Numeral

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Numeral é a classe de palavra variável que indica um número exato ou a posição que tal coisa ocupa numa série.

Os numerais podem ser: cardinais (um dois, três), ordinais (primeiro, segundo, terceiro), fracionários (meio, terço, quarto) e multiplicativos (dobro, triplo, quádruplo).

Cardinais

Os numerais cardinais são as formas básicas dos números (um, dois, três…) que indicam quantidades. Alguns deles variam em gênero (um/uma, dois/duas, trezentos/trezentas, etc.).

Além disso, alguns números cardinais variam em número, como é o caso: milhão/milhões, bilhão/bilhões, trilhão/trilhões, e assim por diante.

A palavra ambos (as) pode ser considerada numeral, uma vez que indica “os dois” ou “as duas”. Por exemplo: Joana e Beatriz adoram andar. Ambas gostam de caminhar ouvindo música.

Exemplos de numeral cardinal: um, dois, doze, vinte, cem, mil.

Ordinais

Os numerais ordinais indicam ordem de uma sequência, ou seja, representam a ordem de sucessão e uma série, seja de seres, coisas ou objetos (primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto…).

São palavras que variam em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural). Por exemplo: primeiro/primeira, primeiros/primeiras, terceiro/terceira, terceiros/terceiras, etc.

Importante destacar que alguns numerais ordinais possuem o valor de adjetivo. Por exemplo: Compre carne de primeira, por favor.

Exemplos de numeral ordinal: primeiro, segundo, décimo, vigésimo primeiro, centésimo, milésimo.

Fracionários

Os numerais fracionários indicam a diminuição das proporções numéricas, ou seja, representam uma parte de um todo. Por exemplo, ¼ (lê-se um quarto), ½ (lê-se meio ou metade), ¾ (lê-se três quartos).

Eles flexionam-se em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural): um quarto de queijo, duas quartas partes de queijo.

Exemplos de numeral fracionário: meio ou metade, quarto, quinto, undécimo, treze avos, vinte e um avos,

Multiplicativos

Os numerais multiplicativos relacionam um conjunto de seres, objetos ou coisas, dando-lhes uma característica que determina o aumento através de múltiplos. Por exemplo, dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, etc.

Os multiplicativos são invariáveis, mas quando têm função de adjetivo, flexionam-se em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural). Por exemplo: dose dupla de elogios, duplos sentidos.

Exemplos de numeral multiplicativo: duplo ou dobro, triplo, décuplo, undécuplo, treze vezes, cêntuplo.

Numerais coletivos

Existem substantivos que indicam quantidades exatas, como dúzia (12 unidades) ou dezena (10 unidades). Esses substantivos também podem ser chamados de numerais coletivos.

Os numerais coletivos sofrem a flexão de número (singular e plural): dúzia/dúzias, dezena/dezenas, centena/centenas.

Quadro dos numerais

Quadro dos numerais cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários

Emprego dos numerais

Indicação de dias do mês: quando indica dias do mês, utilizam-se os numerais cardinais, exceto na indicação do primeiro dia, feita pelo ordinal. Por exemplo: vinte e três de janeiro, primeiro de outubro.

Indicação de leis e decretos: quando indica leis e decretos, o numeral ordinal é utilizado até o nono, depois utilizam-se os cardinais. Por exemplo: Artigo 9° (artigo nono), Artigo 10 (Artigo 10).

Indicação de séculos, capítulos, reis e papas: depois do substantivo utiliza-se o numeral ordinal até o décimo, e a partir do décimo utiliza-se o numeral cardinal. Por exemplo: Século III (terceiro), Capítulo XI (onze), Luís XV (quinze), João Paulo II (segundo).

Para praticar:

Leia também:

Está estudando para o ENEM?
Este é o conteúdo 5 de 11 para dominar Classe de palavras.

Referências Bibliográficas

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

NETO, Pasquale Cipro; INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. 3. ed. São Paulo: Scipione, 2009.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).