Lixo Orgânico: entenda o que é, como é produzido e exemplos

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Professor de Biologia e Química Geral

O Lixo Orgânico, também chamado de resíduo orgânico, é todo material produzido pela natureza. Dessa maneira, os materiais biológicos, tais como: alimentos, folhas ou ramos de árvores, animais mortos, frutos, podem transformar-se em lixo orgânico.

Logo, quando esses materiais são utilizados pelo homem e descartados como resíduos formam o lixo orgânico.

Como todo lixo, o Lixo Orgânico, deve ser descartado de maneira correta. Dentro do sistema de coleta de lixo padronizada, a coloração da lata para lixo orgânico é marrom.

Separação do lixo orgânico - matéria orgânica

Exemplos de Lixo Orgânico

Lixo Orgânico - separado

  • Restos de alimentos (carne, vegetais, frutas, ossos, etc.);
  • Papel usado (higiênico, absorvente, etc.);
  • Sacos de café e chá;
  • Cascas de vegetais em geral (frutas, tubérculos, legumes etc);
  • Folhas, caule, madeira;
  • Dejetos humanos.

Reciclagem do Lixo Orgânico

A reciclagem do lixo orgânico está relacionada com técnicas de sustentabilidade, uma vez que, se lançados em locais inapropriados podem causar impactos negativos no meio ambiente.

Símbolo do lixo orgânico - reciclagem

Vale notar que no mundo, bilhões de toneladas de lixo orgânico são produzidas diariamente.

Para tanto, a reciclagem do lixo orgânico é de suma importância e pode estar relacionada com o processo de compostagem e ainda com a produção de energia.

No primeiro caso, ele é usado como adubo natural e no segundo, com a produção de biogás, um biocombustível composto principalmente de gás metano (CH4) e gás carbônico (CO2).

Assim, a coleta desse tipo de lixo é realizada nos aterros sanitários, locais apropriados para o lançamento desses resíduos.

Coleta e Tratamento do Lixo Orgânico

Depois de coletado pelo serviço público, geralmente o lixo orgânico é levados para locais próprios chamados de aterros sanitários.

O tratamento de lixo orgânico nesses locais é realizado através da captação do chorume, um líquido mau cheiroso, escuro e viscoso produzido pela decomposição de matéria orgânica.

Dessa maneira, os solos dos aterros são preparados através de um sistema de impermeabilização o qual drena o chorume, posto que ele polui o solo, as águas subterrâneas e os rios. Além disso, está propenso a proliferação de animais e de doenças.

Com a decomposição de resíduos orgânicos metano (CH4) é produzido. O metano é um gás tóxico incolor e inodoro, que contribui para o aumento do efeito estufa no planeta.

No entanto, o metano é matéria prima para a produção do biogás nas Usinas Termoelétricas, sendo uma boa alternativa de fonte renovável.

Embora seja a forma mais indicada para o tratamento do lixo orgânico, é importante entender que a separação de resíduos deve ser responsabilidade de todos. A coleta seletiva auxilia na diminuição dos impactos causados pelo lixo no meio ambiente.

Mediante a padronização de cores dos coletores da coleta seletiva, o lixo orgânico é depositado nos contentores de cor marrom.

Lixeira marrom para lixo orgânico

Lixo Inorgânico

Ao contrário do lixo orgânico, o lixo inorgânico é aquele não oriundo de seres vivos (animais ou vegetais), por exemplo, embalagens, vidro, metal, papelão, dentre outros.

Diferente do lixo orgânico, esse tipo de lixo demora anos para se decompor no solo. Portanto, a melhor alternativa é fazer a separação pela coleta seletiva para ser utilizado na reciclagem (transformação de materiais usados em novos).

Saiba mais sobre o tema, com a leitura dos artigos:

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.