Gênero Dramático
Gênero dramático (ou teatral) é a classificação dos tipos de textos literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados. Do grego, a palavra “drama” significa “ação”.
O gênero dramático é um dos tipos de gêneros literários; os outros dois são: gênero lírico (geralmente, poemas) e gênero narrativo (narração de fatos e acontecimentos)
Origem do gênero dramático
Desde a Antiguidade o gênero dramático, originário na Grécia, consistia em textos teatrais encenados essencialmente como culto aos deuses, os quais eram representados nas festas religiosas.
Entre os principais autores do gênero dramático (tragédia e comédia) na Grécia antiga estão: Sófocles (496-406 a.C.), Eurípedes (480-406 a.C.) e Ésquilo (524-456 a.C.).
A encenação dos textos de gênero dramático tinha o objetivo de despertar emoções na plateia, fenômeno chamado de catarse.
Características do gênero dramático
Como o texto dramático é escrito com forma de teatro, além das falas dos personagens, as orientações para a sua encenação - como a entrada e saída de personagens - vêm escritas em notas e comentários.
Sendo assim, as principais características desse tipo de texto são:
- texto escrito seguindo estrutura para ser encenado, com falas dos personagens e orientações para a sua encenação;
- uso de diálogos e monólogos;
- predomínio do discurso em segunda pessoa (tu, vós).
Estrutura do gênero dramático
Os autores dos textos do gênero dramático são chamados de dramaturgos que, junto aos atores (que encenam o texto), são os emissores e, por sua vez, os receptores são o público.
Assim, os textos dramáticos, além de serem constituídos de personagens (protagonistas, secundárias ou figurantes), são compostos pelo espaço e pelo tempo.
Geralmente, os textos destinados ao teatro possuem uma estrutura interna básica, a saber:
- Apresentação: faz-se a exposição tanto dos personagens quanto da ação a ser desenvolvida.
- Conflito: o momento em que surge as peripécias da ação dramática.
- Desenlace: Momento de conclusão, encerramento ou desfecho da ação dramática.
Além da estrutura interna inerente ao texto dramático, tem-se a estrutura externa do gênero dramático, tal qual os atos e cenas, de forma que o primeiro corresponde à mudança dos cenários necessários para a representação, enquanto o segundo, designa as mudanças (entrada ou saída) dos personagens. Observe que cada cena corresponde a uma unidade da ação dramática.
Exemplos de textos dramáticos
- Tragédia: representação de acontecimentos trágicos, geralmente com finais funestos. Os temas explorados pela tragédia são derivados das paixões humanas, do qual fazem parte personagens nobres e heroicas, sejam deuses ou semideuses.
- Comédia: representação de textos humorísticos que levam ao riso da plateia. São textos de caráter crítico, jocoso e satírico. A principal temática dos textos de comédia, envolvem ações cotidianas do qual fazem parte personagens humanos estereotipados.
- Tragicomédia: união de elementos trágicos e cômicos na representação teatral.
- Farsa: surgida por volta do século XIV, a farsa designa uma curta peça teatral de caráter crítico, formada por diálogos simples e representada por personagens caricaturais em ações corriqueiras, cômicas, burlescas.
- Auto: surgido na Idade Média, os autos são textos curtos de temática cômica, os quais são geralmente formados por um único ato.
Para saber mais sobre gêneros literários:
Leia também: Texto Teatral
DIANA, Daniela. Gênero Dramático. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/. Acesso em: