Movimento Pau-brasil (1924-1925): resumo e características

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

O Movimento Pau-brasil foi um dos movimentos modernistas que teve lugar na Primeira Fase do Modernismo no Brasil, conhecida como a “fase heroica”. Essa fase apresentou diferentes formas de abordagem patriótica.

Esse movimento teve início em 1924 com a publicação do Manifesto da Poesia Pau-Brasil, escrito por Oswald de Andrade.

O manifesto, que consiste numa declaração cujo autor transmite a importância de o Brasil fazer uma literatura própria, foi publicado no jornal Correio da Manhã, no Rio de Janeiro, em 18 de março de 1924.

O Manifesto da Poesia Pau-Brasil começa com o seguinte trecho:

A poesia existe nos fatos. Os casebres de açafrão e de ocre nos verdes da Favela, sob o azul cabralino, são fatos estéticos.

O Carnaval no Rio é o acontecimento religioso da raça. Pau Brasil. Wagner submerge ante os cordões de Botafogo.

Bárbaro e nosso. A formação étnica rica. Riqueza vegetal. O minério. A cozinha. O vatapá, o ouro e a dança.

Em 1925, é publicado Pau-brasil, um livro de poemas da autoria de Oswald de Andrade (1890-1954) e ilustração da sua esposa, a artista plástica Tarsila do Amaral (1886-1973).

Outros movimentos modernistas foram o Verde-amarelismo, ou Escola da Anta, e o Movimento Antropofágico.

Capa do livro Pau-Brasil, de Oswald de Andrade
Capa do livro Pau-Brasil, de Oswald de Andrade

Resumo do Movimento Pau-brasil

Influenciado pelas vanguardas europeias, decorria a Semana de Arte Moderna, em 1922, e com ela várias formas de expressão artística inovadoras vieram à tona.

Na sua sequência, Oswald de Andrade publica o Manifesto da Poesia Pau-Brasil, que viria a ser criticado pelo grupo que veio a seguir, o Movimento Verde-Amarelo, de 1926.

O Movimento do Pau-brasil foi um movimento nativista, que defendia a poesia brasileira de exportação. Tal como o pau-brasil foi o primeiro produto brasileiro a ser exportado, Oswald de Andrade desejava que a poesia brasileira se tornasse um produto cultural de exportação. A escolha do nome do movimento decorre desse fato.

Oswald de Andrade ficou conhecido pela figura de irreverência e de crítica ao academicimo e à burguesia. Assim, defendia, ao mesmo tempo que criticava, o nacionalismo à sua maneira.

Oswald foi alvo de julgamento pelo Movimento Verde-Amarelo. Esse movimento era formado por Menotti del Picchia (1892-1988), Plínio Salgado (1895-1988), Guilherme de Almeida (1890-1969) e Cassiano Ricardo (1895-1974).

O patriotismo defendido pelo Verde-amarelismo contrapunha o do Pau-brasil, dado que é especialmente ufanista, bem como racista.

A seguir, Oswald de Andrade revida o Movimento da Verde-amarelismo, dando origem a um novo movimento - o Movimento Antropofágico, em 1928.

Por esse motivo, o primeiro movimento modernista - o Movimento Pau-brasil - pode ser considerado a raiz deste último, além de ser um legado para a arte moderna.

Principais características do Movimento Pau-brasil

O Manifesto da Poesia Pau-Brasil é um dos textos mais importantes de Oswald de Andrade, escritor que se destacou na literatura modernista brasileira.

O primitivismo é a principal característica desse movimento, em que o patriotismo enveredou por caminhos de valorização do passado histórico brasileiro desprovido dos apelos ufanistas do Movimento Verde-Amarelo.

Além do resgate do primitivismo, são características do Movimento do Pau-Brasil:

  • revisão crítica do passado histórico
  • abandono do academicismo
  • valorização da identidade nacional
  • originalidade
  • linguagem coloquial e humorada

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Referências Bibliográficas

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 38. ed. São Paulo: Cultrix, 1994.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).