🚀 60% OFF para turbinar seus estudos! Assine agora

O que é esporte e qual a sua origem (Educação Física)

Mariama Barreto
Mariama Barreto
Professora de Educação Física

O esporte é uma atividade física competitiva em que as pessoas jogam uma contra a outra, para ver quem vai vencer o jogo ou a competição e assim ganhar medalhas ou troféus.

Mas, para que isso aconteça, as atividades são organizadas e regulamentadas por algumas entidades, como por exemplo, federações, confederações e comitês, que estabelecem as normas, os códigos e regras de cada esporte.

Para uma atividade ser classificada como esporte, ela precisa ter as seguintes características:

  • Objetivo: no esporte, a disputa é o elemento central e o principal objetivo é ganhar;
  • Regras: as regras são oficiais no mundo inteiro, ou seja, se um esporte for praticado no Brasil e no Japão, as regras serão as mesmas;
  • Jogadores: são atletas profissionais ou amadores;
  • Espaço/Local: as competições ocorrem em espaços oficiais para determinado esporte;
  • Premiação: sempre haverá uma premiação, podendo ser dinheiro, troféu, medalhas, entre outros;
  • Tempo de jogo: é determinado pelo regulamento de cada esporte;
  • Vestimentas: é obrigatório o uso de uniforme;
  • Árbitro: árbitros profissionais apitam os jogos.

Os esportes podem ser praticados de maneira individual ou coletiva, e, cada esporte possui uma estrutura e dinâmica específica.

Origem do esporte

O surgimento do esporte remete-se aos tempos antigos e determinar exatamente uma data para a sua origem é um desafio para os estudiosos da área. Existem relatos de que o esporte era uma atividade dos povos antigos, em que usavam as lutas, as corridas, os saltos, a natação e os arremessos para a sua própria sobrevivência.

Há alguns indícios sobre a origem do esporte, como por exemplo:

  • 4000 a.C: na China, aconteciam práticas de ginástica;
  • 1850 a.C: no Egito foi descoberto um mural em que havia figuras desenhadas em que as pessoas praticavam movimentos de lutas;
  • 1830 a.C e 1160 a.C: na Irlanda, havia provas de arremessos e salto em altura;
  • 1500 a.C: em Creta, praticava-se o pugilismo (esporte de combate);
  • 777 a.C: criação e disputa dos Jogos Olímpicos Gregos;
Uma pintura antiga, com várias representações de figuras humanas, que parecem estar em formas de luta ou de combate corpo a corpo.
Cena de luta, no Egito Antigo.

Estes são alguns exemplos citados, de vários outros existentes. Porém, foi a partir de 550 a.C que se deu início ao profissionalismo no esporte, em que, nas competições, o campeão ganhava uma premiação em dinheiro.

Por volta dos anos 1700 e 1800, com a criação de competições e o desenvolvimento de várias modalidades esportivas, o esporte passou a ser organizado e virou algo parecido com o conhecemos hoje.

Importante destacar que em 1896 ocorreu a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas, o que contribuiu para a popularização do esporte moderno no mundo inteiro.

Atualmente, o esporte faz parte da vida de muitas pessoas, apresentando diversas modalidades esportivas que são praticadas pelo mundo inteiro, com competições nacionais e internacionais e envolvendo milhões de espectadores e atletas.

Aprofunde os seus estudos sobre o assunto:

Tipos de esporte: invasão, marca, precisão, combate, rede e parede

Olimpíadas (Jogos Olímpicos): a história e todos os esportes da competição

O que é a Educação Física e o que estuda

Referências Bibliográficas

BRACHT, V. Esporte, história e cultura. In: PRONI, Marcelo Weishaupt; LUCENA, Ricardo Ferreira (Orgs.). Esporte: história e sociedade. Campinas: Autores Associados, 2002. p. 191-205.

BARBANTI, Valdir. O que é esporte? Ponto de Vista. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 11, n. 2, p. 55-61, 2006.

DUARTE, Orlando. História dos esportes. São Paulo: SENAC São Paulo, 2004.

GAMA-ROLLAND, C.A. Atividades físicas egípcias antigas: jogos, treinamento militar e a força real. R. Museu Arq. Etn., 29: 7-19, 2017.

MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de; GUTIERREZ, Gustavo Luis. Esporte: um fenômeno heterogêneo: estudo sobre o esporte e suas manifestações na sociedadecontemporânea. Movimento, v. 13, n. 3, p. 225-242, 2007.

MELO, Victor Andrade de; FORTES, Rafael. História do Esporte: Panorama e Perspectivas. Fronteiras, v. 12, n. 22, p. 11-35, jul./dez.2010.

Mariama Barreto
Mariama Barreto
Professora de Educação Física, mestra em Educação Física escolar (ProEF-UFSCar/2023). Atua como professora da rede pública desde 2018.