Domínio dos Mares de Morros: o que são e onde estão localizados
Os mares de morros representam um domínio morfoclimático (que reúne relevo, clima, vegetação e hidrografia) presente no Brasil. Ele é formado pela união de diversas elevações de topos arredondados.
O nome está associado a um grande conjunto de morros arredondados formados pelo intenso processo de erosão. De tal maneira, o termo “mar” está relacionado com a semelhança dos morros e das ondas do mar.
Localização
No país, os mares de morros estão localizados na faixa litorânea, abrangendo as regiões nordeste, sudeste e sul do país.
Os estados que apresentam esse tipo de domínio morfoclimático são: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Fazem parte dos mares de morro: a Serra do Mar, Serra da Mantiqueira, Serra de Diamantina, Serra do Espinhaço (ou Serra Geral), Serra da Canastra, Serra do Caparaó, dentre outros.
Vegetação
A Mata Atlântica (floresta latifoliada tropical) é o principal bioma presente nos mares de morros. Ainda que seja um dos biomas que apresente maior biodiversidade, ele tem sido um dos mais devastados do Brasil.
Isso porque a localização dos mares de morros abrange as partes com maior demografia do país, a qual sofreu com a devastação de sua cobertura vegetal original. Além da Mata Atlântica, os mares de morros são formados por áreas de restingas e mangues.
Fauna e Flora
Ainda que muitas espécies estejam em risco de extinção, os 7% que restam da cobertura original da Mata Atlântica abrigam algumas espécies vegetais e animais. Podemos citar como exemplo: bromélias, begônias, orquídeas, ipê, quaresmeira, pau-brasil, cipós, jacarandá, peroba, jambo, jequitibá-rosa, cedro, figueiras, dentre outras.
Já na fauna, destaca-se o mico-leão-dourado, bugio, tamanduá-bandeira, veado, gambá, cutia, tatu-canastra, mono-carvoeiro, arara-azul-pequena, lontra, quati, anta, onça-pintada, jaguatirica, capivara, dentre outros.
Relevo
Em grande parte, os mares de morros possuem um relevo acidentado abrangendo áreas de planalto, sendo que o mais importante é o Planalto Atlântico. Além disso, no trajeto surgem algumas planícies e depressões geográficas (por exemplo, o Vale do Paraíba).
Os topos arredondados formam os chamados relevos mamelonares, ou de meias-laranjas, dando ao relevo uma característica que leva ao nome "mares de morros".
Que tal saber mais sobre o Relevo Brasileiro?
Clima
As regiões dos mares de morros apresentam um clima quente e úmido e, dependendo da localidade, pode ser tropical típico, tropical de altitude ou tropical litorâneo.
O clima tropical típico é caracterizado pelo verão chuvoso e inverno seco, com predomínio de temperaturas elevadas. O tropical de altitude possui o mesmo padrão de chuvas, mas é mais frio devido à altitude. Já o tropical litorâneo é quente e muito chuvoso devido à proximidade com o oceano.
Entenda mais sobre os Climas do Brasil.
Solo
Na medida que os mares de morros são formações geológicas muito antigas, o solo que o compõe é muito profundo, com diversos tipos de sedimentos. Dos tipos de solo, destacam-se o arenoso e o argiloso (tal qual os solos massapê e salmourão).
Aprofunde os seus estudos sobre:
- Tipos de Solo
- Domínios morfoclimáticos
- Depressões Geográficas
- Exercícios sobre Domínios Morfoclimáticos (com gabarito)
- Pradarias: suas características, vegetação, clima e localização
MARQUES, Vinícius. Domínio dos Mares de Morros: o que são e onde estão localizados. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/mares-de-morros/. Acesso em: