Golfe (regras e história do esporte)

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Professor de Educação Física

O golfe é um esporte que utiliza tacos e bolas pequenas. Ele tem como objetivo acertar as bolas em todos os buracos do campo com o menor número de tacadas possível.

Classificado como um esporte de precisão, o golfe é uma modalidade dos Jogos Olímpicos de verão.

Campo e equipamentos

O campo de golfe, chamado de fairway, é composto de grama e possui vários buracos, para onde as bolas devem ser lançadas. Além disso, o campo geralmente tem diferentes obstáculos, como areia, árvores, lagos e morros.

O campo é dividido em 5 áreas, classificadas em área geral (campo todo) e 4 áreas específicas.

As áreas específicas são:

  • área do tee - área da tacada inicial de cada buraco;
  • áreas de penalidade - locais onde uma bola provavelmente será perdida ou ficará impossibilitada de ser jogada (por exemplo, lagos de água);
  • bunkers - cavidades geralmente preenchidas com areia;
  • green - área onde ficam os buracos. Nesta área, a grama é mais curta do que nas demais para facilitar as jogadas.

Quanto aos equipamentos, o principal deles é o taco. Numa partida, um jogador pode usar até 14 tacos, cada um com um formato diferente. Os principais tipos de tacos são:

  • Driver - geralmente utilizado na primeira tacada para alcançar distâncias maiores;
  • Irons (ferros) - adequados para tacadas de distância média;
  • Woods (madeira) - usados para tacadas longas também;
  • Putter - taco destinado a buracos curtos, com a intenção de fazer a bola a rolar até o buraco;
  • Sand-wedge - ferro com lâmina muito inclinada, geralmente utilizado para tirar as bolas dos bunkers;
  • Híbridos - lançados recentemente, ele é feito com o combinado de materiais de ferro e madeira.
tipos de tacos de golfe
Equipamentos. Confederação Brasileira de Golfe. Documento acessado em agosto de 2024, disponível em: https://www.cbg.com.br/o-golfe/equipamentos/

O peso da bola de golfe não pode ser maior que 45,93 gramas, enquanto o seu diâmetro não pode ser menor que 42,67 milímetros.

A bola de golfe contém pequenas cavidades, portanto, não é completamente lisa, como pode parecer. Essas cavidades permitem que a bola corte o ar mais facilmente, fazendo com que a bola voe mais longe do que uma bola lisa.

Na tacada de saída, a bola é colocada sobre um pino que recebe o nome de tee.

Outros equipamentos usados pelos jogadores são as luvas, que ajudam a segurar o taco com firmeza, e os medidores de distância, utilizados para medir a distância até o alvo.

Modalidades do golfe

No golfe, há duas modalidades principais: match-play e stroke-play regular.

No match-play, um golfista e um adversário competem entre si. A competição é baseada no número de buracos ganhos, perdidos ou empatados. O jogador que fizer a bola num buraco com menos tacadas, ganha esse buraco. No final, o atleta que tiver ganho mais buracos vence o jogo.

No stroke-play regular (jogo por tacadas), todos os golfistas competem entre si, considerando o total de tacadas. O atleta que completar todos os buracos com o menor número de tacadas, ganha o jogo.

Um jogador de golfe na posição final após acertar uma tacada inicial
Um jogador de golfe na posição final após acertar uma tacada inicial. Foto pessoal. Autor: Lilrizz (CC0 1.0 Universal)

Regras do golfe

Na modalidade de stroke-play, os atletas geralmente precisam tentar acertar a bola em 18 buracos por 4 rodadas, totalizando 72 buracos. Normalmente, cada rodada é realizada em um dia, ou seja, a competição pode durar 4 dias.

Uma volta começa com a tacada para o primeiro buraco e devem ser feitas de forma contínua e ligeira. A recomendação é que a tacada seja feita em menos de 40 segundos. O jogador pode ser penalizado se atrasar o jogo indevidamente.

Vence o jogo o atleta que realizar o menor número de tacadas para acertar os 72 buracos. Se houver empate no número de tacadas, disputa-se um playoff, que consiste na tentativa de acertar 3 buracos com o menor número de tacadas possíveis.

Pontuação

O número médio de tacadas para finalizar um buraco é chamado de “par”. Geralmente, um par é feito em 3, 4 ou 5 tacadas.

Fazer um par significa completar o buraco com o número de tacadas pré-estabelecido para um determinado buraco. Por exemplo, no buraco 3, espera-se que sejam necessárias 3 tacadas para conseguir acertá-lo. No entanto, quando os buracos são finalizados com um número de tacadas diferente do estabelecido, são classificados da seguinte forma:

  • bogey - quando o jogador precisou de 1 tacada a mais do que o par;
  • double bogey - quando o jogador precisou de 2 tacadas a mais do que o par;
  • triple bogey - quando o jogador precisou de 3 tacadas a mais do que o par;
  • birdie - quando o jogador precisou de 1 tacada a menos do que o par;
  • eagle - quando o jogador precisou de 2 tacadas a menos do que o par;
  • albatross - quando o jogador precisou de 3 tacadas a mais do que o par.

A jogada em que o golfista coloca a bola no buraco com apenas uma tacada é chamada de hole in one.

Ganhar um buraco significa:

  • completar um buraco com menos tacadas do que o adversário;
  • o adversário conceder um buraco;
  • o adversário recebe uma penalidade geral e perde o buraco.

Empatar um buraco significa:

  • jogador e adversário completam o buraco usando o mesmo número de tacadas;
  • jogador e adversário concordam em considerar um empate.

Ganhar uma partida significa:

  • jogador lidera por mais buracos do que os que faltam para jogar;
  • o adversário concede a partida;
  • o adversário é desclassificado.

Quando há empate na partida, ela continua até que haja um vencedor. Se o jogador informar o número errado de tacadas que realizou ao seu adversário, será penalizado, a não ser que corrija a tempo essa informação.

História do golfe

Os relatos mais antigos sobre uma atividade parecida com o golfe indicam que havia um jogo romano, chamado paganica, no qual os participantes usavam uma vara para acertar uma bola de couro.

No entanto, o golfe como conhecemos hoje tem origem escocesa, possivelmente com influências holandesas e britânicas.

Na Escócia, em 1457, o rei James II proibiu que o golfe fosse praticado, ao perceber que os soldados estavam jogando mais golfe do que praticando arco e flecha. A prática do golfe deixou de ser proibida apenas em 1500.

As primeiras regras oficiais do golfe datam da metade final do século XVIII e foram estabelecidas na Escócia. Essas regras posteriormente foram universalmente padronizadas e aceitas.

No Brasil, o golfe chegou no final do século XIX através de executivos ingleses em São Paulo. O primeiro clube de golfe brasileiro, o São Paulo Golf Club, foi fundado em 1901.

O golfe é um esporte olímpico, tendo feito parte dos Jogos Olímpicos de Paris, em 1900, e de 1904, em Saint Louis (EUA). Após ter sido excluído do programa olímpico, ele regressou nos Jogos de 2016, realizados no Rio de Janeiro.

Leia também:

Referências Bibliográficas

Regras do Golfe. Regras vigentes a partir de 2019. Documento acessado em agosto de 2024, disponível em: https://www.cbg.com.br/wp-content/uploads/2018/11/regras2911.pdf

Golfe no Brasil. Confederação Brasileira de Golfe. Documento acessado em agosto de 2024, disponível em: https://www.cbg.com.br/o-golfe/golfe-no-brasil/

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.