Ginástica aeróbica

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Professor de Educação Física

A Ginástica Aeróbica Esportiva (GAE) é uma modalidade que combina movimentos aeróbicos com dança. Nas competições, os atletas executam movimentos contínuos, seguindo o ritmo de uma música tocada durante cerca de 60 segundos nas categorias iniciais e até 90 segundos nas categorias de elite.

A coreografia, que combina arte e técnica, exige flexibilidade, agilidade e força dos ginastas. Dependendo do nível do atleta e da categoria, os atletas devem utilizar diferentes passos básicos e grupos de elementos de dificuldade na execução da coreografia.

Os passos básicos incluem andar, correr, saltar, entre outros. Os padrões de movimentos da ginástica aeróbica não podem ter a repetição do mesmo passo básico por mais do que quatro tempos consecutivos e devem ser demonstrados em diferentes direções e planos do praticante.

Os ginastas são avaliados pela qualidade artística, execução e dificuldade dos exercícios executados.

O Campeonato Mundial de Ginástica Aeróbica realiza-se a cada dois anos. Contudo, a ginástica aeróbica esportiva não faz parte das Olimpíadas.

ginasta competindo em ginastica aerobica esportiva
Ginasta feminina em competição de Ginástica Aeróbica Esportiva (GAE)

História da ginástica aeróbica

A prática da ginástica aeróbica foi motivada pelo médico americano Keneth Cooper, que nasceu em 1931. Keneth Cooper destacou-se como um dos pioneiros da medicina preventiva por meio de exercícios físicos, como a corrida. Consciente de que estava fora de forma física, durante a faculdade de Medicina, Cooper passou a ter um estilo de vida saudável, que incluía a prática de exercícios aeróbicos.

Após ter trabalhado durante treze anos no serviço militar americano, o Dr. Cooper deixou o trabalho para estudar e aprofundar-se na relação entre a prática de exercícios aeróbicos, doenças cardíacas, obesidade, saúde e longevidade. Em 1970, fundou a Cooper Aerobics Center, uma clínica em Dallas, nos Estados Unidos, que atualmente oferece aos pacientes uma análise aprofundada de sua saúde, seguido de um plano de ação para torná-la melhor.

Em 1983, surgiu a ginástica aeróbica esportiva nos Estados Unidos, que consistia na execução de exercícios físicos ao ritmo de músicas.

Também na década de 80, a prática da ginástica aeróbica chegou ao Brasil, ganhando popularidade nas academias.

Em 1995, realizou-se o I Campeonato Mundial de Ginástica Aeróbica. Nesta competição, o Brasil destacou-se, conquistando o maior número de medalhas.

Características das competições de ginástica aeróbica

Existem 4 categorias na ginástica aeróbica esportiva: infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto.

Há 5 tipos de provas nas competições: individuais feminino e masculino, dupla mista (com 1 ginasta feminino e 1 masculino), trio (3 ginastas femininos e/ou masculinos) e grupo (5 ginastas femininos e/ou masculinos).

A área de competição varia entre 7m x 7m e 10m x 10m. As provas individuais são realizadas na área de 7m x 7m, enquanto as restantes provas - dupla mista, trio e grupo - são realizadas na área de 10m x 10m.

Exercícios da ginástica aeróbica

Há 7 passos básicos executados na ginástica aeróbica:

  1. andar
  2. correr
  3. saltar
  4. chute alto
  5. elevações de joelho
  6. lunge (agachamento afundo)
  7. polichinelo

Há 4 grupos de elementos de dificuldade:

  1. flexibilidade e equilíbrio
  2. força dinâmica
  3. força estática
  4. saltos

Os exercícios na ginástica artística são avaliados com base nos seguintes critérios: qualidade artística, execução e dificuldade dos exercícios executados. Esses critérios, que contribuem para a soma de pontos, compreendem elementos como coreografia, flexibilidade e equilíbrio do ginasta, originalidade, saltos, entre outros.

Os ginastas podem perder pontos por:

  1. usar vestuário incorreto
  2. executar movimentos proibidos
  3. pisar fora da área de competição
  4. utilizar músicas mais curtas ou mais longas do que o indicado nas regras

Para saber mais sobre ginástica:

Referências Bibliográficas

Minciotti, A. N., & de Toledo, E. KENNETH COOPER E SUA INFLUÊNCIA NA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA AEROBIC DANCE NO BRASIL.


Programa Nacional de Ginástica Aeróbica. 2014/2015. Federação de Ginástica de Portugal. Documento disponível em: https://www.fgp-ginastica.pt/_usr/regulamentos/14124d7esd.pdf

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.