Níveis Tróficos
Os “níveis tróficos” ou “níveis alimentares” representam a hierarquia dos graus alimentares.
Eles indicam a ordem em que a energia flui numa determinada cadeia alimentar (ou cadeia trófica), por meio de processos que comportam o transporte de energia e matéria no ecossistema.
Cada nível trófico representa também um mesmo conjunto de seres (animais e vegetais), uma vez que possuem os mesmos hábitos alimentares.
Principais características
A principal característica dos níveis tróficos é sua capacidade de transferência de energia e de matéria orgânica numa determinada cadeia alimentar.
Este processo sempre tem início nos seres autotróficos (fonte primária e exclusiva de energia num ecossistema) e segue para os níveis tróficos superiores.
Parte da energia produzida é consumida em cada nível trófico (até 90% da energia produzida), e quanto maior a proximidade entre os consumidores e o organismo que inicia a cadeia alimentar, maior a disponibilidade de energia.
Vale lembrar que alguns animais onívoros podem participar de mais do que um nível trófico ao mesmo tempo, como é o caso do ser humano.
As estruturas tróficas são medidas pela sua biomassa existente em cada unidade de área e podem ser representadas graficamente pelas pirâmides ecológicas.
O primeiro nível simboliza os produtores (base), seguidos pelos consumidoresem cada nível subsequente, até chegar ao consumidor final (ápice).
Tipos de Níveis Tróficos
O primeiro nível trófico é formado obrigatoriamente pelos seres autotróficos, os quais são capazes de produzir o seu próprio alimento ao sintetizar matéria orgânica ao fixar a energia luminosa sob forma de energia química.
Estes seres são as plantas verdes, as cianofíceas (algas-azuis-verdes) e algumas bactérias.
Os níveis subsequentes são formados pelos organismos heterotróficos ou heterótrofos, os quais são incapazes de produzirem o seu próprio alimento. Por esse motivo, eles obtêm a energia vital por meio da ingestão de matéria orgânica.
Eles são todos os animais e fungos, herbívoros, carnívoros ou decompositores.
No último nível trófico, temos os decompositores (fungos e bactérias). Eles são organismos que se alimentam de matéria morta e excrementos, convertendo-as em substâncias minerais, para que seja reutilizada pelos seres autotróficos, fechando assim o ciclo.
Portanto, os níveis tróficos iniciam-se com os produtores, seguindo para os consumidores de primeira ordem ou primários (herbívoros) que se alimentam dos produtores.
Estes herbívoros serão consumidos pelos animais da segunda ordem ou secundários, que serão o alimento dos consumidores de terceira ordem ou terciários (todos estes carnívoros), assim sucessivamente, até chegarem ao decompositores.
Para saber mais:
Níveis Tróficos. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/niveis-troficos/. Acesso em: