Gian Lorenzo Bernini
Gian Lorenzo Bernini (1598-1680) foi um escultor e arquiteto italiano considerado a maior expressão do barroco. Grande parte de sua obra está espalhada nas cidades de Roma e do Vaticano.
Embora seja mais conhecido pelo seu trabalho de arquiteto e escultor, Bernini foi um artista múltiplo. Ele também produziu desenhos, pinturas e ainda, foi produtor de espetáculos.
Biografia
Gian Lorenzo Bernini nasceu em Nápoles dia 07 de dezembro de 1598. Ainda criança, Bernini mudou-se com a família para Roma. Filho de um escultor, Pietro Bernini, entrou em contato muito cedo com as obras de grandes artistas florentinos.
Foi educado conhecendo a escultura e arquitetura romanas, gregas e renascentistas. Essa condição o ajudou a desenvolver uma composição considerada fora do comum para a época.
Seus trabalhos chamaram a atenção do pintor Annibale Carracci. O primeiro papa que lhe contratou foi Paulo V. O religioso, considerado um dos maiores entusiastas da obra de Bernini, foi o cardeal Barberini.
O cardeal foi eleito Papa Urbano VIII. Entre as obras de Bernini encomendadas pelo Papa Urbano VIII está "São Sebastião", em 1617.
A pedido do Papa, remodelou a igreja de Santa Bibiana, em Roma, durante os anos em de 1624 e 1926. Ele também projetou e construiu o túmulo de São Pedro, que fica na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Na mesma basílica, Bernini assumiu a decoração dos quatro pilares da cúpula. O artista também projetou e esculpiu diversos bustos, como do cardeal Borgheses, em 1632.
Bernini procurou combinar a escultura com a arquitetura e para ter êxito nos projetos, contou com o auxílio de muitos ajudantes. Sua precisão artística chamou a atenção do rei da França, Luís XIV.
O rei o convidou para reformar o Louvre, o que não aconteceu por divergências de opinião sobre a arte francesa e a italiana. Ainda assim, Bernini esculpiu o busto de Luís XVI.
Bernini morreu em Roma no dia 28 de novembro de 1680 com 81 anos.
Características da Obra
Seguindo o movimento barroco, a principal característica era transportar o observador à intensidade da experiência religiosa.
Assim, na obra de Bernini podemos observar:
- Estilo excessivamente expressivo
- Realismo chocante
- Detalhes das expressões faciais conforme a emoção da personagem
- Ao observador é possível imaginar que a obra possa falar, gritar, alegrar-se e sofrer
- Corpos alongados e gestos expressivos
- Na arquitetura: colunas retorcidas, jogos de luz, entre outros
- Ilusão de movimento de corpos, cabelo e tecido
Principais obras
Escultura
Apolo e Dafne
A escultura em tamanho real é uma alusão à perseguição do deus grego Apolo à ninfa Dafne. A obra demonstra o exato momento em que Dafne vira um loureiro como forma de se proteger de Apolo.
Entre os detalhes esculpidos em mármore está a ilusão de movimento da cena para o observador. Até mesmo os cabelos das personagens iludem ao movimento. Essa obra está na Galleria Borghese, em Roma, Itália.
O Rapto da Proserpina
Essa é considerada uma das mais fantásticas obras de Bernini, esculpida quando o artista tinha 24 anos.
Na mitologia grega, Proserpina é Perséfone, filha de Deméter, que é raptada por Plutão e levada para o submundo. Vale lembrar que Plutão corresponde a Hades na mitologia grega.
Bernini eleva a escultura ao máximo do realismo, mostrando os dedos de Plutão abarcando a pele de Prosérpina. O medo é estampado na face, bem como as tentativas de defender-se do algoz. Essa obra encontra-se na Galleria Borghese, em Roma, Itália.
O Êxtase de Santa Teresa
Essa escultura representa o momento em que Santa Teresa de Ávila é atingida pelo anjo do amor divino.
A obra é uma combinação de arquitetura, iluminação e escultura. Ela encontra-se na Capela Cornaro da Igreja de Santa Maria della Vittoria, em Roma, Itália.
Arquitetura
O estilo arquitetônico de Bernini também influenciou no planejamento urbano. São de sua autoria as 284 colunas jônicas da Praça São Pedro no Vaticano e o interior da Basílica de São Pedro.
Projetou e executou a Fontana dei Quattro Fiumi (fonte dos quatro rios) entre os anos de 1648 e 1651. Essa obra foi concebida a pedido do papa Inocêncio X. O nome da obra remete os principais rios dos continentes do mundo: Rio Nilo, na África; Rio Ganges, na Ásia; Rio da Prata, na América; e o Rio Danúbio, na Europa.
Também foi ele queprojetou obelisco da Piazza della Minerva (obelisco do elefante) em 1667. Localizado em Roma, a escultura recebe esse nome pois sua base é um elefante.
Uma das grandes obras da arquitetura barroca projetada por Bernini foi a igreja Sant'Andrea al Quirinale (Igreja de Santo André no Quirinal), também localizada em Roma. O artista trabalhou ao lado de Giovanni de'Rossi durante os anos de 1658 e 1661.
Leia também:
DIANA, Daniela. Gian Lorenzo Bernini. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/gian-lorenzo-bernini/. Acesso em: