Neoconcretismo

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual

O Neoconcretismo ou Movimento Neoconcreto foi uma corrente artística que surgiu no final da década de 50 no Rio de Janeiro, em oposição ao Movimento Concretista, de São Paulo. Se manifestou tanto nas artes plásticas quanto na literatura.

Influenciado pelas ideias do filósofo francês Merleau-Ponty (1908-1961), o movimento foi considerado o “divisor de águas” na história das artes visuais no Brasil. Seus precursores foram o poeta maranhense Ferreira Gullar e a artista plástica mineira Lygia Clark.

O Movimento Neoconcreto surgiu com o Grupo Frente, no Rio de Janeiro. Era a favor do subjetivismo da arte e da criação artística, criticando o racionalismo, objetividade e o dogmatismo geométrico dos concretistas paulistas do Grupo Ruptura.

Essa contradição de ideias impulsionou os artistas neoconcretos, que propunham uma arte mais libertária contra o cientificismo técnico, o racionalismo da “arte pela arte” defendido por concretistas ortodoxos de São Paulo.

Em resumo, os concretistas paulistas valorizavam a forma em detrimento do conteúdo. Já os neoconcretos davam mais importância ao conteúdo.

Para saber mais: Concretismo

Obra Bichos, de Lygia Clark
Obra Bichos (1960), de Lygia Clark

Manifesto Neoconcreto

A “I Exposição de Arte Neoconcreta” ocorreu no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), em 1959.

Na ocasião, o manifesto neoconcreto foi lido e publicado no Suplemento Dominical do Jornal do Brasil, dia 23 de março de 1959.

No documento, os artistas do grupo neoconcreto (Ferreira Gullar, Lygia Clark, Lygia Pape, Amílcar de Castro, Reynaldo Jardim, Theon Spanudis e Franz Weissmann) criticavam a arte concreta e propunham uma nova maneira de criar e sentir a arte:

O neoconcreto, nascido de uma necessidade de exprimir a complexa realidade do homem moderno dentro da linguagem estrutural da nova plástica, nega a validez das atitudes cientificistas e positivistas em arte e repõe o problema da expressão, incorporando as novas dimensões “verbais” criadas pela arte não-figurativa construtiva. (...)

Não concebemos a obra de arte nem como “máquina” nem como “objeto”, mas como um quase-corpus, isto é, um ser cuja realidade não se esgota nas relações exteriores de seus elementos; um ser que, decomponível em partes pela análise, só se dá plenamente à abordagem direta, fenomenológica.

Principais características do neoconcretismo

As principais características do movimento neoconcreto são:

  • Oposição ao concretismo, materialismo, cientificismo e positivismo
  • Maior subjetividade e expressividade artística
  • Liberdade de experimentações e criações artísticas
  • Interação do público com a obra
  • Abstracionismo e uso de cores e formas geométricas
  • Transcendência da arte
  • Existencialismo e Humanismo

Principais artistas do movimento neoconcreto

Os principais representantes do Neoconcretismo foram:

  • Ferreira Gullar (1930-2016): poeta e crítico de arte maranhense
  • Lygia Clark (1920-1988): pintora e escultora mineira
  • Lygia Pape (1927-2004): artista carioca
  • Hélio Oiticica (1937-1980): artista carioca
  • Reynaldo Jardim (1926-2011): jornalista e poeta paulista
  • Theon Spanudis (1915-1986): poeta e crítico de arte turco
  • Amílcar de Castro (1920-2002): escultor, artista plástico e designer mineiro
  • Willys de Castro (1926-1988): artista mineiro
  • Hércules Barsotti (1914-2010): artista paulista
  • Franz Weissmann (1911-2005): escultor austríaco

Poesia neoconcreta

Para exemplificar, segue abaixo em exemplo de poesia neoconcreta do escritor Ferreira Gullar:

Mar Azul

mar azul
mar azul marco azul
mar azul marco azul barco azul
mar azul marco azul barco azul arco azul
mar azul marco azul barco azul arco azul ar azul

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.