John Kennedy
John Fitzgerald Kennedy (1917-1963) foi um militar, político e presidente dos Estados Unidos de 1961 a 1963.
Seu governo ocorreu em plena Guerra Fria e foi marcado pela construção do Muro de Berlim, a Crise dos Mísseis, a Corrida Espacial, a Guerra do Vietnã e o Movimento dos Direitos Civis Americanos.
O presidente Kennedy foi assassinado em 22 de novembro de 1963 quando visitava com sua esposa, Jacqueline Kennedy, a cidade de Dallas, no Texas.
![John F. Kennedy](https://static.todamateria.com.br/upload/ke/nn/kennedy-0-cke.jpg)
Morte
John F. Kennedy foi assassinado por Lee Harvey Oswald (1939-1963), um ex-fuzileiro naval americano. Por sua vez, Oswald foi morto por Jack Ruby (1911-1967), dois dias depois do crime, quando era encaminhado da delegacia para a prisão estadual.
Deste modo, a morte de Kennedy nunca foi totalmente explicada, o que alimentou várias teorias da conspiração.
Após dez meses de investigações conduzidas pela “Comissão de Investigação sobre o Assassinato do Presidente Kennedy”, concluiu-se que Oswald e Ruby agiram sozinhos. Lee Oswald provavelmente deve ter assassinado o presidente Kennedy por motivos pessoais.
De qualquer maneira, em 1976, foi estabelecida a "Comissão Americana da Câmara dos Representantes para Investigar as Mortes de Kennedy e de Martin Luther King Jr".
Mais uma vez, concluiu-se que a ação de Lee Oswald foi solitária e que o termo “conspiração” era inadequado para classificar a atitude do assassino. Da mesma forma, nenhum governo estrangeiro ou agência de inteligência americana estariam envolvidos no crime.
No entanto, dita Comissão fez uma crítica ao FBI e à CIA afirmando que o mandatário americano não se encontrava suficientemente protegido naquele dia.
História de JFK
John Fitzgerald Kennedy, conhecido como JFK, nasceu em 29 de maio de 1917, numa rica família católica americana. O pai era diplomata, possuía propriedades rurais e proporcionou aos filhos uma boa educação.
Kennedy estudou em colégios privados e frequentou a Universidade de Harvard, viajou pela Europa e passou dois meses na América do Sul.
Quando estalou a Segunda Guerra Mundial, alistou-se na Marinha, primeiro realizando relatórios para seus superiores e depois, promovido a tenente, comandou barcos de patrulhamento e reconhecimento no Pacífico.
Numa dessas missões, seu barco foi atingido por um destróier japonês e se partiu em dois. A tripulação conseguiu sobreviver nadando à ilha mais próxima e Kennedy foi condecorado pela ajuda prestada aos seus homens.
Carreira Política
John F. Kennedy opta por seguir a carreira política impulsionado pelo pai. Após a morte do irmão mais velho, lança-se ao desafio de ocupar uma cadeira de deputado federal, pelo estado de Massachusetts, em 1946. É reeleito e em 1950 concorre a senador e sai vitorioso.
O próximo passo é conseguir projetar sua imagem a nível nacional e superar o medo do eleitorado americano a um candidato católico.
Depois de uma intensa campanha e dos três debates televisivo que foram cruciais nesta eleição, Kennedy derrota o candidato republicano Richard Nixon e se elege presidente em 1960.
Casamento com Jacqueline Kennedy
![Jacqueline Kennedy](https://static.todamateria.com.br/upload/ca/mp/campanhapresidencial-cke.jpg)
John Kennedy e a jornalista Jacqueline Bouvier se comprometem em 1953 e se casam no mesmo ano. São dois jovens ricos e de famílias tradicionais americanas.
"Jackie", como será conhecida, trará seu refinamento a Casa Branca e será o contra-peso da mãe perfeita para o mulherengo John F. Kennedy.
O casal teria quatro filhos, mas somente dois chegaram à vida adulta: Caroline (1957) e John Kennedy Jr. (1960-1999).
Governo John F. Kennedy
O governo de Kennedy deu-se em plena Guerra Fria. A construção do Muro de Berlim, o fato de Cuba ter passado à esfera soviética e a Corrida Espacial, são alguns fatos que repercutiram em todo mundo.
Vejamos alguns deles:
Muro de Berlim
O Muro de Berlim foi erguido na parte socialista da cidade alemã a qual estava localizada em pleno território da República Democrática Alemã (Alemanha Oriental).
O muro foi erguido para conter as contínuas fugas de cidadãos alemães orientais para o lado capitalista. Assim, tornou-se o símbolo mais visível da guerra ideológica travada entre EUA e URSS.
O auge da tensão entre Estados Unidos e URSS, aconteceu em 27 de outubro de 1961. Neste dia, um diplomata americano ficou retido pelas autoridades na Alemanha Oriental.
![Kennedy na Alemanha](https://static.todamateria.com.br/upload/jf/ke/jfkemberlim3b.jpg)
Os americanos mandaram seus tanques para o "Check Point Charlie", um dos postos onde era possível cruzar a fronteira, e ameaçaram bombardeá-lo caso o cidadão dos Estados Unidos não voltasse para casa.
Por sua vez, os soviéticos fizeram o mesmo, e ambos os exércitos ficaram em prontidão, esperando que se resolvesse o problema. Felizmente, o diplomata americano foi liberado e ninguém disparou um tiro.
Em 26 de junho de 1963, Kennedy visitou a Alemanha Ocidental e fez um discurso contra o comunismo para uma multidão de berlinenses.
Corrida Espacial
A Corrida Espacial foi uma disputa entre a União Soviética e os Estados Unidos pelo domínio da órbita terrestre e para saber qual país seria capaz de levar o primeiro ser humano ao espaço.
A União Soviética saiu à frente ao levar o primeiro ser vivo, a cadela Laika, em 3 de novembro de 1957. Em seguida, o soviético Yuri Gagarin, seria o primeiro homem a dar a volta na órbita terrestre, em 12 de abril de 1961.
Isso fez o presidente John Kennedy declarar, em maio de 1961, na NASA, que os Estados Unidos deveriam levar os primeiros homens a caminhar sobre a lua antes do final da década de 60.
De fato, os Estados Unidos conseguiriam fazê-lo com o Apollo 11, em 20 de julho de 1969.
Crise dos Mísseis
A Crise dos Mísseis foi um dos momentos de grande tensão durante a Guerra Fria envolvendo Estados Unidos, União Soviética e Cuba. Neste momento, houve chances reais de que uma Terceira Guerra Mundial acontecesse.
Em 1961, o líder cubano Fidel Castro, anuncia que a Revolução Cubana implantaria um regime socialista no país. Isto significava ter um aliado da União Soviética a poucos quilômetros da costa americana.
Por isso, os americanos planejaram uma invasão ao país pela Baía dos Porcos, mas foram rechaçados. Isso foi uma dura derrota para os Estados Unidos.
![Crise dos Mísseis](https://static.todamateria.com.br/upload/07/ke/07kennedyekruschev1-cke.jpg)
No ano seguinte, o serviço de espionagem dos Estados Unidos, detecta que a União Soviética estava instalando uma base de lançamento de mísseis capazes de alcançar o território americano.
Seguem treze dias de tensão, entre 16 a 23 de outubro de 1962, quando fotografias da ilha de Cuba são analisadas pela comissão de crise presidencial.
No final, o presidente Kennedy decide decretar uma "quarentena" a qualquer barco que se aproximasse da ilha caribenha com uma carga suspeita. A medida consegue apoio na ONU e na OEA (Organização dos Estados Americanos).
O momento mais tenso foi quando dezoito navios soviéticos se dirigem a Cuba. Tudo estava preparado para que os americanos o abordassem, mas dezesseis deles desistem e recuam. Os dois restantes são abordados pelos americanos e liberados para chegar ao destino.
Curiosidades
- Kennedy foi o primeiro presidente americano católico e o segundo mais jovem a governar os Estados Unidos.
- O nome do presidente Kennedy batiza vários lugares no Brasil, como a Vila Kennedy (RJ), nascida no governo de Carlos Lacerda ou a Avenida Kennedy, em São Bernardo do Campo (SP).
Frases
- Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país.
- A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.
- Coragem é manter a classe sob pressão.
- O laço essencial que nos une é que todos nós habitamos este pequeno planeta. Todos nós respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais.
- Às vezes é preciso parar e olhar para longe, para podermos enxergar o que está diante de nós.
Leia mais:
BEZERRA, Juliana. John Kennedy. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/john-kennedy/. Acesso em: