O Mapa do Brasil mostra a representação geográfica do país reunindo as capitais, estados e cidades que o compõem.
O atual mapa político do Brasil contém 26 estados e o Distrito Federal. Está em vigência desde 1988, quando foi criado o Estado do Tocantins, a partir da divisão do território de Goiás.
Com a Constituição de 88, os territórios de Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se Estados e o arquipélago de Fernando de Noronha foi anexado a Pernambuco.
Mapa Político
Mapas das Regiões do Brasil
Região Norte
Com uma área de 3 853 676,948 km², equivalente a 42,27% do território nacional, a região norte é maior do país.
É formada por 7 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Região Nordeste
Com uma área de 1 554 291,607 km², equivalente a 18,27% do território nacional, a região nordeste é formada por 9 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Região Sudeste
Com uma área de 925 511 km², equivalente a 10,85% do território nacional, a região sudeste é a mais populosa do país.
É formada por 4 estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Região Sul
Com uma área de 576.774,310 km², o que corresponde a 6,76% do território brasileiro, a região sul é a menor do país.
É formada 3 estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Região Centro-Oeste
Com uma área de 1 606 399.509 km², equivalente a 18,86% do território nacional, a região centro-oeste é a segunda maior do país.
É formada por 3 estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Veja também: Regiões brasileiras
Mapa das Regiões Geoeconômicas
Mapas Temáticos do Brasil
Um mapa do Brasil pode ser representado por diferentes aspectos geográficos, históricos, políticos e demográficos. Assim, os mapas que representam um assunto específico são chamados de mapas temáticos. Por exemplo:
- O clima e seus fenômenos meteorológicos - mapa climático
- A cobertura vegetal - mapa de vegetação
- Os relevos e altitudes - mapa físico
- Os transportes - (rodovias, ferrovias, rios navegáveis) - mapa dos transportes
Mapa Físico
Mapa de Biomas
Mapa Climático
Mapa de Hidrografia (Bacias Hidrográficas)
História do Mapa do Brasil
Os limites do futuro território brasileiro foram definidos antes mesmo do descobrimento, em 1494, com a assinatura do Tratado de Tordesilhas, entre Portugal e Espanha.
Tratado de Tordesilhas
Pelo Tratado de Tordesilhas, o domínio lusitano consistia em todas as terras existentes do lado oriental de uma linha imaginária traçada a oeste de Cabo Verde. Por outro lado, a parte ocidental pertencia à Espanha.
A representação do mapa do Brasil obedecendo às definições do acordo foi indicada pelo cartógrafo português Luís Teixeira em 1574.
Primeiros mapas
A primeira representação gráfica da América portuguesa aparece no mapa de Juan de la Cosa (1460-1510), navegador, cartógrafo e diplomata espanhol.
Ele havia acompanhado Cristóvão Colombo na sua primeira e segunda expedição, em 1492 e 1493, respectivamente.
Voltaria à América na esquadra liderada por Alonso de Ojeda (1466-1516) e ao regressar confecciona um mapa, provavelmente, a pedido dos reis Isabel e Fernando.
O mapa é um dos mais atualizados de sua época e já inclui as terras avistadas por Vasco da Gama e Bartolomeu Dias. Igualmente, traz a América Central e do Sul.
As terras de portuguesas aparecem em azul com a indicação "ilha descoberta por Portugal", o que demonstra que Juan de la Cosa estava familiarizado com a chegada de Pedro Álvares Cabral àquele lugar.
Este mapa se encontra em exposição permanente no Museu Naval, em Madri:
As primeiras representações gráficas sobre o Brasil datam de 1502 e foram organizadas pelo comerciante italiano Alberto Cantino.
Cantino era um espião a serviço do duque de Ferrara e comprou o documento enquanto estava em Lisboa. O mapa data provavelmente de 1502 e sua descrição da costa da América Portuguesa já mostra detalhes do litoral.
Não se conhece o autor do mapa, mas ele sabia dos resultados da expedição integrada pelo navegador italiano Américo Vespúcio (1454-1512).
O original deste mapa se encontra na Biblioteca de Módena, na Itália.
Também foi um italiano, Jerônimo Marini, o primeiro cartógrafo a confeccionar um mapa com a denominação de Brasil, em 1511.
Atlas Português
O Atlas Português também conhecido como Atlas Muller foi confeccionado a pedido do rei Dom Manuel (1569-1521).
Além de representar a costa do futuro Brasil com precisão é ilustrado com as riquezas que o Novo Mundo possuía: madeira, rios, natureza exuberante, indígenas desnudos, animais imaginários e reais.
A América Portuguesa recebia o nome de Terra Brasilis. Atualmente, o documento original se encontra na Biblioteca de Paris.
Desde que os portugueses foram se fixando à terra e colonizando-a, os mapas foram se aprimorando.
No entanto, foram os holandeses que passaram a estudar mais a cartografia da região a partir de 1630. Isso ocorreu em consequência da instalação da Companhia das Índias Ocidentais na região Nordeste.
A cartografia foi usada como base para garantir o domínio português em várias ocasiões da história. Por conta do risco de perder o território, a Coroa portuguesa foi obrigada a investir em estudos cartográficos.
Atlas do Brasil
O primeiro Atlas do Brasil foi confeccionado pelo cartógrafo João Teixeira Albernaz, o Velho, em 1640. As cartas cartográficas demonstram que o domínio do Brasil começava no Rio da Prata, incluía o Uruguai, e terminava na foz do Rio Amazonas.
A publicação trazia em destaque o mapa de várias províncias da América Lusitana como o Rio Grande do Sul e o Uruguai (reivindicado pela Coroa portuguesa).
A busca pelo conhecimento do território e sua representação no papel permaneceu intensa após a assinatura do Tratado de Utrecht, em 1713.
Foi, contudo, em 1729, que o trabalho recebeu ordem prioritária. Nove anos antes, um estudo francês questionava a divisa com a Guiana Francesa e a Coroa portuguesa enviou uma missão jesuítica para detalhar os domínios nacionais.
Os estudos foram concluídos pelo diplomata português Alexandre Gusmão (1695-1753), que elaborou o Mapa das Cortes. Os resultados foram usados para embasar as negociações do Tratado de Madri, em 1750, que definia as áreas de posse portuguesa e espanhola.
Mais detalhes sobre as fronteiras e a divisão interna da colônia portuguesa ficaram a cargo de astrônomos, engenheiros militares, desenhistas e matemáticos.
Dos estudos resultou Carta Geographica de Projeção Espherica da Nova Lusitânia ou América Portuguesa e Estado do Brasil, publicada em 1797.
Aprofunde os seus conhecimentos com:
- Tipos de mapas
- Mapa-Múndi: continentes, países e oceanos
- Capitais do Brasil
- Estados do Brasil
- Formação do território brasileiro
- Fronteiras do Brasil
- Mapa de Minas Gerais (cidades, rodoviário, mesorregiões)
- Regiões Geoeconômicas do Brasil: quais são e características
MARQUES, Vinícius. Mapa do Brasil. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/mapa-do-brasil/. Acesso em: