Metamorfose: entenda o que é, como funciona e exemplos nos animais
Metamorfose na biologia é o processo de mudanças na forma, estrutura corporal ou substância de um organismo vivo, especialmente insetos e anfíbios. Esses animais passam por diferentes estágios durante o seu ciclo de vida para completar o seu desenvolvimento.
Metamorfose é uma palavra grega que significa mudança (meta) da forma (morpho).
Metamorfose completa em invertebrados (holometábolos)
Os animais com metamorfose completa são chamados holometábolos: passam por várias fases até atingirem a forma adulta. Tanto a forma e estrutura do corpo como os hábitos de vida mudam bastante durante os estágios de desenvolvimento. Um exemplo muito conhecido é da borboleta.
Ao nascer (quando eclodem os ovos) tem a forma de lagarta (estágio de larva, muito ativas, sempre comendo folhas), depois fica encasulada e imóvel (estágio de pupa ou casulo ou crisálida) e enfim adquire asas e outras características da borboleta (estágio adulto), deixando o casulo.
Saiba mais sobre a Metamorfose da borboleta.
Metamorfose incompleta em invertebrados (hemimetábolos)
Os insetos com metamorfose incompleta são chamados hemimetábolos. Quando eclode o ovo nascem formas imaturas, aslarvas ou ninfas, que precisam completar seu desenvolvimento até se tornarem adultos, também chamado imago.
A fase de larva (ninfa) dos hemimetábolos não apresenta diferenças no hábito de vida em relação ao adulto, além disso não possuem pupa. Alguns exemplos são libélulas e mosquitos, cujas ninfas têm vida aquática e adquirem asas na forma adulta.
Metamorfose nos insetos e exemplos
O desenvolvimento dos insetos pode ser direto (ametábolos) ou indireto (metábolos). No desenvolvimento direto, quando eclode o ovo (insetos são ovíparos) nasce um jovem semelhante ao adulto, ou seja, não há metamorfose. Nos animais com desenvolvimento indireto ocorre a metamorfose para chegar à fase adulta, que pode ser completa ou incompleta.
Como ocorre a metamorfose de animais Holometábolos
A joaninha, por exemplo, passa por metamorfose completa como a borboleta. Portanto inicia no ovo que ao eclodir libera larvas ativas. A seguir se tornam pupas imóveis e, por fim, as joaninhas adultas com asas.
Como ocorre a metamorfose em animais Hemimetábolos
O percevejo-de-cama, por exemplo, é um parasita bem pequeno que suga o sangue humano e deixa marcas na pele como um mosquito. Possui metamorfose incompleta como outros percevejos, de modo que a ninfa se desenvolve e origina o adulto.
Leia também:
Metamorfose nos anfíbios (vertebrado)
Os anfíbios têm metamorfose completa. Os ovos eclodem na água e nascem os girinos, formas larvais aquáticas que possuem cauda e brânquias. À medida que o girino cresce, as brânquias desaparecem e surgem as pernas.
Apesar de realizarem metamorfose completa, esses animais não são chamados de holometábolos. Essa definição se aplica apenas aos artrópodes. Diz-se, então, que os Anuros (sapos, pererecas e rãs) realizam metamorfose completa.
Nos anuros como as rãs primeiro são formadas as pernas posteriores e depois as anteriores, em sequência a cauda encolhe. A cauda ainda aparece no sapo jovem, mas some completamente no adulto, que já tem os pulmões completamente formados.
Observe a seguir imagens de fases da metamorfose de uma espécie de rã europeia (Rana temporaria).
CASTILHO, Rubens. Metamorfose: entenda o que é, como funciona e exemplos nos animais. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/metamorfose-dos-animais/. Acesso em: