Groenlândia
A Groenlândia, cujo nome significa “terra verde”, é uma região autônoma do reino da Dinamarca e a maior ilha do mundo
Fica na região ártica da América do Norte e perto do Polo Norte. É banhada pelos oceanos Ártico e Atlântico, além do Mar da Groenlândia, Mar da Noruega e Mar do Labrador.
O território faz parte do reino da Dinamarca e é cerca de 60 vezes maior do que esse país localizado no Norte da Europa.
A Groenlândia se divide em 4 municípios: Kujalleq, Qaasuitsup, Qeqqata e Sermersooq.
Dados gerais
- Capital: Nuuk.
- Extensão territorial: 2.166.086 km² (¾ da sua extensão é coberta de gelo)
- Habitantes: 56.483.000 (dados de 2015)
- Clima: Polar. No oeste, é menos rigoroso.
- Idioma: Língua groenlandesa.
- Religião: Cristianismo.
- Moeda: Coroa dinamarquesa.
- Sistema de Governo: Democracia Parlamentar.
As geleiras da Groenlândia são do tipo continental e consistem em grossas camadas de gelo que cobrem o relevo. Estudos indicam que se todo o gelo da ilha derreter, o nível do mar pode subir alguns metros. Somando o gelo do polo sul com o da Groenlândia estima-se que esse nível subiria em 70 metros.
No que respeita à economia, os habitantes da Groenlândia vivem da produção pesqueira e da exportação do óleo de baleia. Já o subsolo da Groenlândia é rico em chumbo, zinco e tungstênio.
Na costa leste, vivem os inuits, anteriormente chamados de esquimós. Esse povo nômade indígena é capaz de viver sob temperaturas abaixo dos 45 °C negativos. Apesar de populares, os iglus de gelo, são abrigos de caça, utilizados para descanso e não moradia.
O clima é polar. O Ártico é uma das regiões mais frias do planeta. Deste modo, nem mesmo no verão há calor e o solo está sempre coberto de neve (apenas cerca de 410.000 Km2 de um total de 2.166.086 km² não têm gelo).
Na Groenlândia encontra-se a Tundra e a Taiga, que são tipos de vegetação típicas das altas atitudes. Ursos, alces, lobos, raposas, esquilos e renas são exemplos de animais que podem ser encontrados na fauna das taigas.
Tem destaque como ponto turístico o fiorde de gelo de Ilulissat, classificado como Patrimônio Mundial da Unesco.
História da Groenlândia
A Groenlândia foi ocupada pelos povos vikings no ano 981 durante suas navegações pelos mares do norte. Nesta época, estavam sob o comando de Erik, o Vermelho.
Cerca de 4 séculos depois da descoberta, os vikings deixam a Groenlândia, pois jamais conseguiram adaptar-se corretamente ao clima inóspito da região. Os esquimós passam a ser os únicos habitantes daquelas terras.
A partir do séc. XVIII, a Dinamarca alega que o território a pertencia por conta desta incursão viking e passa a ocupar a ilha. No entanto, em 1953 a Groenlândia conquistou constitucionalmente a igualdade política equivalente às demais partes do reino da Dinamarca.
Temos mais textos sobre a região para você:
Groenlândia. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/groenlandia/. Acesso em: