O que é Romance?
Romance é a forma literária pertencente ao gênero narrativo e que apresenta uma história completa composta por narrador, enredo, temporalidade, ambientação e personagens definidos de maneira clara.
O romance teve origem com as epopeias, textos que narravam fatos grandiosos de um herói ou de um povo. A obra clássica da literatura Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, é uma epopeia e é considerada a obra inaugural do romance moderno.
Características do romance
- narrativa longa
- narrativa composta por: narrador, enredo, temporalidade, ambientação e personagens
- história em torno de uma trama
- linguagem de acordo com a proposta do ambiente narrado
- história fictícia ou mesclando ficção e realidade
Tipos de romance
Romance histórico: o romance histórico destaca a vida e costumes em determinada época e lugar na história. Está entre os que mais utiliza a união entre ficção e realidade.
Romance romântico: o romance romântico é caracterizado pelo idealismo, heroísmo, amor a alguém ou à pátria. O amor romântico é bastante explorado e, em geral, o desfecho está no final feliz após a saga dos personagens principais. Além disso, o romance romântico explora a idealização do homem, herói e cavalheiro, e da mulher romântica, em geral, submissa a ele.
Romance realista: a principal característica do romance realista é a crítica social e às instituições, sejam elas políticas, religiosas ou familiares. Tem como marca o determinismo e a crueza dos personagens, sem maquiagem e sem idealismo.
Romance naturalista: ainda mais incisivo que o realista, o romance naturalista aponta os aspectos patológicos dos personagens e suas características irracionais, por vezes grotescas. É uma proposta de revolução às convenções sociais e explora personagens comuns à natureza humana.
Romance modernista: é um protesto, uma revolução, uma inquietação social. A forte crítica à sociedade e suas convenções é explorada ao extremo.
Romancistas brasileiros
Dentre os principais romancistas brasileiros, podemos citar Machado de Assis, Jorge Amado, Graciliano Ramos e José de Alencar, que foi o principal romancista do Romantismo.
José de Alencar consolidou o romance brasileiro e tinha como marca o regionalismo, patriotismo e o indianismo. É autor, de O Guarani, obra publicada em 1857. Escreveu, também, Iracema, A Viuvinha, Senhora e muitos outros.
Também são destaques do romance brasileiro os autores:
- Aluísio Azevedo
- Érico Veríssimo
- Euclides da Cunha
- Graciliano Ramos
- João Guimarães Rosa
- Jorge Amado
- Lima Barreto
- Machado de Assis
Leia também:
DIANA, Daniela. O que é Romance?. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/o-que-e-romance/. Acesso em: