Natação

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Professor de Educação Física

A natação é uma atividade física baseada na capacidade humana de se locomover na água (nadar).

Como esporte, a natação aparece em competições desde meados do século XIX e esteve presente na primeira Olimpíada da era moderna em 1896, experimentando uma significativa evolução ao longo do tempo.

A natação é um dos esportes mais praticados em todo o mundo, não apenas melhorando o condicionamento físico, mas também oferecendo diversos benefícios para a saúde. Por essas razões, a natação é indicada para pessoas de todas as idades, desde bebês até idosos.

História da natação

A natação é praticada desde muitos anos antes de Cristo, isso é revelado por pinturas rupestres e relatos que remontam uma antiga relação dos humanos com a atividade.

A capacidade de nadar possibilitou avanços significativos em questões relacionadas à sobrevivência e ao desenvolvimento humano. Também, possibilitou superar obstáculos naturais como rios e lagos, para obter alimentos (pesca), e evitar afogamentos em situações de perigo, como quedas em rios, por exemplo).

Na Grécia antiga, a natação assumiu uma relação com a saúde e educação. Já no Império Romano, a natação fazia parte do sistema de treinamento e condicionamento físico dos soldados.

Durante a Idade Média, as atividades relacionadas ao corpo foram criticadas pela Igreja, e a natação perdeu força. Foi somente no período do Renascimento, entre os séculos XIV e XVI, que a natação volta a ser estimulada e prática.

Em 1538, o autor alemão Nicholas Wymman escreve o primeiro livro sobre o tema, intitulado O nadador ou a arte de nadar, um diálogo festivo e divertido de ler.

As primeiras competições organizadas de natação aconteceram em Londres, em 1837. Em 1874, é redigido o primeiro livro de regras da natação.

Em 1896, nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas, a natação é uma das nove modalidades disputadas. O primeiro campeão olímpico de natação foi o húngaro Alfréd Hajós, nos 100m livres.

Estilos de nado na natação

Desde então, a natação evoluiu e surgiram os estilos de nado:

  • Crawl – Com o corpo virado de frente para o fundo da piscina, os nadadores devem alternar braçadas e movimentos de perna.
  • Costas - Movimentos de braços e pernas alternado como no crawl, mas com o corpo virado de costas para fundo da piscina;
  • Peito – É o estilo mais lento dos quatro. Inicialmente, o nadador começa de barriga para baixo, com a cabeça embaixo da água e os braços e pernas estendidos. À medida que o nadador abre os braços, horizontalmente, e empurra-os para trás, as pernas devem ser recolhidas para perto do tronco. Nessa hora, é indicado levantar a cabeça para fora da água para respirar. Depois, com a cabeça embaixo da água, o nadador estende os braços para frente, e, ao mesmo tempo, empurra as pernas para trás, impulsionando o corpo para frente e estendendo-as completamente. Após completar esse ciclo, o atleta repete-o continuamente.
  • Borboleta – Envolve um movimento contínuo e rítmico das pernas, semelhantes ao nado crawl. Os braços devem realizar um movimento circular simultâneo para a frente, saindo da água. Nesse momento, o nadador coloca a cabeça fora da água para respirar. Em seguida, os baraços voltam para à água com as mãos em forma de concha, gerando impulso para empurrar o corpo para a frente.
Nadador sob a água
Pixabay, nenhuma atribuição necessária

Também, surgiram novas modalidades esportivas fundamentadas na natação:

  • Polo aquático;
  • Nado sincronizado;
  • Saltos ornamentais;
  • Mergulho.
Nado Sincronizado
Rafael Brais/brasil2016.gov.br, titular dos direitos de autor desta imagem

Os benefícios para a saúde trazidos pela natação

A natação é reconhecida por especialistas em saúde como uma das atividades mais completas e benéficas para a saúde.

A natação trabalha diversos músculos do torso e dos membros superiores e inferiores. Além disso, devido às propriedades físicas da água na piscina, o peso do corpo fica reduzido, o que minimiza o impacto nas articulações em comparação com outras atividades, e, consequentemente, reduz consideravelmente o risco de lesões.

A natação é um exercício muito indicado para pessoas com problemas relacionados ao sistema cardiorrespiratório. Como os praticantes não conseguem respirar debaixo da água, eles devem aprender a controlar a respiração. Consequentemente, a natação ajuda a melhorar a capacidade pulmonar, regular os batimentos cardíacos e a pressão arterial dos praticantes.

A natação também é uma opção recomendada para pessoas que desejam perder peso. Dependendo da intensidade e do esforço da atividade, é possível queimar mais de 700 calorias em uma hora de natação.

Leia também:

Referências Bibliográficas

COSTA, Paula H. Lobo. Natação e Atividades Aquáticas. São Paulo: Manole, 2009.

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.