Lista de Exercícios de Genética (de ENEM)
Questão 1
A sequência de nucleotídeos do RNA mensageiro presentes em um gene de um fungo, constituída de sete códons, está escrita a seguir
Qual mutação produzirá a menor proteína?
Deleção de G no códon 3.
Substituição de C por U no códon 4.
Substituição de G por C no códon 6.
Substituição de A por G no códon 7.
Deleção dos dois primeiros nucleotídeos no códon 5.
Fonte: Questão 96 da prova azul do segundo dia do Enem 2021
Questão 2
A deficiência de lipase ácida lisossômica é uma doença hereditária associada a um gene do cromossomo 10. Os pais dos pacientes podem não saber que são portadores dos genes da doença até o nascimento do primeiro filho afetado. Quando ambos os progenitores são portadores, existe uma chance, em quatro, de que seu bebê possa nascer com essa doença.
Essa é uma doença hereditária de caráter
recessivo.
dominante.
codominante.
poligênico.
polialélico.
Fonte: Questão 132 da prova azul do segundo dia do Enem 2021
Questão 3
Alterações no genoma podem ser ocasionadas por falhas nos mecanismos de cópia e manutenção do DNA, que ocorrem aleatoriamente. Assim, a cada ciclo de replicação do DNA, existe uma taxa de erro mais ou menos constante de troca de nucleotídeos, independente da espécie. Partindo-se desses pressupostos, foi construída uma árvore filogenética de alguns mamíferos, conforme a figura, na qual o comprimento da linha horizontal é proporcional ao tempo de surgimento da espécie a partir de seu ancestral mais próximo.
Qual espécie é geneticamente mais semelhante ao seu ancestral mais próximo?
Cavalo
Ovelha
Veado
Porco
Vaca
Fonte: Questão 106 da prova azul do segundo dia do Enem 2020 Digital
Questão 4
Fenômenos epigenéticos levam a modificações do DNA e das histonas, que influenciam o remodelamento da cromatina e, consequentemente, a disponibilização ou não de genes para a transcrição.
Esses fenômenos atuam na
regulação da expressão gênica.
alteração nas sequências de bases.
correção de mutações em determinados genes.
associação dos ribossomos ao RNA mensageiro.
alteração nas sequências dos aminoácidos das histonas
Fonte: Questão 119 da prova azul do segundo dia do Enem 2020 Digital
Questão 5
Uma população encontra-se em equilíbrio genético quanto ao sistema ABO, em que 25% dos indivíduos pertencem ao grupo O e 16%, ao grupo A homozigotos.
Considerando que: p = frequência de IA; q = frequência de IB: e r = frequência de i, espera-se encontrar:
A porcentagem de doadores compatíveis para alguém do grupo B nessa população deve ser de:
11%.
19%
26%
36%
60%.
Fonte: Questão 125 da prova azul do segundo dia do Enem 2020
Questão 6
Um grupo sanguíneo, ou tipo sanguíneo, baseia-se na presença ou ausência de dois antígenos, A e B, na superfície das células vermelhas do sangue. Como dois antígenos estão envolvidos, os quatro tipos sanguíneos distintos são:
• Tipo A: apenas o antígeno À está presente,
• Tipo B: apenas o antígeno B está presente;
• Tipo AB: ambos os antígenos estão presentes,
• Tipo O: nenhum dos antígenos está presente.
Disponível em http://saude.hsw.uol.com.br Acesso em 15 abr 2012 (adaptado)
Foram coletadas amostras de sangue de 200 pessoas e, após análise laboratorial, foi identificado que em 100 amostras está presente o antígeno A, em 110 amostras há presença do antígeno B e em 20 amostras nenhum dos antígenos está presente.
Dessas pessoas que foram submetidas à coleta de sangue, o número das que possuem o tipo sanguíneo A é igual a
30.
60.
70.
90.
100.
Fonte: Questão 169 da prova azul do segundo dia do Enem 2020
Questão 7
Os frutos da pupunha têm cerca de 1g em populações silvestres no Acre, mas chegam a 70 g em plantas domesticadas por populações indígenas. No princípio, porém, a domesticação não era intencional. Os grupos humanos apenas identificavam vegetais mais saborosos ou úteis, e sua propagação se dava pelo descarte de sementes para perto dos sítios habitados.
A mudança de fenótipo (tamanho dos frutos) nas populações domesticadas de pupunha deu-se porque houve
introdução de novos genes.
redução da pressão de mutação.
diminuição da uniformidade genética.
aumento da frequência de alelos de interesse.
expressão de genes de resistência a patógenos.
Fonte: Questão 100 da prova azul do segundo dia do Enem 2020 Digital
Questão 8
Com base nos experimentos de plantas de Mendel, foram estabelecidos três princípios básicos, que são conhecidos como leis da uniformidade, segregação e distribuição independente. A lei da distribuição independente refere-se ao fato de que os membros de pares diferentes de genes segregam-se independentemente, uns dos outros, para a prole.
Hoje, sabe-se que isso nem sempre é verdade. Por quê?
A distribuição depende do caráter de dominância ou recessividade do gene.
Os organismos nem sempre herdam cada um dos genes de cada um dos genitores.
As alterações cromossômicas podem levar a falhas na segregação durante a meiose.
Os genes localizados fisicamente próximos no mesmo cromossomo tendem a ser herdados juntos.
O cromossomo que contém dois determinados genes pode não sofrer a disjunção na primeira fase da meiose.
Fonte: Questão 110 da prova azul do segundo dia do Enem 2019
Questão 9
Um estudante relatou que o mapeamento do DNA da cevada foi quase todo concluído e seu código genético desvendado. Chamou atenção para o número de genes que compõem esse código genético e que a semente da cevada, apesar de pequena, possui um genoma mais complexo que o humano, sendo boa parte desse código constituída de sequências repetidas. Nesse contexto, o conceito de código genético está abordado de forma equivocada.
Cientificamente esse conceito é definido como
trincas de nucleotídeos que codificam os aminoácidos.
localização de todos os genes encontrados em um genoma.
codificação de sequências repetidas presentes em um genoma.
conjunto de todos os RNAs mensageiros transcritos em um organismo.
todas as sequências de pares de bases presentes em um organismo.
Fonte: Questão 110 da prova azul do segundo dia do Enem 2018
Questão 10
Considere, em um fragmento ambiental, uma árvore matriz com frutos (M) e outras cinco que produziram flores e são apenas doadoras de pólen (DP1, DP2, DP3, DP4 e DP5). Foi excluída a capacidade de autopolinização das árvores. Os genótipos da matriz, da semente (S1) e das prováveis fontes de pólen foram obtidos pela análise de dois locos (loco A e loco B) de marcadores de DNA, conforme a figura.
A progênie S1 recebeu o pólen de qual doadora?
DP1
DP2
DP3
DP4
DP5
Fonte: Questão 127 da prova azul do segundo dia do Enem 2018
Questão 11
O cruzamento de duas espécies da família das Anonáceas, a cherimoia (Annona cherimola) com a fruta-pinha (Annona squamosa), resultou em uma planta híbrida denominada de atemoia. Recomenda-se que o seu plantio seja por meio de enxertia.
Um dos benefícios dessa forma de plantio é a
ampliação da variabilidade genética.
produção de frutos das duas espécies.
manutenção do genótipo da planta híbrida.
reprodução de clones das plantas parentais.
modificação do genoma decorrente da transgenia.
Fonte: Questão 107 da prova azul do segundo dia do Enem 2018
Questão 12
A distrofia muscular Duchenne (DMD) é uma doença causada por uma mutação em um gene localizado no cromossomo X. Pesquisadores estudaram uma família na qual gêmeas monozigóticas eram portadoras de um alelo mutante recessivo para esse gene (heterozigóticas). O interessante é que uma das gêmeas apresentava o fenótipo relacionado ao alelo mutante, isto é, DMD, enquanto a sua irmã apresentava fenótipo normal.
A diferença na manifestação da DMD entre as gêmeas pode ser explicada pela
dominância incompleta do alelo mutante em relação ao alelo normal.
falha na separação dos cromossomos X no momento da separação dos dois embriões.
recombinação cromossômica em uma divisão celular embrionária anterior à separação dos dois embriões.
inativação aleatória de um dos cromossomos X em fase posterior à divisão que resulta nos dois embriões.
origem paterna do cromossomo portador do alelo mutante em uma das gêmeas e origem materna na outra.
Fonte: Questão 117 da prova azul do segundo dia do Enem 2017
Questão 13
Um geneticista observou que determinada plantação era sensível a um tipo de praga que atacava as flores da lavoura. Ao mesmo tempo, ele percebeu que uma erva daninha que crescia associada às plantas não era destruída. A partir de técnicas de manipulação genética, em laboratório, o gene da resistência à praga foi inserido nas plantas cultivadas, resolvendo o problema.
Do ponto de vista da biotecnologia, como essa planta resultante da intervenção é classificada?
Clone.
Híbrida.
Mutante.
Dominante.
Transgênica.
Fonte: Questão 99 da prova azul do segundo dia do Enem 2017 Segunda Aplicação
Questão 14
O heredograma mostra a incidência de uma anomalia genética em um grupo familiar.
O indivíduo representado pelo número 10, preocupado em transmitir o aIeIo para a anomalia genética a seus filhos, calcula que a probabilidade de ele ser portador desse aIeIo é de
0%
25%
50%
67%
75%
Fonte: Questão 113 da prova azul do segundo dia do Enem 2017 Segunda Aplicação
Questão 15
Uma mulher deu à luz o seu primeiro filho e, após o parto, os médicos testaram o sangue da criança para a determinação de seu grupo sanguíneo. O sangue da criança era do tipo O+. Imediatamente, a equipe médica aplicou na mãe uma solução contendo anticorpos anti-Rh, uma vez que ela tinha o tipo sanguíneo O-.
Qual é a função dessa solução de anticorpos?
Modificar o fator Rh do próximo filho.
Destruir as células sanguíneas do bebê.
Formar uma memória imunológica na mãe.
Neutralizar os anticorpos produzidos pela mãe.
Promover a alteração do tipo sanguíneo materno.
Fonte: Questão 122 da prova azul do segundo dia do Enem 2017 Segunda Aplicação
Lista de Exercícios de Genética (de ENEM). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/lista-de-exercicios-de-genetica-de-enem/. Acesso em: