O que é Marginalização?
A Marginalização é um conceito da sociologia que está relacionado com a exclusão seja social, cultural, política, econômica.
Sendo assim, os indivíduos marginalizados, ou seja, os que sofrem o processo de marginalização, são chamados popularmente de “marginais”, “vadios” ou “indigentes”. Eles se encontram à margem da sociedade e não possuem os mesmo direitos e acessos a saúde, alimentação, moradia e educação que os outros.
O processo de marginalização ocorre por diversos fatores e intensificam as desigualdades sociais, no entanto, vale atentar que os indivíduos que compõem o conjunto dos marginalizados não escolhem tal posição e, na maioria das vezes, sofrem hostilidades, discriminações, preconceitos e violência que causam diversos problemas à sua vida.
Note que a marginalização ocorre em diversos âmbitos: social, cultural, político e econômico. Dessa forma, as pessoas marginalizadas são afastadas da sociedade e estão fora de diversos contextos sociais, culturais, políticos ou econômicos.
Vale citar alguns exemplos de pessoas marginalizadas: pobres, desempregados, homossexuais, travestis, imigrantes, negros, deficientes, idosos, dentre outros. As grandes cidades são os locais em que é mais notório os processos de marginalização e consequentemente das desigualdades.
Leia mais sobre o processo de marginalização no artigo: Exclusão Social.
Tipos de Marginalização
Há diversos tipos de marginalização, a saber:
- Marginalização Social: conceito associado à exclusão social e às condições sociais dos indivíduos, portanto, os que sofrem a marginalização social são excluídos da sociedade e considerados inferiores.
- Marginalização Cultural: conceito associado à exclusão cultural ao o afastamento da cultura em que está inserido. Portanto, aquele que sofre de marginalização cultural está alheio das crenças, costumes, tradições e heranças culturais. As minorias étnicas e culturais são alijadas da sociedade e, portanto, não conseguem exercer integralmente a cidadania.
- Marginalização Política: conceito associado à exclusão política, formada por indivíduos que não podem exercer os mesmo direitos e deveres de outros grupos políticos.
- Marginalização Econômica: conceito associado à exclusão econômica. Um exemplo de problemas relacionados com a marginalização econômica está a pobreza. Assim, os que possuem baixas condições econômicas são excluídos e, portanto, não possuem os mesmos direitos que os outros.
Marginalização Infantil
A Marginalização Infantil é um dos problemas sociais que vem sendo enfrentado por diversas sociedades, sobretudo as menos favorecidas.
Destarte, a maioria dessas crianças marginalizadas são abandonadas ainda na fase inicial, geralmente por possuírem pais toxicodependentes, ou ainda envolvidos com o alcoolismo e a prostituição.
Parece um disparate, no entanto, é muito comum ver crianças vivendo nas ruas do Brasil pedindo esmolas, se prostituindo ou usando drogas. Elas sofrem diversos preconceitos e crescem sem acesso aos estudos, alimentação e saúde.
Quanto a isso, vale lembrar que se não receberem apoio da sociedade com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para esse problema social, essas crianças marginalizadas serão transformadas em jovens e adultos marginalizados. Isso gera diversos problemas para a sociedade sobretudo pelo aumento da violência e das desigualdade social.
Leia:
- Os maiores exemplos de desigualdade social no Brasil
- Pobreza no Brasil
- Sociologia no Enem: o que estudar
O que é Marginalização?. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/o-que-e-marginalizacao/. Acesso em: