Hipófise

Juliana Diana
Juliana Diana
Professora de Biologia e Doutora em Gestão do Conhecimento

A hipófise é uma pequena glândula localizada na base do encéfalo.

É considerada a glândula mestra do organismo, pois sua principal função é produzir hormônios que regulam o funcionamento de outras glândulas endócrinas.

Anteriormente, ela era denominada de glândula pituitária. Ela possui aproximadamente 1 cm de diâmetro, o tamanho de uma ervilha, e pesa entre 0,5 a 1,0 g.

Localização da Hipófise
Localização da glândula hipófise

Funções da hipófise

A hipófise possui importantes funções, além do controle de outras glândulas, ela também contribui para o bom funcionamento do metabolismo e produção de hormônios.

A partir de sua relação com o hipotálamo, a hipófise representa locais de interação entre o sistema endócrino e o sistema nervoso.

O hipotálamo, que é uma região do cérebro, regula a atividade secretora da hipófise. Um exemplo é que alguns hormônios do hipotálamo são encaminhados à adeno-hipófise, via uma parte do sistema circulatório chamado de sistema porta, que se estende da base do hipotálamo até a adeno-hipófise.

Conheça mais sobre os sistemas do corpo humano que a hipófise está relacionada:

Divisão da hipófise

Adeno e neuro hipófise
Divisão da hipófise

A hipófise é dividida em duas partes: a anterior ou adeno-hipófise e a posterior ou neuro-hipófise.

Adeno-hipófise

A adeno-hipófise tem origem no tecido epitelial. Ela secreta hormônios a partir da influência da liberação e secreção de hormônios que passam pelo hipotálamo no sistema porta.

Em resposta aos fatores que chegam do hipotálamo, ela secreta seus próprios hormônios, que são proteínas, glicoproteínas ou polipeptídeos.

Veja no quadro abaixo quais são esses hormônios.

Hormônio Descrição
Hormônio do crescimento É uma proteína que estimula o crescimento dos tecidos e contribui na determinação da altura de uma pessoa. Também atua na regulação do metabolismo. Em casos de tumores no hipotálamo ou na hipófise, esse hormônio pode ser produzido em excesso ou em poucas quantidades.
Prolactina É uma proteína que atua na produção de leite pela glândulas mamárias. Possui função incerta nos homens.
Adrenocorticotropina Polipeptídeo que atua em células adiposas, musculares e pancreáticas.
Hormônio estimulador da tireoide (Tireotrofina) Glicoproteína que estimula a síntese e a secreção de hormônios da tireoide.
Gonadotrofinas (Folículo-estimulante e Luteinizante) As gonadotrofinas são glicoproteínas que promovem o crescimento e a função das gônadas (ovários e testículos).

Leia mais sobre tudo que está relacionado aos hormônios da adeno-hipófise:

Neuro-hipófise

A neuro-hipófise tem origem de um prolongamento do hipotálamo, sendo constituída por tecido nervoso.

Ela é assim chamada por ser uma extensão do encéfalo. Sua função é armazenar e secreta dois neuro-hormônios que estão descritos no quadro abaixo.

Hormônio Descrição
Antidiurético (Vasopressina) Responsável pela reabsorção de água nos rins, reduzindo o volume da urina e perda excessiva de água.
Ocitocina Atua no estímulo da musculatura do útero. Possui um importante papel na expulsão do feto no momento do parto.

Saiba mais também sobre: Glândulas endócrinas

Juliana Diana
Juliana Diana
Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Doutora em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2019.