Jean-Baptiste Debret
Jean-Baptiste Debret (1768-1848) foi um pintor francês que deixou um acervo muito importante para o estudo da história do Brasil.
Foi pintor da corte de Napoleão, além de ter sido pintor oficial da Coroa Portuguesa no Brasil. É por esse motivo que suas obras retratam acontecimentos oficiais e que ele é considerado um pintor de história.
Debret foi o responsável por organizar a primeira mostra pública de arte no nosso país, e foi ele quem desenhou a bandeira do Brasil.
Foi um dos fundadores da Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), no Rio de Janeiro.
Obras
No Brasil, a sua obra mais conhecida é Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil.
Antes que sejam apresentadas as ilustrações que fazem parte desse livro, confira algumas obras que descrevem situações vividas por Napoleão Bonaparte.
Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil
Em três volumes e 26 fascículos, publicados em 1834, 1835 e 1839, o livro ilustrado retrata com especial cuidado o cotidiano do Brasil no século XIX.
Além da preocupação social, mostrando escravos e suas atividades, a obra traz acontecimentos políticos e apresenta a fauna e a flora brasileira.
As ilustrações do livro são seguidas de textos que explicam cada uma delas.
No primeiro volume retrata a cultura indígena, no segundo, a relação entre brancos e escravos. No terceiro e último volume, Debret dedica-se à corte e as tradições populares.
Biografia
Jean-Baptiste Debret nasceu em Paris no dia 18 de abril de 1768. Estudou na Academia de Belas Artes, tendo sido aluno de Jacques-Luis David, líder do neoclassicismo e primo de Debret.
Foi desenhista, pintor, cenógrafo, decorador e professor. Era pintor na corte de Napoleão Bonaparte quando foi para o Brasil em 1816, fazendo parte da chamada Missão Artística Francesa.
A missão, encomendada pela Coroa Portuguesa, tinha como objetivo o ensino das artes no país.
Permaneceu em terras brasileiras durante 15 anos.
No Brasil, deu aulas de pintura no seu ateliê no Rio de Janeiro e, mais tarde, na Academia Imperial de Belas Artes, a qual ajudou a fundar.
Viajou por todo o país retratando as paisagens e costumes locais nas suas aquarelas. organizou a primeira mostra pública de arte no nosso país, a Exposição da Classe de Pintura de História da Academia, que aconteceu em 1829.
Depois de regressar a Paris, publicou o livro Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil.
Faleceu em Paris no dia 28 de junho de 1848.
Leia mais:
A Vinda da Família Real para o Brasil
MATÉRIA, Equipe. Jean-Baptiste Debret. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/jean-baptiste-debret/. Acesso em: