Idade dos Metais: história e características do período
A Idade dos Metais é a última fase da Pré-História, que vai de 5000 a.C. até o surgimento da escrita pelos sumérios, em 4000 a.C.
Recebe esse nome porque o metal foi a matéria-prima mais utilizada para produção de ferramentas e objetos. O primeiro metal a ser fundido pela humanidade foi o cobre.
Alguns estudiosos consideram que a Idade dos Metais é a fase final do período Neolítico.
Principais características da Idade dos Metais: a prática da metalurgia
A principal característica desse período foi o desenvolvimento da metalurgia, que mudou consideravelmente a vida em sociedade.
Com os metais, os instrumentos produzidos passaram a possuir grande rigidez e vida útil, além de poderem ser moldados ou atingir formas que antes a pedra não conseguia produzir.
Conforme a utilização do metal empregado nesse período, a Idade dos Metais pode ser classificada de três maneiras:
- Idade do Cobre;
- Idade do Bronze;
- Idade do Ferro.
O cobre foi o primeiro metal a ser fundido pelas sociedades pré-históricas desse período. Por conseguinte, o bronze, mais resistente que o cobre, era obtido através da mistura de cobre e de outro metal, o estanho.
Já o ferro foi o último, pois possuía um manuseio mais complicado que os outros. No entanto, tornou os materiais produzidos mais resistentes.
Os objetos produzidos com metal podiam incluir instrumentos de cozinha, objetos artísticos, armas, ferramentas para a agricultura, dentre outros.
A importância da Idade dos Metais para o ser humano
A utilização dos metais pelo homem pré-histórico foi fundamental para o desenvolvimento da agricultura, surgida do período neolítico, posto que as ferramentas produzidas eram mais eficazes e auxiliavam no trabalho.
Como exemplos, temos o arado e a enxada.
As ferramentas de caça e pesca também evoluíram, tornando assim a vida mais fácil para o homem pré-histórico.
Isso permitiu a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos e consequentemente, o desenvolvimento do comércio e o aumento da população.
No final da Idade dos Metais, surgem as primeiras cidades e novas relações sociais são estabelecidas.
Diferente dos períodos anteriores, o Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) e o Neolítico (Idade da Pedra Polida), o desenvolvimento da metalurgia e a expansão das técnicas de fundição na Idade dos Metais propiciaram uma enorme conquista tecnológica para a humanidade.
Note que a utilização dos metais não substituiu completamente os instrumentos que eram feitos de pedra e madeira. Esse processo de transição ocorreu de maneira lenta e de diferentes formas em determinados locais.
As primeiras sociedades que começaram a desenvolver a metalurgia estavam localizadas no Oriente, sendo que muitas vezes, eles eram extraídos de locais distantes, o que dificultou a disseminação completa do metal nesse período.
Leia mais: Revolução Agrícola e Divisão da História
Pré-História
A pré-história determina o início da história da humanidade, sendo classificada em três grandes períodos:
- Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada: período que se inicia há aproximadamente 4,4 milhões de anos e se estende até 8000 a.C.
- Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida: período que se estende de 8000 a.C. a 5000 a.C. aproximadamente.
- Idade dos Metais: período que se estende de 5000 a.C., até o surgimento da escrita.
Veja também: Pré-história: características e períodos e Exercícios sobre a Pré-História
SOUZA, Thiago. Idade dos Metais: história e características do período. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/idade-dos-metais/. Acesso em: