Jiboias: venenosas ou não venenosas, características e espécies

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Professor de Biologia e Química Geral

As jiboias, como toda cobra, fazem parte da classe dos répteis, ordem Squamata (Escamados) com os lagartos. Dentro do grupo das serpentes, existem as peçonhentas, que são venenosas, e as não peçonhentas, as que não possuem veneno.

No que diz respeitos às jiboias, elas são cobras não peçonhentas, ou seja, não são venenosas. Dessa maneira, a principal estratégia de captura desses animais é a constrição.

Através do sufocamento, as jiboias garantes que seu alimento não se mexa para que ela o engula de uma só vez. Em alguns casos, as jiboias engolem animais muito maiores que seu diâmetro de boca. Isso ocorre porque elas conseguem deslocar as mandíbulas.

Características das Jiboias

Estima-se que as serpentes tenham surgido há, aproximadamente, 140 milhões de anos. Dados de 2021 e 2022 indicam um total de 3.971 espécies de serpente no mundo e 430 no Brasil. Dentre elas, 67 espécies são da família Boidae. Nessa família seus representantes não são peçonhentos, ou seja, não possuem veneno, exemplos de cobras da família são:

  • Jiboia (Boa constrictor);
  • Sucuri-amarela (Eunectes notaeus).

As jiboias, assim como outras serpentes não peçonhentas, não possuem mandíbula fundida, ou seja, composta por um único osso.

Nelas, a mandíbula é solta e móvel, com a presença de fibras elásticas entre elas, o que garante o aumento abrupto do diâmetro da boca.

Apesar de muitos pensarem que jiboias têm a capacidade de ingerir um boi ou um adulto humano, na prática, as coisas não são bem assim. As jiboias conseguem ingerir animais que possuam 3/4 de sua massa corporal.

Dessa forma, uma jiboia de 40 kg só poderá ingerir animais de no máximo 30 kg. Quanto maior e mais pesada a jiboia, maior será sua capacidade de ingerir animais pesados. Porém, uma jiboia considerada grande atinge cerca de 45 kg.

É importante destacar que as serpentes conhecidas como Jiboias pertencem ao gênero Boa. Por outro lado, há uma espécie de outro gênero chamada de jiboia-arco-íris (Epicrates cenchria).

Jiboia-arco-íris
Espécie Epicrates cenchria (Jiboia-arco-íris)

Espécies de Jiboia

Na verdade, só existe uma espécie de jiboia catalogada. Contudo, essa espécie, Boa constrictor, possui diversas subespécies.

Segundo dados da literatura, existem 11 subespécies de jiboia que ocorrem em diversas partes do mundo. Conheça algumas na imagem abaixo:

subespécies de jiboias no mundo

Curiosidades sobre as Jiboias

Há muita dúvida se uma jiboia poderia ingerir um ser humano, e a resposta é: depende. Por exemplo, se a jiboia for muito grande e pesar 40 kg ela conseguirá ingerir, no máximo, uma criança humana de 30 kg. Pois sua capacidade é de 3/4 da sua massa corporal.

Dessa forma, não é comum esse tipo de ocorrência. No entanto, uma serpente maior, de outra espécie, poderia, sim, ingerir um ser humano. Como ocorreu na Indonésia, quando uma mulher de 30 anos foi encontrada no interior de uma Píton (Pyton regius).

Assim, Jiboias ingerem pequenos animais, no máximo do tamanho de um cão, dadas as proporções possíveis de ingestão.

Jiboia se alimentando
Detalhe de uma Jiboia se alimentando

Saiba mais:

Referências Bibliográficas

DE OLIVEIRA LIMA, Tiago et al. Manejo reprodutivo de jiboias e outros boídeos criados em cativeiro. Rev. Bras. Reprod. Anim, v. 43, n. 2, p. 276-283, 2019.

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.