Invertebrados Terrestres
Os invertebrados são animais que não possuem coluna vertebral, nem crânio. Eles representam grande parte da biodiversidade do planeta, uma vez que representam cerca de 97% de todas as espécies conhecidas atualmente.
Características dos Grupos Invertebrados
Importante destacar que os invertebrados não são um grupo e sim vários filos, enquanto os vertebrados são todos agrupados no Filo Chordata. O nome invertebrados é uma forma de diferenciá-los dos vertebrados, devido à ausência de vértebras. Muitos dos filos de invertebrados são aquáticos e alguns exclusivamente marinhos.
Conheça os invertebrados aquáticos.
São considerados invertebrados terrestres aqueles que passam a maior parte do seu ciclo de vida fora do ambiente aquático, nos solos e terras úmidas. Todavia, há animais que passam pela água durante certas fases do seu desenvolvimento, por exemplo: a ninfa da libélula (estágio da metamorfose) se desenvolve na água.
Os principais filos de invertebrados terrestres são: Artrópodes, Moluscos, Platelmintos, Nematódeos e Anelídeos.
Saiba mais sobre a classificação do seres vivos.
Artrópodes
O filo dos artrópodes agrupa animais com apêndices articulados e exoesqueleto, que é uma carapaça constituída por quitina. São subdivididos nos seguintes grupos: Crustáceos (animais aquáticos, exemplos: camarão e siri), Insetos, Aracnídeos e Miriápodes.
Insetos
Todos os insetos têm 3 pares de patas, um par de antenas e um ou dois pares de asas (há espécies sem asas). Esse grupo é subdividido em vários subgrupos chamados ordens. A ordem dos coleópteros é a mais numerosa, com cerca de 400 mil espécies de besouros e joaninhas. A seguir está a ordem dos himenópteros com abelhas, formigas e cupins; depois vem os lepidópteros com borboletas e mariposas. Há ainda ordens de percevejos, de cigarras, de baratas, de libélulas, entre outras.
Aracnídeos ou Quelicerados
Essa classe é frequentemente confundida com a dos insetos, mas as características gerais são diferentes. Agrupa animais com 4 pares de patas, sem antenas nem mandíbulas, apresentam quelíceras, sendo assim chamados de quelicerados. Os aracnídeos são quase exclusivamente terrestres (poucas exceções), representados pelas aranhas, escorpiões, opiliões, carrapatos e ácaros.
Veja também: Carrapatos
Miriápodes
São animais com cabeça pequena, corpo alongado e segmentado, e 2 pares de antenas. São divididos em 2 grupos principais: Quilópodos e Diplópodos. Os quilópodos tem o tronco alongado com segmentos variando entre 15 e 170, cada segmento tem um par de patas. Exemplos: centopéias e lacraias. Os diplópodos tem um tórax curto e abdome longo segmentado, cada segmento (entre 25 e 100) com dois pares de patas. Exemplo: piolhos-de-cobra.
Saiba mais sobre piolho de cobra.
Moluscos
Os moluscos possuem também grande número de espécies conhecidas. São animais de corpo mole, com ou sem concha, e de vida livre com raríssimos espécies parasitas. Os exemplos de moluscos terrestres são: caracol-de-jardim e lesma.
Platelmintos e Nematódeos
Os platelmintos e os nematódeos ou nematelmintos são filos de vermes. Os platelmintos têm corpo achatado e são na sua maioria parasitas, que vivem dentro do corpo de outros animais, mas há alguns de vida livre que habitam solos úmidos, como as planárias. Os nematódeos são parasitas de corpo cilíndrico, muitos deles de vida livre e dentre os parasitas conhecidos está a lombriga.
Anelídeos
Esse filo é composto de animais que apresentam o corpo cilíndrico e alongado, composto por anéis transversais, característica essa que nomeia o grupo. Além disso, os anelídeos possuem cerdas corporais que ajudam na sua locomoção. O grupo dos oligoquetas vive no solo úmido e em água doce, o exemplo são as minhocas.
Invertebrados Terrestres. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/invertebrados-terrestres/. Acesso em: