Glicocálix
O glicocálix ou glicocálice é um envoltório externo à membrana plasmática presente em células animais e de alguns protozoários.
O glicocálix consiste em uma cobertura de açúcar ligada em proteínas, com espessura de 10 a 20 nm, que envolve a célula e lhe confere proteção. Essa cobertura é constantemente renovada pelas células.
O termo glicocálix deriva do grego glykys, açúcar, e do latim calyx, casca.
É comum as células apresentarem envoltórios externos à membrana plasmática que possuem funções específicas. Os principais envoltórios são o glicocálix e a parede celular. A parede celular é encontrada em células vegetais, bactérias e fungos.
Composição do Glicocálix
O glicocálix é composto por glicolipídios (carboidratos associados com lipídios) e glicoproteínas (carboidratos associados com proteínas), produzidos e renovados pela própria célula.
Funções do Glicocálix
Entre as funções do glicocálix estão:
Proteção mecânica e contra agressões químicas e físicas. Por exemplo, o glicocálix das células da mucosa intestinal fazem a proteção contra os efeitos das enzimas digestivas.
O glicocálix confere um microambiente específico para a célula. Por constituir uma espécie de malha que envolve as células, ele retêm substâncias que possam alterar condições naturais de acidez e salinidade.
Um exemplo é o glicocálix das células dos rins, que atua como um filtro, selecionando as substâncias que entram na célula.
Reconhecimento celular, as células iguais apresentam a mesma composição no glicocálix, o que permite que se reconheçam. Isso também favorece a adesão entre as células.
Os oligossacarídeos (união de dois a dez monossacarídeos) presentes no glicocálix das hemáceas determinam os grupos sanguíneos do sistema ABO.
Saiba mais, leia também:
Parede Celular
Membrana Plasmática
MAGALHÃES, Lana. Glicocálix. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/glicocalix/. Acesso em: