Linguagem Publicitária
A Linguagem Publicitária é aquela utilizada nas mensagens publicitárias, a qual possui forte intencionalidade de provocar sensações no leitor, ou seja, de convencê-lo.
Aspectos da Linguagem Publicitária
Note que a linguagem publicitária não precisa ser necessariamente escrita, ou seja, esse tipo de discurso utiliza de outras modalidades ou pluralidade de códigos, seja a linguagem escrita, visual e auditiva, com o objetivo central de conquistar o público.
Os meios mais comuns de encontrarmos a linguagem publicitária é nas faixas, cartazes, anúncios, outdoors, revistas, dentre outros.
Antes de mais nada, devemos lembrar que o principal intuito da linguagem publicitária é persuadir as pessoas.
Nesse caso, pensemos nas empresas que utilizam da linguagem publicitária, para difundir determinada marca, produto ou serviço e aumentar suas vendas (lucro).
Elas focam sobretudo, na linguagem persuasiva, ou seja, com o intuito de convencer as pessoas a comprar ou adquirir tais produtos e serviços.
Já que a intenção maior da linguagem publicitária é persuadir as pessoas, ela é muito atrativa, ou seja, chama a atenção da população, envolvendo a linguagem verbal e não verbal, por exemplo, imagens atrativas e coloridas, frases de efeito, ou mesmo, a interação com o público, tal qual ocorre em algumas campanhas publicitárias.
Muitas vezes, os textos publicitários misturam a linguagem verbal (textos, letras, palavras) com elementos que apresentam uma linguagem não-verbal, tal qual as fotografias, imagens, desenhos, dentre outros.
O que importa, afinal, é conquistar o público e por isso, a linguagem publicitária é cuidadosamente produzida por meio de efeitos retóricos, aspectos estilísticos, recursos expressivos e técnicas argumentativas peculiares.
De tal modo, para atrair o público ela utiliza a linguagem coloquial, ou seja, a linguagem informal, dinâmica e cotidiana, em detrimento da linguagem formal ou culta.
Além disso, outra importante caraterística das mensagens publicitárias é a criatividade, onde o uso do humor torna-se uma ferramenta recorrente para atrair o público.
Características da Linguagem Publicitária
Para facilitar o estudo, segue abaixo as principais características da linguagem publicitária:
- Intenção principal de convencer o leitor
- Linguagem dinâmica, coloquial, direta, simples e acessível
- Intertextualidade (relação com outros textos) e humor
- Recursos visuais, sonoros e interativos
- Linguagem retórica, apelativa e persuasiva
- Verbos no imperativo e uso de vocativo
- Linguagem conotativa (figurada) para gerar múltiplas interpretações
- Figuras de linguagem e/ou vícios de linguagem
- Função apelativa da linguagem (conativa)
- Rimas, ritmo e trocadilhos
- Neologismos e estrangeirismos
Exemplos de Linguagem Publicitária
- Abuse e use C&A! (Lojas de roupas e acessórios C&A)
- Beba Coca-Cola! (Coca-Cola)
- Compre Baton! (Chocolates Baton)
- Vem pra Caixa você também! (Banco Caixa Econômica Federal)
- É impossível comer um só! (Salgadinhos da Cheetos)
- Tem 1001 utilidades. (Esponja de aço: Bombril)
- Se é Bayer é bom. (Indústria Farmacêutica Bayer)
- É Gripe? Benegripe! (Remédio benegripe)
Saiba mais no artigo: Texto Publicitário.
Funções da Linguagem
De acordo com a intencionalidade do locutor (ou enunciador) do discurso linguístico, fica claro que a linguagem possui diversas funções, no entanto, todas compartilham a mesma intenção: de interagir com o interlocutor (receptor da mensagem).
Essas funções foram estruturas pelo linguista russo Roman Jakobson (1896-1982), em 1960.
Segundo os estudos de Jakobson, a linguagem possui seis funções, sendo a linguagem publicitária sobretudo de “função conativa”, mas que pode também apresentar a “função poética”, em alguns casos:
- Função Referencial: informar sobre algo no sentido denotativo, ou seja, destituída de subjetividade, por exemplo, os textos jornalísticos.
- Função Emotiva: discursos marcados pela subjetividade do locutor, por exemplo, os diários pessoais, repletos de emoções e sentimentos do autor.
- Função Poética: de caráter subjetivo, essa função é caraterística dos textos literários, por exemplo, os poemas. Entretanto, ela pode ser usada na linguagem publicitária.
- Função Fática: utilizada para interromper ou estabelecer a comunicação e a interação entre o locutor (emissor) e o interlocutor (receptor), essa função é característica dos diálogos (cumprimentos, saudações, despedidas, conversas no telefone, etc.).
- Função Conativa: utiliza a linguagem apelativa, persuasiva com o intuito de convencer o receptor da mensagem, por exemplo, as mensagens publicitárias.
- Função Metalinguística: uso de metalinguagem (linguagem que fala dela mesma), por exemplo, os verbetes de dicionários e as gramáticas que explicam a linguagem escrita, através dela mesma.
DIANA, Daniela. Linguagem Publicitária. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/linguagem-publicitaria/. Acesso em: