Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
O Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) é um movimento em linha reta onde a velocidade varia de forma constante ao longo do tempo. Em outras palavras, o MRUV ocorre quando há uma aceleração constante, fazendo a velocidade do objeto aumentar ou diminuir de maneira uniforme.
A trajetória reta desse movimento pode ocorrer na horizontal ou na vertical. Exemplo disso é um carro percorrendo um trecho retilíneo em uma estrada ou um foguete sendo lançado ao espaço.
O MRUV possui como principais características:
- A trajetória é uma linha reta;
- Possui aceleração constante;
- A velocidade varia uniformemente;
- O movimento pode ser acelerado (aumento de velocidade) ou retardado (diminuição de velocidade).
O conceito de aceleração
A aceleração (a) é a taxa de variação da velocidade em relação ao tempo. Em MRUV, a aceleração é constante, o que significa que a velocidade muda sempre na mesma quantidade a cada intervalo igual de tempo.
Fórmula da aceleração
A aceleração é calculada pela divisão entre a variação da velocidade e do tempo.
Onde:
- a é a aceleração (m/s²);
- é a variação da velocidade (m/s);
- é a variação do tempo (s).
No Sistema Internacional de Unidades, a aceleração é medida em m/s².
Exemplo de cálculo da aceleração:
Um objeto em movimento retilíneo a 3 m/s acelera para 9 m/s em 2 segundos. Determine sua aceleração.
Resolução:
Outras grandezas importantes no estudo do movimento em MRUV são a velocidade e a posição em que um objeto se encontra em determinado instante.
Equações no MRUV
Para estudar o movimento de um objeto que se move em Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, utilizamos três equações: uma para velocidade e uma para a posição conforme o tempo, e outra que nos permite determinar a velocidade em função de sua posição.
Fórmula da velocidade
Também conhecida como equação ou função horária da velocidade. Ela nos permite determinar o valor da velocidade no instante t, conhecendo a aceleração e a velocidade inicial.
Onde:
- é a velocidade inicial;
- a é a aceleração;
- t é o tempo.
Exemplo de cálculo da velocidade no MRUV:
Partindo do repouso, um objeto acelera 3 m/s² durante 5 segundos. Determine sua velocidade neste instante.
Resolução:
Após 5 segundos, a velocidade do móvel é de 15 m/s.
Fórmula da posição
A fórmula da posição também é conhecida por equação ou, função horária da posição.
Podemos determinar a posição de um corpo que se move em MRUV a partir de informações iniciais, sendo: a posição inicial na trajetória, a velocidade inicial e a aceleração.
Exemplo de cálculo da posição no MRUV:
Um móvel parte do início da trajetória com velocidade inicial de 5 km/h e aceleração de 1 km/h². Após 5 h, qual sua posição?
Resolução:
Equação de Torricelli
A equação de Torricelli nos permite calcular a velocidade de um móvel conhecendo a distância percorrida, a aceleração e a velocidade inicial.
Exemplo de cálculo com a equação de Torricelli:
Determine a velocidade final de um móvel em MRUV com aceleração de 5 m/s², tendo iniciado o movimento a partir do repouso e percorrido 30 metros.
Resolução:
Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado
O Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado ocorre quando um corpo cuja velocidade aumenta sempre na mesma proporção ao longo do tempo.
Exemplo disso é ligar uma moto que está estacionada (velocidade inicial 0) e começar um percurso. A moto vai ganhando velocidade de forma constante, até atingir o limite que pretende (velocidade diferente e distante de zero).
Movimento Retilíneo Uniformemente Retardado
O Movimento Retilíneo Uniformemente Retardado ocorre quando um corpo em movimento reduz a sua velocidade de forma constante ao longo do tempo. Neste caso a aceleração terá sinal negativo.
Exemplo disso é uma moto que está em movimento (velocidade diferente e distante de zero) e que têm de desacelerar quando se depara com um grande congestionamento.
Seu motorista poderá reduzir a velocidade de forma constante até chegar a zero.
Leia também:
Exercícios sobre MRUV
Exercício 1
(UFPR) Em uma prova internacional de ciclismo, dois dos ciclista, um francês e, separado por uma distância de 15 m à sua frente, um inglês, se movimentam com velocidades iguais e constantes de módulo 22 m/s.
Considere agora que o representante brasileiro na prova, ao ultrapassar o ciclista francês, possui uma velocidade constante de módulo 24 m/s e inicia uma aceleração constante de módulo 0,4 m/s2, com o objetivo de ultrapassar o ciclista inglês e ganhar a prova. No instante em que ele ultrapassa o ciclista francês, faltam ainda 200 m para a linha de chegada.
Com base nesses dados e admitindo que o ciclista inglês, ao ser ultrapassado pelo brasileiro, mantenha constantes as características do seu movimento, assinale a alternativa correta para o tempo gasto pelo ciclista brasileiro para ultrapassar o ciclista inglês e ganhar a corrida.
a) 1 s
b) 2 s
c) 3 s
d) 4 s
e) 5 s
Veja também pode se interessar por: Cinemática e Exercícios de Cinemática
Exercício 2
(IFBA) O Beach park, localizado em Fortaleza – CE, é o maior parque aquático da América Latina situado na beira do mar. Uma das suas principais atrações é um toboágua chamado “Insano”. Descendo esse toboágua, uma pessoa atinge sua parte mais baixa com velocidade módulo 28 m/s. Considerando-se a aceleração da gravidade com módulo g= 10 m/s2 e desprezando-se os atritos, estima-se que a altura do toboágua, em metros, é de:
a) 28
b) 274,4
c) 40
d) 2,86
e) 32
Você também pode se interessar por:
- Fórmulas de Cinemática
- Movimento Uniformemente Variado - Exercícios
- Movimento Uniforme - Exercícios
- Equação de Torricelli
- Movimento Progressivo e Movimento Retrógrado
GOUVEIA, Rosimar. Movimento Retilíneo Uniformemente Variado. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/movimento-retilineo-uniformemente-variado/. Acesso em: