Golfinhos: quem são esses mamíferos, onde vivem, características e espécies
Os golfinhos são mamíferos aquáticos pertencentes ao grupo dos cetáceos. São parentes próximos das baleias, botos e orcas. Estima-se que exista mais de 90 espécies de golfinhos no mundo que vivem em águas rasas, profundas, tropicais e polares.
Segundo Fordyce e Muizon (2001), os cetáceos surgiram durante o Eoceno, há cerca de 50 milhões de anos. Além disso, análises genéticas sugerem que os cetáceos são um grupo irmão dos hipopotamídeos.
Os animais, em geral, conhecidos como "golfinhos" são classificados nas famílias Delphinidae, Iinidae e Pontoporiidae. Alguns animais dessas famílias são: o boto-cor-de-rosa, a orca, a toninha, o golfinho-comum e o golfinho-rotador.
Características dos golfinhos
Os golfinhos possuem adaptação anatômica e fisiológica para viverem em ambiente aquático. A exemplo disso, é o seu orifício respiratório, o respiradouro, que fica na região dorsal, próximo a cabeça, do animal.
Contudo, sua respiração é pulmonar como a de qualquer mamífero. A válvula presente no respiradouro se abre para que o animal obtenha oxigênio atmosférico e se fecha quando ele submerge na água.
Possuem um interessante mecanismo de osmorregulação, ou seja, sua capacidade de obter água e mantê-la em seu corpo. Seu sangue costuma ser menos concentrado e sua urina mais densa do que a água, devido à alta eficiência de seus rins.
Os exemplares que vivem em salgada não bebem água, dessa maneira, se hidratam com a água presente nos alimentos. Além de obterem água de reações metabólicas diante da combinação de átomos de hidrogênio com oxigênio livre.
Sua visão é excelente, tanto dentro quanto fora da água. Possuem uma membrana extra sobre a íris, uma espécie de dupla pupila, é justamente essa estrutura que facilita a percepção da luz em ambiente aquático.
Esses animais possuem um interessante sistema de localização / comunicação, a ecolocação. Por meio de uma estrutura produtora de sons enviam ruídos inaudíveis pelo ser humano por meio do melão.
O melão é aquela região similar a uma testa, localizada na porção frontal do animal. O som enviado reverbera em objetos e retorna ao animal captando-o pela mandíbula e ouvido.
Sobre sua dieta, os golfinhos são animais carnívoros, alimentando-se, majoritariamente, de peixes.
Espécies de golfinhos
Diferente do que se pensa, a orca não é uma baleia. Orca são, na verdade, "golfinhos". Portanto, a ideia popularmente conhecida da "orca, a baleia-assassina", na verdade, é um mito. No entanto, existem muitos outros animais chamados de golfinhos que possuem parentesco entre si como, por exemplo, botos, tucuxi, toninhas e as próprias orcas.
Existem, cerca de, 90 espécies de golfinhos espalhados pelo mundo. Seus nomes populares costumam variar, mas todos são considerados golfinhos. Bastando estarem classificados nas famílias dos golfinhos (Delphinidae, Iinidae e Pontoporiidae).
Alguns exemplos de espécies de golfinhos são:
- Golfinho-de-commerson (Cephalorhynchus commersonii);
- Golfinho-corcunda-do-atlântico (Sousa teuszii);
- Boto-cinza (Sotalia guianensis);
- Orca (Orcinus orca);
- Golfinho-ampulheta (Lagenorhynchus cruci).
Veja também:
Referências Bibliográficas
AMARAL, Karina Bohrer do. Biogeografia histórica dos golfinhos Delphininae (Cetartiodactyla: Delpinidae). 2014.
CASTILHO, Rubens. Golfinhos: quem são esses mamíferos, onde vivem, características e espécies. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/golfinhos/. Acesso em: