Materialismo
O materialismo é uma corrente filosófica que busca explicar o ser e a sua existência a partir da matéria, desde a Antiguidade.
Principais características
Uma das principais características do materialismo é a sua busca pela explicação dos fenômenos da realidade a partir de condições estritamente concretas e materiais, donde se pode compreender de modo racional as fontes que geram as dinâmicas sociais, históricas, psicológicas, epistemológicas, etc.
Com efeito, o materialismo está em via oposta ao idealismo, o espiritualismo e a metafísica, posto que afirme a primazia da matéria sobre o espírito. Ademais, até mesmo o pensamento seria uma manifestação interior da matéria, permitindo a existência imaterial da consciência, contudo, correlacionada aos fatos e fenômenos de origem material.
Por fim, vale ressaltar que o materialismo se estende ao modo de vida no qual o gozo das coisas materiais é também uma filosofia de vida, caracterizada pelo grande apego aos bens materiais.
Contexto histórico
Presente nas culturas orientais da Antiguidade como egípcia, babilônica, indiana e chinesa, o materialismo se tornou comum no pensamento ocidental por volta do século VII a. C., com algumas escolas filosóficas, como a de Mileto, de onde saíram Tales de Mileto (624-547 a.C.), Anaximandro (610-546 a.C.) e Anaxímenes (585-525 a.C.).
Posteriormente, os pré-socráticos, como Demócrito de Abdera (460-370 a.C.), que promoveu a teoria atomista da estrutura da matéria, irão dar novo fôlego ao materialismo. Aristóteles (384-322 a.C.), também contribuiu ao afirmar que todas as coisas têm uma base material.
Não obstante, com a instituição da Idade Média, a religião e a dimensão espiritual da vida passaram a dominar todas as esferas da sociedade, até o advento do Renascimento (Século XV). Nesse ínterim, Francis Bacon (1561-1626), criticou duramente a filosofia idealista ao defender que a experiência é o fundamento de todo processo de conhecimento.
Materialismo e pensamento marxista
Por fim, tem especial destaque no materialismo o pensamento marxista de Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), donde o ser humano fundamenta toda sua estrutura econômica e social nas condições materiais de sua existência.
Materialismo Dialético
Pelo Materialismo Dialético, as mudanças surgem pelo embate entre as forças sociais, como um reflexo da matéria em sua relação dialética com as dimensões psicológica e social, as quais, por sua vez, constituem as forças produtivas e as relações de produção.
Materialismo histórico
No Materialismo Histórico, os processos históricos seriam uma manifestação do trabalho para satisfazer as necessidades materiais, o que determinaria os modos de produção da vida material, com impactos diretos na vida social, política e espiritual em cada período histórico.
Leia também:
Materialismo. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/materialismo/. Acesso em: