divisão meiótica, têm quantidade de DNA igual à de espermatogônias e ovogônias, respectivamente.
b) espermátides haploides, formadas ao final da segunda divisão meiótica, sofrem divisão mitótica no processo de amadurecimento para originar espermatozoides.
c) espermatogônias e ovogônias dividem-se por mitose e originam, respectivamente, espermatócitos e ovócitos primários, que entram em divisão meiótica, a partir da puberdade.
d) ovogônias dividem-se por mitose e originam ovócitos primários, que entram em meiose, logo após o nascimento.
e) espermatócitos e ovócitos primários originam o mesmo número de gametas, no final da segunda divisão meiótica.
Questão 2
(Unir- RO) Comparando-se a ovulogênese (I) com a espermatogênese (II), todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:
a) Nos dois processos ocorre meiose.
b) Ambos são importantes para manter constante o número de cromossomos típicos de cada espécie.
c) I ocorre nos ovários e II, nos testículos.
d) Há maior produção de gametas em II do que em I.
e) Em I e II, as células formadas são diploides.
Questão 3
(UFMA) Com relação à gametogênese humana, é correto afirmar que:
a) Cada ovócito I produz 4 ovócitos II.
b) Ovogonias e ovócitos primários são formados durante toda a vida da mulher.
c) Espermatogônias são formadas apenas durante a vida intrauterina.
d) Cada espermatócito I produz um espermatozoide.
e) A ovulogênese só é concluída se o ovócito II for fecundado.
Adquira mais conhecimento com os conteúdos:
- Reprodução assexuada e sexuada
- Sistema reprodutor masculino
- Sistema reprodutor feminino
- Exercícios sobre sistema reprodutor feminino e masculino
BATISTA, Carolina. Gametogênese. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/gametogenese/. Acesso em: