O que é Embriologia?
A embriologia é uma área da biologia que estuda o desenvolvimento embrionário dos organismos vivos. Ou seja, o processo de formação do embrião a partir de uma única célula, o zigoto, que originará um novo ser vivo.
O que a Embriologia Estuda?
A Embriologia estuda todas as fases do desenvolvimento embrionário, desde a fecundação, formação do zigoto até a formação completa do organismo. Além das fases que precedem a gestação.
A embriologia situa-se na biologia do desenvolvimento e se relaciona com a citologia, a histologia, genética, zoologia e outras áreas.
Algumas das especialidades da Embriologia são:
- Embriologia Humana: área que se dedica ao conhecimento sobre o desenvolvimento de embriões humanos, estudando as malformações e doenças congênitas. A embriologia clínica ou médica aos estudos sobre embriões em processos de reprodução assistida;
-
Embriologia Comparada: é a área que se dedica a estudar o desenvolvimento embrionário de diversas espécies animais, comparativamente. É importante para os estudos evolutivos;
- Embriologia Vegetal: estuda os estágios de formação e desenvolvimento das plantas.
Embriologia Humana
Tomando como exemplo o desenvolvimento embrionário humano, as fases do desenvolvimento do novo indivíduo são:
Gametogênese
Na gametogênese são formados os gametas a partir de células especializadas, as células germinativas, que passam por mitoses e se multiplicam. Depois elas crescem e passam pela primeira divisão meiótica, formando células-filhas com a metade dos cromossomos da célula-mãe.
Nos gametas femininos a meiose é interrompida antes de se completar, originando um ovócito secundário e um corpo polar primário bem menor.
Saiba mais: Gametogênese
Fecundação
Após o ato sexual, os espermatozoides presentes no sêmen são atraídos quimicamente para o ovócito. Eles percorrem o canal vaginal, as tubas uterinas até chegarem no local em que o óvulo se encontra, após ser liberado pelo ovário.
Ao encontrar o ovócito, àquele espermatozoide mais compatível quimicamente adentra a célula feminina e ocorre a cariogamia. A cariogamia é a fusão dos núcleos dos gametas masculino e feminino, ou seja, o espermatozoide e o óvulo.
Desenvolvimento Embrionário Humano
Basicamente em todos os animais o desenvolvimento do embrião abrange três fases principais: a segmentação, a gastrulação e a organogênese.
Segmentação
Formado o zigoto, ele passa sucessivas mitoses (clivagem), o que faz com que o número de células aumente. Ao atingir o estágio denominado blastocisto, o embrião se fixa à parede do útero.
Gastrulação
Nessa fase o número de células e o volume embrionário aumentam significativamente, além de ocorrer a formação dos folhetos embrionários.
Os folhetos embrionários dão origem a todos os órgãos e são conhecidos por: endoderma, mesoderma e ectoderma, de dentro para fora.
Saiba mais: folhetos germinativos.
Organogênese
Na organogênese começam a ser formados os órgãos. Os primeiros são os órgãos do sistema nervoso originados do ectoderma, a camada mais externa. Isso ocorre por volta da terceira semana de gestação.
Leia também o Desenvolvimento embrionário humano e os anexos Embrionários.
Referências Bibliográficas
UZUNIAN, A.; BIRNER, E. Biologia: volume único. 3a ed. São Paulo: Harbra, 2008.
O que é Embriologia?. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/o-que-e-embriologia/. Acesso em: